Onde comer em Curitiba: guia com as melhores opções

Onde comer em Curitiba

A capital paranaense tem variadas opções de comidas para o turista. Há muitos restaurantes das mais variadas nacionalidades, contribuindo assim para enriquecer o conhecimento do seu paladar. Dessa forma, vamos lhe mostrar opções de restaurantes de cada nacionalidade culinária presente na cidade. Acompanhe atentamente este guia sobre onde comer em Curitiba para se planejar melhor para sua viagem.

Vamos ainda lhe mostrar quais são as melhores opções para comer à noite em Curitiba, bem como os melhores lugares de um modo geral.

Neste artigo, você vai conferir:

  • Onde comer à noite em Curitiba;
  • Melhores lugares para comer em Curitiba;
  • Onde comer em Curitiba: comida alemã;
  • Onde comer em Curitiba: comida árabe;
  • Onde comer em Curitiba: comida espanhola;
  • Onde comer em Curitiba: comida francesa;
  • Onde comer em Curitiba: comida italiana;
  • Onde comer em Curitiba: comida japonesa;
  • Onde comer em Curitiba: comida mexicana;
  • Onde comer em Curitiba: comida portuguesa;
  • Onde comer em Curitiba: comida brasileira;
  • Onde comer em Curitiba: comida paranaense.

Onde comer à noite em Curitiba

Primeiramente, os melhores restaurantes para comer à noite em Curitiba abrem por volta das 19h. Geralmente, esses restaurante têm uma vista agradável e ficam em ambiente aberto.

No Terraza 40, você encontra pratos da culinária italiana e uruguaia. Além disso, tem um variedade de vinhos, com uma vista panorâmica para a cidade, e fica na Rua Padre Anchieta, 1287, bairro Bigorrilho. É um local agradável para pedidos de casamentos, noivados, e até homenagens com direito a violino. Para fazer sua reserva ou agenda para homenagear alguém, acesse aqui.

O restaurante Ibérico, como o próprio nome sugere, tem uma culinária típica daquela região europeia. Ou seja, comida espanhola e portuguesa. Possui mesas ao ar livre e é preferível que sejam feitas reservas. Fica na Avenida Água Verde, 588, bairro Água Verde.

Mas, se você quiser experimentar vários sabores em pequenas quantidades para saber o que vai consumir, o restaurante Poco Tapas tem uma espécie de degustação das especialidades do chef. Fica na Avenida Vicente Machado, 2786, bairro Batel.

5 lugares para comer em Curitiba

No entanto, se você quer indicação dos melhores lugares sem distinção do horário ou nacionalidade, vamos mostrar alguns dos melhores lugares para comer em Curitiba, sem repetir os que já mencionamos acima.

O ambiente do Old West faz jus ao nome, em tradução livre, velho oeste dos Estados Unidos. Tem muitos pratos a base de carne bovina, serve ostras e também cervejas. Fica na Rua São Januário, 248, bairro Jardim Botânico.

O restaurante Nômade fica na Rua Gutemberg, 168, bairro Batel, dentro do Hotel Nomaa, e, por isso, tem um dos ambientes mais sofisticados de Curitiba. Busca mesclar vários tipos de ambientes em um único para proporcionar a melhor experiência ao usuário.

Do Lisboa, nem precisamos falar, não é? A comida do país é o carro-chefe. Fica na Alameda Princesa Izabel, 420, bairro Mercês.

No Cantinho da Bica, os assados são a atração principal, principalmente os churrascos bovinos e suínos. Localizado na Rua João Tschannerl, 1009, bairro Vista Alegre.

Por fim, fechando a lista, temos o francês La Varenne, que mistura à culinária da França um toque brasileiro e italiano, o que potencializa a qualidade dos pratos. Localizado na Avenida do Batel, 1868, bairro Batel.

Porém, agora nós vamos lhe mostrar alguns restaurantes como dicas de lugares para comer, conforme a origem.

Onde comer em Curitiba: comida alemã

Se buscar onde comer em Curitiba algo da culinária alemã, por conhecer e gostar ou simplesmente para experimentar, indicamos quatro lugares.

O Cantinho do Einsbein tem pratos próprios criados pelos chefes da casa e servidos no menu à la carte e no menu executivo. São servidos como pratos da casa marreco recheado, carne de onça, bisteca de porco (kassler), entre muitos outros. Fica na Av. dos Estados, 863, bairro Água Verde.

O Fritz, além de churrascaria, é também uma cervejaria curitibana que serve uma variedade de comidas alemãs. Serve escondidinho de Fritz, batata à moda alemã, linguiça alemã recheada com provolone, entre outros. Endereço: Rua Prof. Brandão, 135, Alto da Rua XV.

No Original Munich, alguns dos pratos servidos são Eisbein, Spätzle, Gulasch, Schnitzel e Würste em diversas versões, acompanhadas de batatas fritas. Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 920.

No Schwarzwald Bar do Alemão, os carros-chefes são joelho de porco e marreco, além da carne de onça. Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 63 – Largo da Ordem.

Em suma, a comida alemã é composta muito mais por carnes assadas. Mais indicada para quem ama churrascos.

Onde comer em Curitiba

Onde comer em Curitiba: comida árabe

Que tal experimentar algo diferente? Aliás, quando dizemos diferente, nos referimos a algo que é difícil de encontrar pelos quatro cantos do Brasil. Estamos falando sobre a comida árabe.

O Le Liban tem como itens principais do cardápio sanduíches, kibe cru, esfirra de carne aberta, bolinho de fava com grão de bico, folha de uva recheado com arroz e carne, queijo feito de coalhada e ricota envolto em zaatar, entre outros. Endereço: Rua Augusto Stresser, 1570 , Hugo Lange.

No Oriente Árabe, além de rodízio de comidas típicas, ainda há apresentações da dança do ventre, além de outras atrações do mundo árabe. O rodízio é composto por kibe cru, tabule, hommus, babaganuch, coalhada seca, salada, kibe frito, sfiha, falafel, pão árabe, kafta assada, cordeiro, michui de frango, michui de carne, charuto de repolho, charuto de parreira, abobrinha recheada, arroz com lentilhas, arroz com aletria, entre outros. Endereço: R. Kellers 95, bairro São Francisco.

O Velho Oriente apresenta o que há de melhor da culinária do Líbano e da Síria. Serve quibe cru, homus, labne, babaghanoug e tabule. Endereço: Avenida Água Verde, 1551, bairro Água Verde.

Em suma, algumas das comidas árabes já conhecíamos por aqui, como quibes e esfirras. Mas, ainda há muitas que precisam ser conhecidas pelos brasileiros.

Onde comer em Curitiba: comida espanhola

O único restaurante de culinária espanhola que encontramos onde comer em Curitiba foi o Pata Negra que é restaurante, mas que também funciona como café.

O local serve Paella Marinera (de frutos do mar: camarões, lula, mariscos e pescado) ou Paella Aragoneza, escalope de mignon bovino ao molho de mostarda ou de gorgonzola, paleta de cordeiro com talharin caseiro, peixe ao molho de alcaparras e champignon ou ao molho de camarão ou ao molho de maracujá, além de outros pratos com massas e queijos. Endereço: Rua Fernando Simas, 23, Bigorrilho.

Em resumo, comida espanhola é rara em Curitiba. Então, se você quiser experimentar ou é amante dessa culinária, pode ser que pague mais caro por causa da escassez.

Onde comer em Curitiba: comida francesa

Para saborear a comida francesa em Curitiba também há poucas opções, o que a torna mais escassa e ainda mais atrativa por isso. Vamos lhe dar duas dicas de restaurantes onde comer em Curitiba comida francesa.

Na L’Epicerie, servem camarões, peixes e carnes vermelhas. Saumon poêlé, pescada amarela, crevettes grillées, entrecôte sauce dijon, tournedos sauce poivre, tournedossauce roquefort, tournedos rossini, magret de canard sauce demi-glace, confit decanard, cassoulet, boeuf bourguignon, tajine de cordeiro, e outros compõem o cardápio. Faça o download do cardápio completo aqui. Endereço: Rua Fernando Simas, 340, bairro Bigorrilho.

Chalet Suisse combina a gastronomia francesa com a suíça e o resultado são delícias em dobro. Servem risoto ao funghi com medalhão de mignon, Risoto de aspargos frescos com medalhão de mignon gratinado com queijo Brie, Béarnaise, Poivre vert, Champignon à Provençal, Roquefort, Medalhões Chez Arthur, Marchand de Vin e muito mais. Se não entendeu nada e quer saber o que tudo isso significa então faça download do cardápio completo aqui. Endereço: Rua Francisco Dallalibera, 1428, bairro Santa Felicidade.

Por fim, a comida francesa tem quase todos os nomes “indecifráveis”, visto que é uma língua latina um pouco mais difícil de entender. Mas, se você der uma olhada nos cardápios verá que eles só servem delícias.

Onde comer em Curitiba

Onde comer em Curitiba: comida italiana

As comidas italianas dos restaurantes de Curitiba são a base de massa. Então, prepare-se para ganhar uns quilinhos após visitar esses estabelecimentos.

A Barolo Trattoria serve Cappelletti, Crema di Aspargi, Crema di Zucca (Helô Becker), Risotto al Funghi, Risotto al Frutti di Mare, camarão, lula, marisco e vôngoli, Risotto de Açafrão com Ossobuco, Risotto Baccalá (Helô Becker), entre outros. Endereço: Avenida Silva Jardim 2487, Batel.

Na Dom Parma Trattoria, os destaques deste restaurante são: Caçarola de frutos do Mar ao vinho, Camarões, lulas, polvo e pedaços de congrio refogados na manteiga com vinho branco e salsa. Endereço: Rua Comendador Araújo, 598, bairro Batel.

Na La Pasta Gialla, servem filet de frango alla parmegiana, peixe alla fiorentina, risoto com camarão picante, escalope ao limone, costeleta de cordeiro, entre outros pratos com carne. Endereço: Possui dois endereços, sendo um na Rua Fernando Simas, 47, Batel, e outro na R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Park Shopping Barigui.

Por fim, na Mangiare Felice, os destaques do cardápio são Filet à Oswaldo Aranha (Farofa, batatas portuguesas, arroz branco, filet mignon com azeite e alcaparras), Nhoque à Italiana (Nhoque de batatas, tomates frescos, manjericão, azeite de oliva, alho, salsinha e orégano. Endereço: possui vários endereços, mas o principal é na Rua Francisco Rocha, 560, Batel. Também possui um serviço de transporte para buscar grupos em hotéis.

Em síntese, a comida italiana tem uma espécie de mística. Isso, pois sempre encantou muita gente desde a infância. Não sei se por causa das novelas que retratavam os imigrantes ou por causa das músicas. Mas, a comida italiana é o item que mais aproxima Brasil e Itália, pois é uma das culinárias mais presentes em nosso dia a dia. Principalmente com as massas.

Onde comer em Curitiba: comida japonesa

Vai logo treinando comer com pauzinhos entre os dedos! Aqui vão três dicas de restaurantes japoneses para você apreciar em Curitiba.

A Kan Cozinha Japonesa serve sashimi de toro, nigiri de enguia, sashimi de maguro, uramaki califórnia, só para citar alguns dos destaques deste restaurante. Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 3121, Água Verde.

A Kyo tem temaki filadélfia ou salmão tradicional, uramaki filadélfia, hot filadélfia, yakissoba, e vários combinados. Para ver o cardápio completo, faça download aqui. Endereço: Shopping Palladium, R. Presidente Kennedy, 4121, Portão.

A Miyo serve Teppan Yaki, Temaki (sushi em formato de cone), Niguirizushi (pares de sushi), combinados  de sashimi e muitos outros pratos a base de peixe. Endereço: R. Dr. Raul Carneiro Filho 30, Água Verde.

Em síntese, repito o que disse na introdução deste item: prepare-se para comer com os pauzinhos entre os dedos. Com o tempo, a culinária japonesa foi ganhando o estômago do brasileiro. Se você nunca provou, pode ter algum preconceito com peixe cru, por exemplo. Mas, pode apostar que você vai gostar.

Onde comer em Curitiba: comida mexicana

Primeiramente, gostar de pimenta de vez em quando na comida é uma coisa. Mas, gostar de comida mexicana é gostar muito de pimenta! Prepara a água, o suco ou refrigerante e deixa ao lado antes de saborear as delícias desses restaurantes mexicanos em Curitiba.

No Mexicano Bras, o cardápio é composto por 16 ingredientes tradicionais da culinária mexicana, adaptados ao modo brasileiro de saborear. O destaque são Fajitas de filé de frango com Buffet semanal. Endereço: Rua Chile, 2135, Rebouças.

Taco El Pancho: este restaurante não apimenta tanto a comida, mas a quantidade fica por conta do cliente pedir mais e se garantir em comer. O diferencial é que oferece comidas e ambientes específicos para crianças. Endereço: Rua Bispo Dom José, 2295, Batel.

No Totopos, os pratos principais são burritos, fajitas, tortas, nachos, tacos, entre outros. Também oferece cardápio diferenciado para crianças.

Em se falando de comida mexicana, o picante faz muito bem para a saúde, mas tenha um pouco de cautela. O exagero é um problema, então, entre esses restaurantes, sugerimos que escolha o que deixa a pimenta ao seu gosto e que ofereça ambientes específicos para crianças. Aliás, espaço destinado a crianças é raro na maioria dos estabelecimentos.

Onde comer em Curitiba: comida portuguesa

Finalmente, “uma comida ‘purtuguesa’, com certeza” você vai encontrar nesses restaurantes de Curitiba que lhe indicaremos abaixo.

O Alma Lusa serve Mignon Grelhado, Mignon ao Molho Madeira, Mignon ao Molho Madeira com Champignon, Mignon Picante, Peito de Frango Grelhado, Bacalhau, salmão, linguado e camarão grelhados ou ao molho.

O Camponesa do Minho é um ambiente aconchegante que serve bacalhau, polvo, carnes, peixe e outras. Endereço: R. Padre Anchieta, 978, Mercês.

Cantina dos Açores: as especialidades da casa são bacalhau com dobradinha, alcatra e feijoada na cumbuca, mas existem outras variações de pratos. Endereço: Rua Euzébio da Motta, 306, Juvevê.

Lisboa Gastronomia: um dos mais famosos da cidade, serve muitos pratos a base de bacalhau, salmão, camarão e carne bovina. Endereço: Alameda Princesa Izabel, 420, Mercês.

Mercearia do Português: tem como pratos principais Bacalhau à Brás, Bacalhau à Gomes de Sá, Moqueca de Bacalhau, Bacalhau com Natas Gratinado, Bacalhau à moda Ferreira, Bacalhau Alagareiro, Bacalhau com batatas ao murro. Além disso, Bacalhau grelhado, Bacalhau do Douro, Bacalhau Amélia, Bacalhau com frutos do mar na cataplana, Prancha de Bacalhau com frutos do mar, Espaguete do Fundo do Mar, Macarrão Negro na Cataplana, Arroz de bacalhau à moda Braga, Paella Valenciana, Polvo grelhado com batatas ao murro, e Arroz de Mariscada na Cataplana.

Em síntese, muita comida a base de peixe e frutos do mar que foram introduzidas na culinária brasileira por conta da colonização e ajudaram a moldar a nossa cultura gastronômica.

Onde comer em Curitiba

Onde comer em Curitiba: comida brasileira

Posteriormente a todas essas dicas de culinária internacional, temos a tradicional cozinha brasileira. Mas, temos apenas uma dica.

O Mukeka Cozinha Brasileira tem como pratos principais baião de dois com ovo frito, costela assada, lombo de bacalhau, polvo grelhado, pirarucu grelhado, entre outros que você pode conferir aqui.  Fica na Rua Machado de Assis, Juvevê.

Onde comer em Curitiba: comida paranaense

Por fim, é lógico que não ia ficar de fora a culinária da terra. Entretanto, temos apenas uma indicação. O Armazém Romanus fica na Rua Vicente Machado, 1482, Betel, servindo peixes, frutos do mar. Dessa forma, os pratos principais são peixe ao potiron, filé de linguado recheado com creme de abóbora e pistache, camarão à romanus, entre outros.

Se você quiser ter um roteiro sobre o que fazer em Curitiba, acesse o nosso artigo sobre o assunto. Se puder contribuir, deixe nos comentários.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui