O que fazer em Santiago do Chile: dia 2

O primeiro passeio do dia foi a Feira Persa Bío Bío, uma das mais famosas feiras de Santiago. Depois seguimos para o centro e passamos por diversos pontos históricos da capital do Chile como o  Palácio de La Moneda, Paseo Ahumada, Plaça de las Armas, Catedral,  Mercado Central, Cerro Santa Lucia e Feira de Artesanato. Ao longo do dia fizemos a maior parte dos passeios a pé o que nos rendeu curtir muitos cenários do cotidiano e experimentar alguns novos sabores de Santiago do Chile.

O que fazer em Santiago: Feira Persa Bío Bío

Era um sábado então fomos até a estação de metrô Franklin para conhecer a Feira Persa Bío Bío, que só acontece aos sábados e domingos.

Quando procurávamos o que fazer em Santiago do Chile, encontramos diversas recomendações para ir até a feira, mas ninguém explicou direito como ela era. Não é um simples mercado de pulgas com objetos usados.

A feira Persa Bío Bío é gigante, com muitos (muitos mesmo!) galpões espalhados por alguns quarteirões. É muita bugiganga e coisa mistura.

Na feira, tanto nas calçadas como dentro dos galpões, você encontra artesanato, móveis, discos, objetos de decoração, quinquilharias e muitas outras coisas – na maioria das vezes usadas, algumas boas e outras bem caindo aos pedaços.

Os galpões são separados por temas (o mais interessante é o de Antiguidades) e como a Feira Persa é muito grande, com muitos pavilhões, você pode perder horas do seu dia por lá.

Além de andar bastante pelos pavilhões, o caminho até o metrô também não é perto. A Feira Persa Bío Bío fica entre as ruas Bío Bío e Placer, sentido Rua Santa Rosa. Saindo do metrô vire à direita e siga em frente. Você encontra algumas placas com informações e mapas pela rua.

O lugar não deixa de ser inusitado, mas só iríamos novamente se tivéssemos tempo sobrando. Por isso, recomendamos somente se você gostar de coisas antigas e usadas ou se estiver com tempo folgado. Do contrário, não é um lugar imperdível para o seu roteiro.

santiago-chile-feria-persa-biobio
Feira Persa Bío Bío – venda até nas ruas
Santiago-Chile-Feira-Biobio
Feira Persa Bío Bío – um dos muitos quiosques

O que fazer em Santiago: Palácio de La Moneda

A próxima parada foi o metrô La Moneda.

De lá seguimos a pé e o primeiro ponto turístico que passamos foi o Palácio de La Moneda onde fica a sede do governo. Visitamos só pelo lado de fora (as visitas internas tem que ser agendadas).

O prédio é lindo e na maioria das vezes você consegue ver os guardas do palácio que ficam vestidos com uniformes oficiais (tem um dia certo que acontece a troca da guarda, legal para ver também). Em frente ao palácio fica uma enorme bandeira do Chile.

santiago-chile-palacio-moneda-bandeira
Bandeira Nacional do Chile

O que fazer em Santiago: Paseo Ahumada

Continuamos nosso passeio seguindo a avenida até chegar ao Paseo Ahumada. Essa rua fechada para pedestres é uma das principais ruas do centro histórico. Sempre cheia de gente, também é cheia de comércios e lojas.

Paseo Ahumada
Paseo Ahumada

Plaza de las Armas, Catedral, Museo Histórico Nacional, Prédio dos Correios

A Plaza de las Armas é o marco zero de Santiago do Chile e não tem como não colocá-la no seu roteiro de viagem em Santiago. A praça é bem grande, com algumas árvores, jardins e bancos bem cuidados. É fácil também encontrar por ali alguns artistas de rua.

Em volta da Plaza de Las Armas ficam alguns outros pontos turísticos famosos como a Catedral, edifício dos Correios e Museu Histórico Nacional. Você também encontra ali um posto de Informações Turísticas.

[optinform]

Plaza de Las Armas
Plaza de Las Armas
Plaza de Las Armas com a Igreja Matriz
Plaza de Las Armas com a Igreja Matriz
Plaza de Las Armas - Informações Turísticas
Plaza de Las Armas – Informações Turísticas
Plaza de Las Armas - Quadros e outros artistas de rua
Plaza de Las Armas – Quadros e outros artistas de rua
Plaza de Las Armas - Museu Histórico Nacional
Plaza de Las Armas – Prédio dos Correios
Igreja Matriz
Plaza de Las Armas – Igreja Matriz

Está gostando do conteúdo? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

[optinform]

Onde comer em Santiago: Empanadas do El Rapido

Próximo dali, fomos andando até uma das mais famosas lanchonetes de Santiago, a El Rapido Empanadas.

O lugar é bem simples, com balcões e poucas cadeiras para sentar. O atendimento é bem rápido (olha o nome da lanchonete!) e as empanadas são fritas e muito saborosas. Fora as outras pessoas que estavam lotando o lugar, vimos duas excursões de turistas fazendo uma paradinha por lá.

El Rapido
El Rapido
Empanada do El Rapido - parece um pastel
Empanada do El Rapido – parece um pastel
Balcão do El Rapido
Balcão do El Rapido

O que fazer em Santiago: Mercado Central

Continuamos andando até avistar a fachada do prédio histórico do Mercado Central. O lugar não é muito grande.

Dentro do prédio encontramos muitas barracas principalmente de pescados. No centro do mercado ficam alguns restaurantes, um chafariz e muita gente comendo.

Dica: antes de continuar nosso roteiro, saindo do Mercado Central, você pode ir até o metrô Bellas Artes onde fica o Museu Nacional de Bellas Artes, um dos museus mais importantes de Santiago do Chile.

santiago-chile-mercado-central-peixes
Mercado Central – olha o peixe!
santiago-chile-mercado-central-fonte
Fonte no Mercado Central
santiago-chile-mercado-central-fachada
Entrada do Mercado Central
santiago-chile-mercado-central
Mercado Central – muita gente almoçando

Onde comer em Santiago: Emporio La Rosa 

Essa é uma sorveteria bem antiga e muito tradicional em Santiago do Chile. Além do sorvete artesanal, eles também vendem a famosa empanada assada, caldos, sucos e diversos outros pratos.Vale a pena dar uma paradinha por lá.

A unidade que fomos foi na rua Merced, 291, próximo ao Parque Florestal e Cerro Santa Lucia. Logo abaixo fica o início da rua Lastarria, nossa próxima parada.

santiago-chile-sorvete-emporio-la-rosa
Emporio La Rosa – sorvete muito bom
santiago-chile--empanada-la-rosa
Emporio La Rosa – Empanadas assadas
santiago-chile-emporio-la-rosa
Emporio La Rosa – mesas na calçada

Rua Lastarria

A famosa rua Lastarria tem um clima residencial e ao mesmo tempo boêmio com bares, restaurantes e cafés.

No sábado tivemos a sorte de passar pela feirinha de livros e antiguidades que acontece por ali.São algumas barraquinhas montadas na rua que vendem peças antigas. Não é tão grande então uma caminhada por ali é bem legal.

Passamos também em frente a Iglesia de Veracruz, um dos símbolos do bairro. Para nossa sorte estava acontecendo um casamento na hora que passamos e a igreja estava mais bonita ainda.

Na esquina da rua Lastarria com a Padre Luis de Valdivia paramos no bar Sur Patagónico que vende “Cervezas Artesanales”. Um bom lugar para dar uma parada enquanto aproveita o bairro de Lastarria.

Feira de livros e antiguidades - Lastarria
Feira de livros e antiguidades – Lastarria
Bar Sur Patagônico
Bar Sur Patagónico
Iglesia de Veracruz
Iglesia de Veracruz

Cerro Santa Lucia

Chegamos ao lindo e surpreendente Cerro Santa Lucia. Os elogios é porque o lugar é muito bonito mesmo e nos surpreendeu. São diversos jardins, chafarizes, esculturas e construções no estilo “castelinho”, umas diferentes das outras.

O Cerro Santa Lucia é muito agradável para passear e com certeza deve entrar na sua lista de o que fazer em Santiago do Chile. Porém, o único problema são as subidas.

Para chegar até o ponto mais alto do parque você tem que subir alguns lances bem cansativos de escadas. Mas a vista compensa!

O Cerro Santa Lucia tem muito verde e está encravado no centro de Santiago o que garante uma visão linda da cidade grande cheia de prédios e lá no horizonte, se der sorte do tempo estar bom, também verá a moldura da Cordilheira dos Andes.

Infelizmente o dia estava nublado então não vimos o cenário completo da Cordilheira.

Dica: Sempre que você ouvir a palavra Cerro em Santiago  prepare-se para encarar uma subida porque os Cerros são lugares altos.

Escadarias no Cerro Santa Lucia
Escadarias no Cerro Santa Lucia
Castelinho no Cerro Santa Lucia
Castelinho no Cerro Santa Lucia
Cerro Santa Lucia
Cerro Santa Lucia

Feira de Artesanato de Santa Lucia

Quase em frente ao Cerro Santa Lucia, na Av. Alameda, chegamos ao Centro Artesanal Santa Lucia. É uma galeria com diversos quiosques de lembrancinhas e outros objetivos, bem no estilo feira de artesanato.

Se você gosta de comprar coisas regionais e lembrancinhas de viagem, passe na feira que vai encontrar bastante coisa para comprar.

Despesas para duas pessoas

  • Metrô – 4 unidades  2.440 pesos
  • El Rapido Empanadas  –  2.500 pesos
  • Emporio La Rosa – 12.600 pesos
  • Bar Sur Patagónico – 8.000 pesos

 

Continue lendo…

Veja Também:

Tudo sobre o Chile: moeda, documentos, fuso horário, clima, língua oficial e outras dicas

O que fazer no Chile: pontos turísticos e cidades

Roteiro Chile – 21 dias de viagem do ILoveTrip

Lagos Andinos (Puerto Varas e Pucón) – Roteiro, Dicas e Atrações

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.
 
Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.
 

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui