O que fazer em Sobral, CE: Dicas de Lazer, Pontos Turísticos e Roteiro

A cidade de Sobral fica localizada na região Norte do Ceará.

É muito famosa por seus prédios arquitetônicos e por um turismo ecológico, além do seu desenvolvimento social e econômico em diversas áreas.

É um lugar perfeito para todos, família, aventureiros, mochileiros e curiosos de plantão, com certeza você irá se surpreender com o que a cidade pode oferecer. Por isso, saber o que fazer em Sobral não é uma tarefa fácil.

Possui aproximadamente 200 mil habitantes e se localiza a mais de 200 km de distância da capital Fortaleza, com um clima tipicamente tropical, quente e seco, chega a uma altitude de 850 metros em alguns picos bem elevados.

Vamos conhecer um pouco dessa cidade tão próspera e hospitaleira.

Sobral: História, Roteiro e Dicas de Lazer

História de Sobral

Sua história começa em 1700, época na qual Portugal ainda reinava no país, antes de se tornar cidade em 1841, foi vila e distrito. 

Teve os nomes de Vila Distinta e Real de Sobral e Januária de Acaraú, desde então a cidade entrou em um processo de crescimento já mais visto no Ceará, que continua em expansão até hoje.

O aniversário da cidade é comemorado no dia 5 de julho.

Quando ir e como se locomover pela cidade

Um final de semana é mais do que suficiente para conhecer Sobral.

 Os pontos turísticos da cidade são próximos, e você poderá usar o restante de dias para conhecer regiões mais arborizadas, conhecer o Rio Acaraú e a Serra da Meruoca, paisagem compartilhada com outra cidade vizinha.

Maio e Julho são os melhores meses para conhecer a cidade, pois nos meses seguintes o Estado fica muito seco e quente pincipalmente nas cidades interioranas, se formando um clima semiárido bem comum no Nordeste.

Em Janeiro se inicia o Dia de Reis que vai desde o início do mês até o final, caso você queria conhecer as manifestações culturais do local é o período ideal.

Como chegar em Sobral

Se caso você estiver indo de outro estado, você tem duas opções: o Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins ou o Aeroporto Regional de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa, que está em funcionamento desde 2016 para voos domésticos. 

Caso você opte pelo Aeroporto de Fortaleza que fica a 235 km de distância totalizando 4 horas de viagem de carro, você poderá comprar uma passagem de ônibus. 

Empresas como a Guanabara fazem viagens constantemente para a região e custam em torno de 30 a 40 reais a passagem individual.

Se preferir o Aeroporto de Jericoacoara, ele fica a 180 km de distância, somando 2 horas e 30 minutos de viagem de carro. 

Se também quiser ir de ônibus, tem empresas que fazem esse percurso e custa em média 45 reais.

O que fazer em Sobral

A seguir os principais pontos turísticos da cidade, paisagens naturais e manifestações culturais.

Pontos Turísticos de Sobral

Museu Dom José

Entre 1940 a 1960 foi o Palácio Episcopal de Dom José, possui um acervo de mais 30 mil peças e uma coleção com mais de 20 mil moedas.

Nesse museu você encontrará coleções de porcelana, armaria, cristal, iconografia, mobiliário, etc.

Igreja da Sé

A primeira construção foi em 1700, depois em 1777 foi demolida por sua infraestrutura irregular.

 Em 1778, uma nova igreja foi construída, sendo a existente atualmente, sua fachada é formada por um arco de pedraria lavrada em liós, vinda de Portugal.

Teatro São João

É o segundo teatro mais antigo do Ceará, tem capacidade para 300 pessoas. Possui um estilo arquitetônico neoclássico com palco estilo italiano e plateia em forma de ferradura com balcões.

Foi construído acompanhando a tendência europeia e se tornou referência no País.

Casa do Capitão Mor

É uma das casas mais antigas da cidade, data de 1772, pertenceu ao Capitão Mor José de Xerez Furna Uchoa, ele foi vereador da primeira Câmara da cidade, quando ainda era vila.

Câmara Municipal

Construída no século XVIII, no andar superior funcionava a Câmara dos Vereadores e no andar térreo era ocupado por uma cadeia. Em 5 de Julho de 1773 foi realizada a primeira sessão no local.

Escola de Música Maestro José Wilson Brasil

O prédio construído no final do século XIX e abriga atualmente a Escola de Música da cidade. 

O nome é uma homenagem a um dos fundadores da Banda de Sobral. Foi inaugurada em 2003 e tem capacidade para 700 alunos, além de oferecer cursos dos mais variados instrumentos musicais.

Casa da Cultura

Esse Casarão foi construído pelo Pe. Francisco Jorge de Sousa por volta de 1856. Hoje o casarão abriga a Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e a Casa da Cultura.

Lá você poderá ver galerias, salas de cine-vídeo, atelier e um espaço de convivência.

Museu do Eclipse

Criado em 1999 pela Prefeitura Municipal de Sobral, para comemorar os 80 anos do fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade do matemático e físico Albert Einstein, que ocorreu em 1919, pela manhã no dia 29 de maio.

Arco de Nossa Senhora de Fátima

Sem dúvida um dos mais bonitos cartões postais da cidade, fica localizado na Avenida Doutor Guarany.

Foi construído em 1953, por iniciativa de Dom José, como marco da imagem peregrina da Santa a Sobral, o Arco foi projetado por Falb Rangel e executado pelo Francisco Frutuoso do Vale.

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras

Em 1926, foi inaugurado como Grêmio Recreativo Sobralense, sendo palco de muitos espetáculos sofisticados da época.

Essa obra é exemplo do ecletismo arquitetônico, estilo que se originou na França no século XIX. Atualmente o prédio funciona como o Palácio de Ciências e Línguas e oferece cursos de inglês, Espanhol, e Informática.

Principais Manifestações Culturais 

Bois e Reisados é a manifestação cultural que mais se destaca em Sobral, sendo uma mistura de Reisados e o Bumba-meu-boi.

A brincadeira pode possuir até 20 integrantes com personagens como Pai Francisco, Catirina, Vaqueiro e muitos outros bem conhecidos por todo o País.

Na cidade acontece todos os anos o Encontro de Bois e Reisados de Sobral, o projeto busca manter viva essas brincadeiras tão importantes para a cultura do local como a identidade de um povo.

O Boi Florestal, Boi Caiçara, Boi Jacaré e Boi Lagarto são um dos grupos participantes do projeto.

Sobral possui outras festas tradicionais como:

  • Encontro do Repente e do Forró
  • Festival de Quadrilhas
  • Exposição Agropecuária
  • Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú

Onde comer em Sobral

A culinária Sobralense sem dúvida é excepcional, com forte influência da gastronomia Cearense você vai se deliciar com as comidas típicas do local, desde o doce de caju a uma boa panelada ou peixada, aos doces antigos e cultivados por poucos na região.

Centro

  • Mr Camarão
  • Cícero’s
  • Tako Sushi Arco
  • Sobrado 335
  • Brick’s Burger House
  • Fino Sabor Doces e Salgados
  • Bebelu Sanduiches

Afastados do Centro

  • Pinos Restaurante
  • Churrascaria Aragão
  • Casa do Espetinho
  • Restaurante Casa Grande O Louro
  • Bar do Forró Ideal
  • Vila Nord
  • Monstro Burger

Hotéis e Pousadas de Sobral

Com base no índice ILoveTrip de hotéis que vocês já conhecem, escolhemos as melhores hospedagem custo-benefício, preços variados e melhores localizações. 

Escolha um dos hotéis e faça a reserva pelos links do ILoveTrip! Você garante as MELHORES OFERTAS, não paga mais nada por isso e ainda ajuda o blog a manter o conteúdo de qualidade e de graça =)

Best Hotel Sobral

Nota 8,3 de 644 avaliações dos viajantes

Oferece wi-fi e estacionamento grátis. Os quartos possuem ar-condicionado, frigobar, tevê, banheiro privativo com secador de cabelo e amenidades de banho gratuitas.

A recepção é 24 horas e o café da manhã é incluso.

Preço em Média: 260,00 reais.

Hotel Visconde

Nota 8,1 de 159 avaliações dos viajantes

Com apenas 2 km de distância da Estação Rodoviária de Sobral, oferece estacionamento,servico de lavanderia e wi-fi gratis.

Os quartos possuem frigobar,ar-condicionado,tv,banheiro privativo com agua quente e o café da manhã é incluso.

Preço em Média: 198,00 reais

Letiva Hotel

Nota 8,7 de 31 avaliações dos viajantes

Este hotel oferece recpção 24 horas, depósito para bagagem, wi-fi e estacionamento gratuitos.

Os quartos possuem fogão, tv,banheiro privativo,mesa de jantar, guarda-roupa, e alguns disponibilizam cozinha com geladeira.

O café da manhã é incluso.

Preço em Média: 198,00 reais

Brisa da Serra Pousada

Nota 8,1 de 69 avaliações dos viajantes

Fica apenas a 4 minutos de distancia do Centro de  Convenções de Sobral e a 6km do centro da cidade. 

Oferece recepção 24 horas, wi-fi e estacionamento gratuitos. Os quartos possuem ar-condicionado, banheiro privativo, tv e ventilador.

O café da manhã é incluso.

Preço em Média: 90,00 reais.

Roteiro Completo de 3 dias em Sobral

Está em dúvida sobre o que fazer pela cidade? Temos um roteiro exclusivo para você! Venha conferir.

Primeiro dia:

Bom, sugerimos que você conheça o centro da cidade e seus prédios arquitetônicos antigos.

  • Ao chegar no centro, vá em direção ao Arco do Triunfo, tire fotos ,admire as cores e a beleza da obra
  • Adiante, você verá o Museu Dom José, pare um pouco e dê uma olhadinha nas peças e moedas do museu
  • Depois siga para o Teatro São João, se você tiver chegado nas épocas festivas,poderá admirar eventos que acontecem no local, observe a organização do teatro.
  • Em seguida vá para a Câmara Municipal, um dos prédios mais antigos da região
  • Alguns metros adiante está a Igreja da Sé, a fachada foi toda lavrada em pedraria portuguesa, com classe e toque europeu, para você se surpreender.
  • Um pouco mais longe do centro, conheça a Casa do Mor, um modelo de casa construída na região antigamente.
  • Vá ao Museu do Eclipse, e visite a exposição que retrata Sobral e o feito de Albert Einstein.
  • Visite o Palácio de Ciências e  Linguas Estrangeiras, um dos mais lindos da cidade, grande e todo detalhado, perfeito para um cenário de selfies incríveis.
  • Conheça tambem a Casa da Cultura, visite as galerias e salas de cine-vídeo.
  • Visite a Escola de Música Maestro José Wilson Brasil, conheça a Banda da cidade e os cursos oferecidos por lá.
  • E por fim conheca o Rio Acaraú, que banha a cidade vale a pena da uma olhadinha.

Segundo Dia: Afaste-se do centro e conheça a Serra da Meruoca

  • Pegue um carro em frente a sua hospedagem ou no centro e vá para a Serra da Meruoca e siga pela CE-440, dura em torno de 30 minutos o percurso. Apesar do local fazer parte da cidade de Meruoca tambem faz parte da cidade de Sobral.
  • Chegando lá você poderá fazer uma trilha pela mata bem conservada na Bica Bom Jesus, ou conhecer a Cachoeira do Buraco da Velha
  • Você poderá praticar Asa Delta ou Parapente na Rampa de Voo Livre que fica 420 metros de altitude.
  • Você tambem poderá fazer longas caminhadas e conhecer açudes da região e os sítios.

Terceiro Dia:

  • No ultimo dia fique na cidade, conheça a Culinária Cearense, desfrute de locais com bares, faça compras, visite o Estádio da cidade.
  • Experimente uns doces antigos da regiao com mais de 5 séculos de existência. Eles surgiram no tempo do Descobrimento do Brasil, são chamados de “fartéis” poucas pessoas cultivam essa tradição, perguntando bastante e procurando nas quintandas locais você poderá achar esse doce tão especial.
  • Compre doces e artesanatos locais nas feirinhas de finais de semana.

Ainda em dúvida sobre o que fazer em Sobral? Deixe sua pergunta nos comentários!

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui