O que fazer em Joanópolis: Cachoeira dos Pretos e mais!

Dormir até mais tarde, assistir televisão, preparar aquela comida especial. Todos são ótimos programas. Mas para quem ama viagem, não há nada melhor do que cair na estrada.

Para quem mora em São Paulo, uma dica perfeita é saber o que fazer em Joanópolis e aproveitar esse destino perfeito para um final de semana.

Fim de Semana em Joanópolis

Um dia lendo um guia de viagens conheci Joanópolis. Nunca tinha ouvido falar da cidade, mas me pareceu ser um lugar bem legal. Pesquisei um pouco sobre Joanópolis e descobri histórias, esportes e fotos lindas da Cachoeira dos Pretos, principal atração turística da cidade.

Enquanto procurava informações, acabei encontrando uma pousadinha com uma vista maravilhosa, aquele tipo de lugar que você até desconfia se é verdade mesmo ou apenas uma montagem.

Passou algum tempo e resolvemos fazer mais uma viagem de fim de semana, para um lugar sossegado e bonito, próximo de São Paulo e a escolhida da vez foi Joanópolis e a tal pousada chamada Recanto Varanda do Sol. Passar um fim de semana em Joanópolis foi uma delícia, ainda mais nessa pousada. 

Paisagem da Represa Jaguari em Joanópolis
Paisagem da Represa Jaguari em Joanópolis


Como chegar em Joanópolis

Partindo de São Paulo, siga pela Fernão Dias até o km 02. Entre a direita e percorra mais 18 km. A cidade de Joanópolis fica a cerca de 110 km de São Paulo.

Se você está buscando uma viagem de fim de semana a partir de São Paulo, aproveite esse lugar.

Chegamos à Joanópolis por volta das 17h30 de uma sexta-feira e já seguimos direto para a pousada Varanda do Sol, que fica bem escondida. Para chegar, entre à direita no km 8,5 da rodovia que vai da Fernão Dias até Joanópolis (a referência é virar na rua da pousada Monteleone).

A partir daqui as estradas são de terra, mas em razoáveis condições. Logo a diante, vire novamente à direita na estrada do Paiol Grande por mais 3 km, (a referência aqui é um bar e mercearia) e siga por mais 2,5 km, passando pelo Iacht Club (Assim mesmo que se escreve). Ufa, ainda bem que tanto esforço assim foi recompensado quando chegamos no lugar.

Nascer do Sol em Joanópolis
Nascer do Sol em Joanópolis


Onde Ficar em Joanópolis

Sinceramente, um dos motivos principais para visitarmos a cidade foi em razão da Pousada Recanto Varanda do Sol. Seus Chalés românticos e uma linda vista foi o que nos fez deslocar até lá, mas claro, todo viajante que se preze descobre e aproveita muito mais independente pra onde for.

Chalés em Joanópolis – Onde Ficamos

Pousada em Joanópolis

A pousada Recanto Varanda do Sol tem poucos chalés, alguns deles equipados com cozinha e outros com suíte para casal. Todos em madeira e em estilo alpino ficam no alto de um morro, com bastante privacidade e cercados por gramado e árvores. Na frente a paisagem espetacular fica por conta da represa Jaguari. Todo o espaço que vai dos chalés até a represa é da pousada, portanto o passeio ali é livre. Outro “plus” do lugar é que os chalés, além de serem voltados para a represa, estão virados para o nascer do sol.

Chalé da Pousada - Joanópolis
Chalé da Pousada – Joanópolis
Gramado perfeito e vista da represa
Gramado perfeito e vista da represa
Vista panorâmica da Pousada - Joanópolis
Vista panorâmica da Pousada – Joanópolis

Ficamos em um dos chalés bem de frente para a represa. A decoração do quarto é feita com algumas peças de artesanato da região. Frigobar, TV, ventilador, tudo singelo, mas o conjunto fica muito bonito. Na varanda, uma rede para deitar enquanto você aprecia uma vista fantástica.

A pousada Varanda do Sol em Joanópolis também conta com piscina, salão de jogos e um café delicioso, preparado com quitutes caseiros, muitos deles feitos em um fogão de lenha que funciona de verdade. Além disso, o simpático casal de proprietários presta um ótimo atendimento, fazendo com que todos se sintam em casa. Um lugar ideal para aproveitar a dois uma viagem de fim de semana a partir de São Paulo ou para um grupo que esteja à procura de curtir um lugar bonito e tranquilo.

Chalé decorado com artesanato da região - Joanópolis
Chalé decorado com artesanato da região – Joanópolis
Rede na Varanda e Vista pra Represa Jaguari
Rede na Varanda e Vista pra Represa Jaguari
Pousada em Joanópolis
Pousada em Joanópolis

Importante: nós do ILoveTrip sempre deixamos as dicas de lugares que visitamos sem o objetivo de fazer propaganda ou ganhar alguma coisa em troca. Postamos sempre a nossa opinião de viajantes, sejam elas boas ou ruins. Se elogiamos um lugar é porque realmente gostamos.

Pontos turísticos de Joanópolis

Nascer do Sol em Joanópolis
Amanhecendo em Joanópolis

No sábado, acordamos bem cedo para ver o sol nascer. Como havia feito frio à noite, logo pela manhã o orvalho estava espalhado por todo o gramado. Descemos até a represa, vimos alguns patinhos e apreciamos o sol despontando no céu alaranjado e azul. Subimos até a piscina e lá ficamos sentados até o sol aparecer por completo. O único barulho que dava para ouvir era dos pássaros cantando, o que completou o cenário perfeito.

Mais uma Bela Imagem do Amanhecer...
Mais uma Bela Imagem do Amanhecer…

Depois de tomar um delicioso café da manhã, pegamos algumas dicas com os proprietários da pousada Varanda do Sol e seguimos para a cidade de Joanópolis. Estradinha de terra novamente, cheia de belas paisagens. Seguimos para o centro e a primeira parada foi no CIT (Centro de Informações Turísticas) logo na entrada da cidade.

Pegamos algumas informações, mapa e observamos o Gigante Adormecido, uma montanha que leva esse nome por lembrar o formato de uma pessoa deitada.

O Gigante Adormecido
O Gigante Adormecido

Mais adianta, já na cidade, paramos na praça da Igreja Matriz. Achar a igreja matriz não é difícil porque a cidade é bem pequena. Ao lado da igreja encontra-se a Casa do Artesão que vale a visita.

Ali funciona uma espécie de cooperativa, com trabalhos manuais de pessoas da região por preços muito bons. Dê uma conferida porque tem muita coisa interessante. Você também vai encontrar peças temáticas do Lobisomem que é uma lenda da região.

Joanopolis_igreja matriz
Igreja Matriz de Joanópolis
Casa do Artesão e o boneco do Lobisomen na porta- Joanópolis
Casa do Artesão e o boneco do Lobisomen na porta- Joanópolis
Artesanato da Casa do Artesão em Joanópolis
Artesanato da Casa do Artesão em Joanópolis

Logo em seguida fomos ao Armazém Café e Arte, uma casa que também vende peças artesanais muito bonitas, porém mais caras e em menos quantidade do que na Casa do Artesão.

Artesanato no Armazén Arte e Café
Artesanato no Armazén Arte e Café

De lá seguimos para a Cachoeira dos Pretos e ainda na cidade paramos no Empório da Cachoeira que vende artesanato, doces, queijos e licores muito bons. O lugar também possui peças antigas, algumas à venda, como geladeiras reformadas, enceradeiras e um interessante conjunto de garrafas de refrigerante.

Cachoeira dos Pretos

A estrada que leva até a Cachoeira dos Pretos é asfaltada e a paisagem é muito bonita. O lugar conta com estacionamento e algumas lanchonetes e restaurantes. Também se pode contratar o serviço de rafting e bóia-cross.

Deixamos o carro no estacionamento e seguimos por uma pequena trilha de nível fácil que contorna o rio e atravessamos algumas pontes de madeira. Tudo muito bem estruturado. A trilha não chega até o pé da cachoeira, mas mesmo assim a vista é deslumbrante.

A Cachoeira dos Pretos tem 154 metros de altura e pode ser vista já da estrada. É proibido tomar banho de cachoeira. Ficamos um tempo por ali e almoçamos no Restaurante da Cachoeira (logo no início da trilha) que fica ao lado do rio.

Comida caseira, simples e muito boa, por um preço bem legal. O diferencial desse restaurante é que está ao lado do rio, então almoçamos apreciando a vista e escutando o barulhinho da água correndo.

Cachoeira dos Pretos em Joanópolis
Cachoeira dos Pretos em Joanópolis
Pequena trilha e rio formado pela Cachoeira dos Pretos
Pequena trilha e rio formado pela Cachoeira dos Pretos
Restaurante ao lado do Rio formado pela Cachoeira dos Pretos
Restaurante ao lado do Rio formado pela Cachoeira dos Pretos

Voltamos para Joanópolis e paramos novamente na praça central para tomar um milk shake da sorveteria Shake Mania. Além de serem muito bons, são vendidos em diversos sabores.

Joanópolis: O tal do lobisomem

A cidade de Joanópolis é conhecida como a capital do lobisomem. Se as histórias são verdadeiras ou não, não sabemos, mas dizem que o bicho circula até hoje pelas redondezas.

Na casa do artesão e outras lojinhas da cidade você pode encontrar bonecos de pano, camisetas e outros produtos com a estampa do lobisomem. Perguntamos no CIT na entrada da cidade a origem da fama, mas o funcionário não soube responder. Mistério!

Na volta para a pousada, surpresa, ou melhor, um susto! Vimos um lobisomem! Estávamos na tal estradinha de terra voltando para a pousada quando do nada surgiu um bicho gigante na frente do carro uivando…que susto!!! Só depois que fomos perceber que o tal do bicho era na verdade um cachorro, enorme, que saltou do meio do mato e começou a latir e correr atrás do carro. Bom, se esse for o lobisomem que dizem circular pela região, cuidado, porque ele é bem bravo!

Existem alguns passeios noturnos, principalmente em noite de lua cheia que podem ser agendados. Além das maravilhas da região dizem que se você estiver com sorte pode dar de cara com o tal do lobisomem.

Voltamos para a pousada e aproveitamos o final da tarde para sentar na grama e ler um livro. Enquanto escrevia esse post, vi o final da tarde sentada na rede da varanda do chalé. Não tinha lugar melhor para estar.

Final do dia em Joanópolis
Final do dia em Joanópolis

Extrema: Bate e Volta a partir de Joanópolis

No domingo, acordamos um pouco mais tarde e tomamos um café da manhã demorado apreciando a vista panorâmica da represa Jaguari. Depois do café, saímos para conhecer Extrema, cidade de Minas Gerais, que fica a cerca de 10 km de Joanópolis.

Fogão à Lenha - Pousada Varanda do Sol
Fogão à Lenha – Pousada Varanda do Sol
Igreja Santa Rita - Extrema
Igreja Santa Rita – Extrema

O que ver e fazer em Extrema

Conhecida pelas cachoeiras, a cidade de Extrema é pequena e cheia de subidas e decidas. Chegamos na praça central, visitamos a igreja matriz de Santa Rita e a Casa de Artesanato que vende peças super delicadas dos artesãos da região. Compramos um quadro lindo e para nossa surpresa quem nos atendeu foi a própria artista.

Casa de artesanato - Extrema
Casa de artesanato – Extrema

O Posto de Informações Turísticas que fica na Casa de Cultura, ao lado da igreja, estava fechado para reforma e como o único destino que programamos era Joanópolis, estávamos despreparados para visitar os pontos turísticos de Extrema. Por sorte, sabíamos algumas coisas sobre a cidade e, além disso, encontramos algumas placas pelo caminho indicando as atrações. Seguindo as placas e pegando informações com as pessoas fomos parar em uma estrada de terra, razoável, que nos levou ao Parque Municipal Cachoeira do Salto que fica a 6 km da cidade. A entrada é franca.

Parque Cachoeira do Salto - Extrema
Parque Cachoeira do Salto – Extrema
Pequenas trilhas levam às Cachoeiras - Extrema
Pequenas trilhas levam às Cachoeiras – Extrema

O lugar é lindo, com estacionamento, restaurante, área para as crianças, quiosques e pequenas trilhas sinalizadas, que levam até a cachoeira. São alguns mirantes, bancos espalhados e total infraestrutura. Muitas famílias vão ao lugar. É proibido tomar banho na cachoeira.

Cachoeira dos Saltos - Extrema
Cachoeira dos Saltos – Extrema
Boa Infraestrutura - Extrema
Boa Infraestrutura – Extrema

Na mesma estrada havia indicações de outras cachoeiras. Porém, como estávamos sem muito tempo, voltamos à cidade porque queríamos conhecer o mirante na Serra do Lopo.

Seguimos mais uma vez as placas e fomos parar em uma estradinha sem fim subindo uma montanha. Depois de subir bastante, encontramos uma placa sinalizando à esquerda a torre da Embratel e à direita a rampa de vôo livre. Desse ponto até a torre da Embratel são 400 metros e lá fica uma trilha, mas sem nenhuma estrutura e o lugar é vazio. Por isso, quando você chegar até a placa, vire para o lado direito em direção à rampa de vôo livre (aproximadamente 1,9 km).

O percurso total da cidade até a rampa é de aproximadamente 6,5 km. São duas rampas que funcionam como mirantes, uma voltada para a cidade de Joanópolis (fica à esquerda da estrada) e outra para a cidade de Extrema (essa mais escondida, fica quase em frente a outra rampa, à direita da estrada). As duas têm uma estrutura de madeira em que você pode subir e apreciar o visual panorâmico de toda a região. É muito bonito!

Mirante para Joanópolis
Mirante para Joanópolis
Mirante para represa jaguari
Mirante para represa jaguari
Rampa de sala delta - mirante Extrema
Rampa de sala delta – mirante Extrema
Mirante para Extrema
Mirante para Extrema

Voltamos para Extrema e partimos em busca de um lugar para almoçar – como era domingo estava quase tudo fechado. Por sorte encontramos um restaurante aberto, com comida caseira bem simples que serviu para matar a fome.

Sem dúvida voltaremos a Extrema para conhecer o resto das atrações.

Após o almoço, voltamos para a pousada em Joanópolis, aproveitamos o restinho da tarde e nos despedimos desse lugar tão especial.

Pousada Varanda do Sol
Pousada Varanda do Sol
Pousada Varanda do Sol
Pousada Varanda do Sol

O final de semana foi maravilhoso. Voltamos para São Paulo com uma sensação de descanso e cheios de imagens lindas e momentos agradáveis guardados com a gente. E é por isso que deixamos a dica: viaje no final de semana! No estado de São Paulo existem lugares maravilhosos para conhecer e o ILoveTrip sempre traz dicas desses destinos para você.

Ainda em dúvida sobre o que fazer em Joanópolis? Deixe sua pergunta nos comentários!

Monte Sua Viagem Aqui

  • Aluguel de carro » Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito.
  • Reserva de Hotel ou Pousada » O Booking.com é o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Reserve com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
  • Casa de Temporada (Tipo Airbnb) » Sabia que no Booking.com é possível alugar também casas e apartamentos? Muito mais simples, com filtros e sem burocracia!
  • Seguro Viagem » Tenha na mala o melhor amigo da sua saúde. Não deixe de viajar sem seu seguro viagem. Pegue seu cupom exclusivo e faça o seu agora mesmo!
  • Chip internacional » Já saia do Brasil com um chip internacional pré-pago no seu telefone e chegue ao seu destino conectado. Facilidade para pegar UBER, consultar sobre transporte público e pesquisas no Google. Válido para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e Américas.
  • Passeios ou Ingressos » Fuja das filas comprando seu ingresso antecipadamente. Deixe sua experiência de viagem ainda mais fantástico com milhares de passeios.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Casal ILoveTrip

Fundadores do blog, Carla e Erval viajam juntos juntos há mais de 15 anos. Com o passaporte carimbado em 45 países, adoramos falar e dar dicas sobre nossas andanças pelo mundo. Saiba mais

Posts Recentes

Os mais populares