O que fazer em Buenos Aires: Melhores dicas de turismo

Buenos Aires é uma velha conhecida dos brasileiros e já há muitos anos a capital da Argentina é um dos destinos mais visitados no exterior. Por causa da facilidade e proximidade com o Brasil, Buenos Aires é escolhida como primeira viagem internacional de muitas pessoas.

Sendo uma cidade rica em atrações e turismo, não é nenhuma novidade o interesse de viajantes por Buenos Aires. Além disso, nos últimos tempos, o câmbio desvalorizado em relação ao real também é outro fator que atrai a atenção de quem quer visitar a cidade. Outro atrativo é que com tantos brasileiros por lá, a comunicação também fica mais simples e o “portunhol” é muito utilizado.

Para quem está iniciando na preparação do roteiro, a primeira dúvida que vem em mente é “O que fazer em Buenos Aires” e aí vem o excesso de informações desnecessárias em diversos guias, blogs e outros sites. Mas na verdade, às vezes o que buscamos são apenas as principais atrações e atividades diferentes que não sejam repetitivas como, por exemplo, visitar todos os museus e igrejas da capital. Isso acontece muito com a gente. Quando decidimos ir a um novo destino, priorizamos o que ele tem de melhor e o que ele tem de diferente em relação ao que já vimos no nosso próprio país/cidade.

Pensando nisso, selecionamos abaixo algumas dicas das principais atrações, pontos turísticos e lugares imperdíveis.  A partir dessas dicas você terá uma boa ideia do que fazer em Buenos Aires e escolher o que incluir no seu roteiro de viagem. Você também pode acessar o post onde detalhamos como foi nosso roteiro de 5 dias pela cidade:

 

O que fazer em Buenos Aires: Melhores dicas de turismo na capital da Argentina

 

A cidade portenha possui quase 3 milhões de pessoas e tem uma infraestrutura completa de transporte (ônibus, metrô/trem, táxi), além de muitas opções de hotéis e atrações turísticas. Confira abaixo o mapa de Buenos Aires, clique nas partes coloridas e veja onde ficam os bairros da cidade.

 

Mapa dos bairros de Buenos Aires


Visualizar Buenos Aires Barrios em um mapa maior

 

Veja abaixo algumas das principais atrações e bairros de Buenos Aires.

 

Plaza de Mayo

 

A Plaza de Mayo é o coração tanto de Buenos Aires como do país. Ao redor da praça ficam alguns dos mais importantes pontos turísticos e monumentos históricos da capital. A Casa Rosada, sede do governo federal, é a principal atração do lugar. Você também encontra por ali a linda Catedral Metropolitana (em estilo greco-romano),  o Banco Nación e o Cabildo histórico, antiga sede do governo argentino.

 

Obelisco

 

Obelisco é um dos principais monumentos históricos de Buenos Aires. Especialmente bonito à noite quando fica todo iluminado, ele fica localizado na Praça da República, entre as gigantes Avenidas Corrientes e 9 de Julho.

Com seus 67,5 metros de altura, o Obelisco está em quase todos os cartões postais da cidade. Também é reconhecido como palco de manifestações políticas e populares. É ali que acontece, por exemplo, as comemorações de títulos de futebol, esporte que como no Brasil é a paixão nacional dos Argentinos.

Cafe Tortoni-Buenos aires-argentina
Cafe Tortoni

 

Café Tortoni

 

Os cafés são famosos em Buenos Aires, mas nenhum outro se compara ao Café Tortoni. Inaugurado em 1858, o espaço é um dos mais antigos da cidade. É parada obrigatória, no mínimo, para tomar um cafezinho e comer uma Media Luna (pãozinho folhado e adocicado, típico da Argentina).

Se você, como a maiores dos viajantes, quer assistir um belo show de tango, garantimos que este é o melhor local. Além de ser mais barato, o show do Café Tortoni é autêntico e mostra a verdadeira apresentação da dança, sem acrescentar apetrechos “importados” e sem fugir da cultura local como fazem muitas outras casas de tango.

 

Teatro Colón

 

O Teatro Colón ficou fechado para reforma por muito tempo mas com a reabertura voltou a mostrar todo o seu esplendor. Considerado um dos prédios mais bonitos e imponentes de Buenos Aires, ele é a principal casa de ópera da cidade.

Vale a pena procurar a programação e curtir algum evento no local. Mas para quem não conseguir, também existe a opção de visitar o pequeno museu e fazer a visita guiada dentro do teatro.

Buenos-Aires-Dicas-e-pontos-turísticos-Caminito-Estádio-do-Boca-San-Telmo-e-Puerto-Madero

La Boca

 

Apesar do bairro em si não ser bonito, a região de La Boca tem algumas das atrações mais diferentes para se fazer em Buenos Aires.

O destaque vai para o El Caminito, uma rua museu com muita atividade cultural, lojinhas, restaurantes e cafés deliciosos.Se você ver um catálogo de fotos de Buenos Aires com certeza as casinhas coloridas do El Caminito é um dos lugares que vão chamar mais sua atenção. Dizem que a tradição de pintar as diversas casinhas coloridas, construídas com tábuas de madeira e telhas de metal, começou com as sobras de tintas que eram utilizadas para pintar os navios. Não é à toa que o lugar fica próximo ao porto.

Por ali, não deixe de conferir ainda o belo Museu de Belas Artes de La Boca. Vá até o terraço e tenha uma bela vista do bairro.

Localizado próximo ao El Caminito, você também pode aproveitar para fazer uma visita guiada à La Bombonera, o estádio do Boca Juniors que tem um museu basicamente em homenagem à Don Dieguito Maradona.

 

Recoleta

 

Considerado um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires, a Recoleta possui importantes prédios históricos, além de parques e cafés muito agradáveis. É por isso que muitas pessoas se hospedam nessa região para aproveitar o dia a dia do bairro e poder vivenciar um pouco da boa qualidade de vida dos habitantes da capital.

Na Recoleta você vai encontrar a Biblioteca Nacional, a Igreja Nuestra Señora de Pilar, o Museu Nacional de Belas Artes e o Centro Cultural Recoleta. Além disso, pode ser estranho para alguns, mas uma das principais atrações do bairro é o Cemitério da Recoleta. Centenas de pessoas (não só moradores, mas principalmente turistas) visitam o lugar para ver o local de descanso de Evita Perón. O cemitério também atrai os turistas pelos seus belos jardins e construções.

 

Palermo

 

Palermo é o bairro verde de Buenos Aires. Principalmente aos finais de semana, as ruas ficam cheias de pessoas passeando, brincando é admirando a paisagem.

Em Palermo você vai encontrar o Jardim Botânico, o Planetário, os Bosques de Palermo, o Zoológico de Buenos Aires e o belíssimo Jardim Japonês.

O passeio, sem pressa, por todos esses lugares é muito agradável.

Puerto Madero-Buenos Aires-Jardim botanico
Puerto Madero

 

Puerto Madero

 

Ao chegar em Puerto Madero, você tem a sensação de que deixou a histórica Buenos Aires para trás e que chegou a alguma outra cidade. Junto com os bairros de Recoleta e Palermo, essa é a região mais charmosa da cidade. Seus prédios novos, restaurantes e lojas de grife mostram que a revitalização do local, que era decadente, deu muito certo.

Localizado na beira do Rio da Prata, o bairro é um dos melhores lugares para quem gosta da alta gastronomia ou para quem procura um passeio convidativo ao longo das passarelas na margem do rio. Aproveite para apreciar e tirar muitas fotos da ponte “La Mujer”, inspirada no movimento de um casal dançando tango e um dos cartões postais de Buenos Aires.

Você ainda pode fazer uma visita ao barco/museu Fragata Presidente Sarmiento, o primeiro navio da Argentina.

 

San Telmo

 

A Feira de San Telmo é quase obrigatória para quem vai à Buenos Aires. Aos domingos, mais de 10 mil pessoas se amontoam na Plaza Dorrego e Calle Defensa em busca de antiquários, artesanato e comidinhas.

O Bairro também é conhecido como o principal ponto “boêmio” da capital onde muitos artistas se encontram. Pelas ruas há uma variedade de apresentações musicais, como os tradicionais dançarinos de tango que além de seus aplausos, é claro, também buscam os seus trocados.

 

Floralis Genérica

 

Essa enorme escultura de metal tem a forma de uma flor. O mais interessante é que durante o dia as pétalas ficam abertas e à noite elas se fecham. O monumento fica cercado por um espelho d’água em um parque onde o verde também faz parte da paisagem. Sem dúvida é um dos lugares mais bonitos para se visitar.

 

Conheça outras dicas do que fazer em Buenos Aires:

 

 

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui