O que fazer em Brotas, São Paulo: Aventura, diversão e dicas

A cidade de Brotas, localizada a 250 km da capital de São Paulo é um dos destinos nacionais que encanta os amantes por aventura e ecoturismo. Ademais, o pequeno município é conhecido pelas cachoeiras com altas quedas d’água, grandes fazendas de laranjeira e áreas de mata atlântica preservada.

Apesar de fazer sucesso entre os aventureiros, a estada em Brotas também pode ser bem aproveitada por aqueles que querem renovar as energias junto à natureza. Para esses, recomenda-se marcar a viagem fora de temporada ou fins de semana, pois apesar da cidade conter poucos habitantes as férias prometem movimentação intensa de turistas.

Para te ajudar a preparar o melhor roteiro pela cidade confira aqui as melhores dicas do que fazer em Brotas, independentemente de quais são as suas expectativas para esse pedacinho do interior paulistano.

Neste post você vai descobrir:

  • Os principais pontos turísticos em Brotas;
  • As 5 cachoeiras mais bonitas para visitar em Brotas;
  • Os melhores hotéis para ficar em Brotas;
  • As melhores pousadas para ficar em Brotas;
  • Roteiros a partir de R$ 50,00 em Brotas;
  • História de Brotas e detalhes sobre a cidade.

Os principais pontos turísticos em Brotas

O turismo de Brotas se profissionaliza cada vez mais, por isso, a cidade esta adaptada para os turistas. Inclusive, quem mora na região não demora a prestar informações quando necessário e ao longo do caminho é possível encontrar uma série de estabelecimentos com um estilo aconchegante, rural e convidativo. Aliás, será difícil sair de lá sem um pote de mel ou conservas e laranjas, sobretudo para quem gosta de curtir o comércio durante viagens.

Apesar dos milhares de lugarzinhos curiosos que pipocam ao longo da estrada, há pontos turísticos que são famosos em Brotas. Portanto, se você pensa em ir para a cidade, deve colocar ao menos um desses pontos em sua rota:

1 – Piscina natural Areia que Canta

areia que canta

Se você tem um apreço especial pela natureza não pode deixar de conhecer a Areia que Canta. O nome poético já adianta a beleza que guarda o local: uma piscina natural com água doce cristalina em tom azul bebê coberto por uma faixa de arreia branca composta por minúsculos pedaços de quartzo branco. OU seja, a paisagem é um perfeito quadro de Monnet.

Quem tiver interesse em hospedar-se no local ainda poderá contar com passeios a cavalo (ou pôneis para as crianças) e uma gastronomia farta.

O espaço fica dentro de um hotel fazenda focado em ecoturismo. Eventualmente, os proprietários fazem a manutenção do local e garantem a preservação da área, que é coberta pela mata Atlântica. Mas não se preocupe, o acesso também é garantido para quem não está hospedado. Basta agendar com antecedência no site ou via telefone.

2 – Boia Cross e Rafting no Poção

rafting no poção

O Poção fica localizado no ponto em que o rio Jacaré Pepira se alarga formando uma poça de água doce própria para o banho e o boia cross, tirolesa, rafing e caiaque.

Quem se aventurar pelo rapel e escaladas terá uma vista privilegiada que só os morros podem mostrar. De cima deles, consegue-se ver o extenso comprimento do rio e sua forte correnteza que bate nas pedras fazendo um som muito semelhante a o de uma grande cachoeira.

O ponto turístico é bem servido de restaurantes, lanchonetes e decks charmosos abaixo das árvores para relaxar e descansar.

3 – Parque Aventurah

parque aventurah brotas

O parque Aventurah, como já diz o nome, é ideal para quem procura pelo turismo de aventura. Certamente, lá encontram-se mais de 20 atividades para todas as idades, sendo um espaço adaptado tanto para crianças quanto para idosos.

No local você encontrará tudo o que precisa: piscina, lagos pra pesca, parquinho para as crianças, pequenas praias com água própria para o banho, vestiários, restaurantes, lanchonetes, tobolago, arvorismo, tirolesas, caiaque, rapel, queda livre, voo duplo e trilhas por diversas cachoeiras nas redondezas. Por isso, vá com o dinheiro separado e trocado, pois todos os passeios possuem custos.

Quem visitar a região também não poderá deixar de notar a indústria de laticínios Tavolaro, localizada ao lado do parque. No local é possível comprar produtos lácteos por baixos preços e ainda conhecer um pouco da fazenda, que é uma das maiores da cidade.

4 – Parque Jacaré

parque jacaré brotas

O parque do Jacaré é um dos melhores locais para a prática de rafting e rapel em Brotas, já que é cercado por cânions e uma mata preservada que promete uma vista inesquecível para quem se aventurar por suas trilhas.

No local também se encontram moradores que oferecem passeios à cavalo e guias para orientar os aventureiros pelas trilhas fechadas. Desse modo, prepare-se os olhos para ver uma série de espécies, desde macacos até lagartos e outros invertebrados.

5 – Parque dos Saltos

parque dos saltos brotas

O Parque dos Saltos fica localizado bem ao centro de Brotas em São Paulo. Tal como os demais destinos turísticos da região, o local também fica às margens do rio Jacaré Pepira – a diferença é que no parque há uma usina hidrelétrica desativada que acaba proporcionando uma vista curiosa de natureza-cidade.

O local é mais adaptado para os passeios, garantindo trilhas de menor dificuldades e passeios tranquilos ao longo do extenso trajeto amplamente arborizado.

As 5 cachoeiras mais bonitas para visitar em Brotas

Apesar de não haver consenso entre os historiadores, acredita-se que a origem do nome  “Brotas” venha da palavra “broto”, seja ele de capim ou de água – dois elementos muito presentes na região. Enquanto isso, pesquisadores do turismo de aventura comentam que o nome do Rio Jacaré Pepira tem origem na língua indígena e quer dizer “rio em festa”. Suas águas já eram desfrutadas com a finalidade de lazer entre os índios, antes da colonização bandeirante.

As cachoeiras assim como o longo curso do rio, continuando hoje a representar esse clima de festa tropical, diversão que você também pode participar.

1 – Cachoeira Cassarova            

cachoeira cassarova brotas

A cachoeira é uma das mais populares da região e quase lota aos fins de semana, visto que o local conta com duas quedas d’água, uma delas com 42 metros de altura, outra com 18 metros. O lago é próprio para o banho, mas é preciso ter cuidado com as crianças pois há poços com profundidade de seis metros.

Na Cassarova é possível praticar Rapel e mergulho.

2 – Cachoeira Roseira

cachoeira roseira brotas

Uma das maiores quedas de água de Brotas, a Cachoeira Roseira conta com 55 metros de altura e uma flora e fauna única. Tanto quanto a cachoeira da Cassarova, o local é perfeito para e refrescar e descarregar as energias, mas não pense que conseguirá ficar muito temo abaixo da cascata, pois o jato é tão forte que mais parece um tiro.

3 – Cachoeira Andorinha

cachoeira andorinha brotas

A cachoeira Andorinha conta com 20 metros de altura e é uma das visitações com trilha mais fácil: basta caminhar 5 minutos para chegar ao local. O nome da região foi dado às milhares de andorinhas que moram sobre o paredão de rochas, as quais garantem um cântico como trilha sonora.

4 – Cachoeira do Astor

cachoeira do astor brotas

A cachoeira do Astor conta com um paredão de 25 metros e desagua em um lago raso e comprido, próprio para o banho e para as crianças. As fotos do local são encantadoras.  

5 – Cachoeira do Saltão

cachoeira do saltao brotas

Eis mais um lugar em Brotas para a prática do Rafting. Afinal, a cachoeira conta com 75 metros de altura e é uma das mais altas de todo o estado de São Paulo. Quem quiser conhece-la deverá estar preparado para uma longa cainhada e deve fazer a reserva com antecipação, pois a reserva fica localizada em uma área particular.

Quem tiver interesse em hospedar-se nas proximidades há uma série de possibilidades, inclusive de Eco Resorts luxuosos.

Os melhores hotéis para ficar em Brotas

O turismo de Brotas é bem servido de hotéis e pousadas para todos os gostos e públicos. Entre os maiores destaques da cidade encontram-se:

1 – Hotel Fazenda Areia que Canta

hotel fazenda santa clara brotas

Localizado em uma área de preservação, o hotel é focado para o relaxamento e bem-estar. Entre seus atrativos, conta com oficinas de culinária baseado em “comida de verdade”, amplos apartamentos para casais, espaço de fazendas e até plantações.

2 – Brotas Eco Resort

brotas eco resort

O Brotas Eco Resort conta com uma ampla área de lazer e com espaços adequados para todos os públicos. Nesse hiato, o local conta com uma arquitetura aconchegante e rústica, promovendo um relaxamento tal como o de um bom spa. Já em relação ao cardápio, existem várias opções veganas, vegetarianas e refeições leves que combinam com a serenidade da vista e das instalações.

3 – Pousada do Lago

pousada do lago Brotas

Quem gosta de lazer com luxo vai gostar da pousada do Lago. Por certo, ela conta com espaço Gourmet, café da manhã, piscinas com hidromassagem, sala de jogos e extensos campos de grama par relaxar e curtir sombra e bebidas frescas oferecidas pelo cardápio requintado do local.

4 – Eco Resort Santa Clara

Eco Resort Santa Clara Brotas

O Eco Resort foi considerado um dos melhores do Brasil e garante muito conforto próximo à natureza. Contudo, vá preparado para estadias maiores, pois será difícil aproveitar de todas as maravilhas do hotel em pouco tempo ao mesmo tempo que transita pelos atrativos naturais da própria cidade.

5 – Frangipani Hotel

Frangiapini Hotel Brotas

Quem prefere um day-use também encontrará diversas alternativas ao longo das rotas, já que nas próprias estradas há placas e convites para visitar chalés, hotéis-fazendas ou tomar um café colonial nas aconchegantes pousadas, muitas delas recebidas de braços aberto pelos moradores que vivem exclusivamente do turismo da cidade.

O foco do Frangiapani é a natureza. Bem arborizado, ele parece um spa ou um retiro: conta com sauna, sala de jogos, ginástica e piscinas de água fria e quente.

Se for em época de temporada procure agendar a sua visita, pois é comum que a rede hoteleira local tenha lotação na época de férias. Além disso, apesar da cidade ser pequena é preciso locomover-se bastante para ir de um ponto turístico ao outro, por isso, pode ser uma boa ideia dormir próximo ao local que mais lhe interessa.

Roteiros a partir de R$ 50,00 em Brotas

Você não precisa estar muito preparado financeiramente para conseguir desfrutar das belezas de Brotas. Por certo, no local há várias pousadas com possibilidades de day use, na qual você paga somente para ficar no local. Quem vai de carro para os parques também terá garantida boa estrutura.

Para praticar slackline, pesca esportiva ou spiroball você não vai gastar mais do que R$ 25,00. As atividades mais aventureiras, como o airsoft ou o Rapel variam entre R$ 8000 a R$ 100,00 dependendo do parque.

Por R$ 55,00 é possível praticar o balonismo em viagens em sessões de 15 minutos de vôo pelo vale do Rio Jacaré Pepira.

Nas cachoeiras mais altas as trilhas acompanhadas de guia também possuem valores acessíveis (entre R$ 45,00 a R$ 60,00) e ainda garante explicação especial sobre a fauna, flora e história desse local de tamanha diversidade natural.

História de Brotas e detalhes sobre a cidade

Brotas história

Brotas foi fundada em 1859 e sempre foi tida como uma região pouco populosa do interior. Contudo, devido sua localização ao centro do estado de São Paulo vários prefeitos já cogitaram transferir a capital para a cidade, entre a década de 1960 a 1970.

O crescimento de Brotas se deu, primeiramente, por conta da agroindústria. A cidade é cotada como uma das maiores produtoras de gado e de laranjas de São Paulo e grande parte dos moradores trabalham nas empresas.

O restante da mão de obra local destina-se ao ecoturismo e turismo de aventura, atividades que desde 1990 ajudaram a transformar a história da cidade que passou de uma grande produtora agrícola pra um município predominante turístico e bem preservado.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui