Um final de semana é ideal para conhecer a cidade. Nós ficamos três dias em Monte Verde, mas chegar na sexta à noite e ir embora no domingo é suficiente para conhecer as principais atrações. Agora, caso você queira estender a sua estadia, a cidade também é ótima para descansar e curtir um.a viagem romântica
Leia Também =>> As 10 Pousadas de Charme em Monte Verde para curtir um Final de Semana
Monte Verde, apesar de ficar em uma cidade mineira, está bem mais próxima de São Paulo do que de Belo Horizonte. Por isso é um ótimo destino de viagem para passar um fim de semana próximo à São Paulo.
Para chegar até lá, saindo de São Paulo, são 178 km seguindo pela rodovia Fernão Dias até chegar na cidade de Camanducaia. A partir daí você deve passar por dentro da cidade e seguir as placas indicando a estrada que leva até Monte Verde.
A estrada, com faixa simples, encontra-se quase toda asfaltada, para alegria dos viajantes que até pouco tempo atrás não gostavam nada do caminho. O percurso é muito bonito, cheio de belas paisagens e com muitas curvas sinuosas.
Em Monte Verde, pela falta de manutenção, as poucas ruas asfaltadas parecem competir com as ruas de terra para ver quem é que tem mais buracos. Muitas pessoas gostam desse ar bucólico e parado no tempo, onde chegar até algumas pousadas no alto da montanha parece um desafio sem igual. Outras já reclamam pela falta de praticidade. Apesar das opiniões opostas, todos acabam visitando a cidade e gostando do clima especial do lugar.
Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia e, por isso, é bem pequena, com uma rua principal onde ficam a maioria dos comércios e outras poucas ruas adjacentes. Mas, apesar de pequena, hotéis é que não faltam em Monte Verde, para todos os gostos e bolsos.
Mas, como toda cidade pequena, para conhecer Monte Verde você não precisa de muitos dias. Em um final de semana você já consegue conhecer tudo e fazer os principais passeios. Claro que você pode ficar mais se estiver a fim de descansar e aproveitar toda a infraestrutura que as pousadinhas e hoteizinhos românticos têm a oferecer.
Mas no geral, em um fim de semana você consegue aproveitar bem o lugar. Mesmo porque, durante a semana, Monte Verde costuma ficar bem mais vazia e alguns comércios não abrem.
Veja abaixo uma lista com informações úteis e dicas sobre Monte Verde:
Monte Verde é um prato cheio para quem quer passar um fim de semana longe de tudo, só curtindo a estrutura de um bom hotel. Mas, se você quiser curtir algumas atrações turísticas, Monte Verde também oferece boas opções. Confira a lista abaixo:
A Avenida Monte Verde concentra um conjunto de lojinhas simpáticas e convidativas para comprar chocolates, doces e produtos mineiros, artigos de inverno, peças de decoração e artesanato. Confira algumas delas:
Endereço: Av. Monte Verde, 969.
Filial da loja de Campos do Jordão, os chocolates são bons mas um pouco mais caros do que os concorrentes locais ( tão bons quanto). A dica aqui é tomar o chocolate quente cremoso que vem bem concentrado e por isso é servido com uma colher para facilitar a degustação.
Endereço: Av. Monte Verde.
A loja tem opção de chocolate quente cremoso e muito saboroso, com preço geralmente mais baixo do que algumas concorrentes. O cardápio também conta com chocolates, cafés e outras opções de bebidas quentes e geladas.
Endereço: Av. Monte Verde – Vila Europa.
Tradicional casa de chocolates de Monte Verde. O preço é parecido com os praticados nas demais lojas. O apfelstrudel é muito bom.
Endereço: Av. Monte Verde – Shopping Celeiro.
Pequena cachaçaria que vende diversas marcas e vários tipos da bebida.
Endereço: Av. Monte Verde, 801 e Rua da Mantiqueira, 146.
A loja vende diversos tipos de doces, queijos, vinhos e produtos típicos da fazenda, geralmente com preços melhores do que as lojas concorrentes. Mesmo assim, pesquise sempre. Uma dica é o delicioso Doce de Nata Suíça vendido em diversos sabores e o vinho Campelo fabricado na região.
Endereço: Av. Monte Verde – Galeria Monte Verde e Galeria Beija Flor.
São muitas as lojas que comercializam sabonetes com diferentes formatos e fragrâncias. Essa loja oferece produtos com preços muito bons.
Endereço: Av. Monte Verde.
A especialidade da loja são os sabonetes dos mais variados formatos de frutas e o mais interessante, os cheiros são iguais aos das frutas originais. São vendidos cestinhas de frutas prontas, ou você pode comprar uma sacolinha ou cesto de feira e montar seu kit. A loja também comercializa outros produtos aromatizantes.
Endereço: Av. Monte Verde.
Esse mini shopping bem decorado é uma galeria com algumas lojinhas de artesanato, roupas, enfeites e presentes. No fundo algumas mesinhas, um parquinho para crianças, banheiros, lanchonetes e a Cachaçaria das Gerais. Não deixe de bater perna por ali.
Apesar de pequena, Monte Verde oferece diversas opções de restaurantes e bares. Os preços costumam ser bem parecidos. Abaixo, listamos alguns dos restaurantes que visitamos em nossa viagem:
Endereço: Av. Monte Verde, centro.
O ambiente é agradável, familiar e a decoração conta com muitas garrafas de vinho espalhadas pelo lugar. Nesse restaurante, só provamos a sopa na panhota (pão) e o vinho quente que estavam muito bons.
Endereço: Av da Fazenda, 37
Um dos melhores restaurantes de comida típida mineira em Monte Verde, ideal para o almoço.
Endereço: Av. Monte Verde.
Filial da famosa pastelaria de Campos do Jordão, o ambiente é simples e oferece um cardápio com diversos sabores. Os pastéis são enormes e com recheio razoável.
Endereço: Rua Rolinha, 40.
A cervejaria mais famosa de Monte Verde. O cardápio conta com diversos tipos de cervejas que são produzidas artesanalmente e alguns petiscos típicos da Alemanha, como as salsichas. Os garçons e funcionários vestem-se com roupas típicas germânicas e a decoração também é toda alemã. Um dos detalhes mais interessantes é que no andar de cima da cervejaria existe uma parede de vidro onde os clientes podem observar a pequena fábrica onde são produzidas as cervejas.
Endereço: Av. Sol Nascente, 1370.
Um dos mais tradicionais restaurantes de Monte Verde. A comida típica caipira mineira é muito boa. O ambiente é bem acolhedor, todo decorado com objetos antigos, lembrando um casarão de fazenda. Algumas mesas de madeira são na verdade antigos carros de boi. Para completar a caracterização do restaurante, um barril de cachaça com diversas canequinhas fica disponível para os clientes e todas as outras bebidas são servidas em copos de alumínio.
Endereço: Av. Monte Verde ao lado da Casa do Pão de Queijo.
À noite o bar faz sucesso com a música ao vivo. Os concorrentes que também tocam música ao vivo são o bar localizado na beira do rio, na Av. Monte Verde, e o outro na esquina da Av. Monte Verde com a rua Bem te Vi.
Endereço: Av. Monte Verde – próximo ao Bradesco.
Restaurante pequeno e muito aconchegante, ideal para um almoço ou jantar a dois.
Endereço: Av. Monte Verde.
O lugar ocupa uma esquina da Av. Monte Verde e tem o ambiente agradável, com um cardápio parecido com os outros restaurantes.
Desembarcamos no aeroporto de Guarulhos-SP, alugamos um carro e fomos direto para Monte Verde. Chegamos lá por volta das 23h. Seguindo em frente, logo após o portal de entrada da cidade, já chegamos à rua principal. O movimento nesse horário já estava bem tranquilo.
Como estávamos famintos, paramos na Adega do Chicão, restaurante que já havíamos visto comentários positivos. Como estava muito frio, pedimos uma sopa no pão deliciosa. Para fechar a noite, pedimos um vinho quente que veio em uma caneca com uma colher para pescar os morangos que estavam mergulhados ali dentro.
Antes da viagem, havíamos consultado o tempo em Monte Verde. Para nós, a média de 24 graus não exigia muitas roupas de frio, mas estávamos enganados! Mesmo com temperatura agradável durante o dia, a noite esfria bastante e, por isso, blusa e sapato fechado são itens indispensáveis.
Depois do restaurante, fomos em direção à pousada Pinho Verde que nos surpreendeu bastante. A pousadinha, simples, porém aconchegante, tem alguns chalés para casal, em estilo alpino, enfileirados em um terreno íngreme, todo gramado e com uma piscina no meio. Todos os chalés parecem novos e são muito bem cuidados.
Entrando no chalé, uma cama grande, com cobertores e edredons suficientes para ninguém passar frio, uma lareira ao lado da cama, frigobar, TV, uma mesinha e alguns objetos de decoração. O banheiro, com aquecimento a gás, também era muito bom. Simples, bonito e agradável, o lugar era tudo que precisávamos para uma boa estadia.
Acordamos por volta das 9h e o dia estava lindo. Pela manhã, conseguimos ver melhor o capricho da pousada com os diversos pinheirinhos bem cuidados, grama aparada e chalés charmosinhos. Fomos tomar café e, claro, como toda boa hospedagem mineira, essa não foi diferente e ofereceu um café da manhã simples mas muito gostoso com direito a pão de queijo e bolo caseiro.
Após o café, saímos rumo às trilhas no alto dos morros de Monte Verde. Para chegar de carro, a primeira dificuldade é enfrentar as ruas de terra e pedra, com subidas íngremes. Passada essa fase, chegamos a um ponto de apoio, espécie de estacionamento pago e sem muita infraestrutura. Você também tem a opção de deixar o carro estacionado um pouco antes para não precisar pagar o estacionamento. Aproveitamos para comprar mais duas garrafas de água e começamos a trilha.
Fomos até a Pedra Redonda (trilha considerada mais fácil) e até o meio do caminho da trilha Chapéu do Bispo. Lemos em alguns lugares que as trilhas eram de fácil acesso. Vimos até crianças com os pais e senhores mais velhos tentando fazer a trilha, mas a dificuldade era grande. Os caminhos são de difícil acesso, com muitas subidas e requer um certo preparo físico. Vimos algumas pessoas desistindo no meio do caminho.
O visual é bonito, mas só vá se você estiver vestido adequadamente e gostar de trekking. Do contrário, não perca seu tempo. Além disso, apesar da taxa paga para o ponto de apoio do estacionamento, não vimos no caminho nenhuma placa indicativa com informações sobre a trilha – o que ajudaria muito!
Saindo de lá fomos direto para um dos mais famosos restaurantes da região, o Galinha da Roça, bem na entrada da cidade. Após nos fartarmos com um almoço tradicional mineiro, seguimos pela Av Monte Verde e paramos no Rancho do Caipira, uma das diversas lojinhas que vendem guloseimas típicas. Lá compramos um vinho fabricado na região (Campino), doces e queijos.
Continuamos nossa tarde calórica passeando pelas chocolaterias da cidade e provando as diversas marcas. Também experimentamos o chocolate quente da loja Montanhês (filial da loja de Campos do Jordão) que correspondeu totalmente às expectativas.
Em Monte Verde também existe uma filial do famoso Pastel do Maluf de Campos do Jordão, muito bom.
À noite decidimos ir para a cervejaria Fritz bem famosa em Monte Verde. Passamos o final da noite apreciando um belo chopp artesanal e contemplando o ambiente, o fundo musical e os funcionários, todos a caráter, combinando com o estilo alemão do lugar.
Em Monte Verde nada de acordar cedo. As próprias hospedagens começam a servir o café só por volta das 9h da manhã. Sendo assim, esse foi mais um dia que acordamos razoavelmente tarde. O dia começou com uma caminhada até o mirante do aeroporto. Fomos informados na pousada que o mirante estava fechado, mas mesmo assim saímos para conferir.
O caminho é curto e dá para ser feito a pé. Porém, o restaurante onde fica o mirante realmente estava fechado. Mesmo assim, curtimos o visual da rua mesmo, onde já é possível https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgirar a paisagem de Monte Verde. O aeroporto, ao lado do mirante, nada mais é que um terreno bem grande de terra, onde as pessoas podem inclusive contratar passeios panorâmicos. É uma oportunidade para conhecer Monte Verde do alto.
Saindo de lá fomos até a Roda d’água que fica próxima à entrada da cidade. Seguimos pelas ruas em busca de algumas fontes e cachoeira que estavam no mapa que pegamos no Posto de Informações Turísticas, mas só encontramos algumas bicas de água.
Para compensar, fomos almoçar no restaurante mineiro mais bem cotado da cidade: “O Caipira”. O ambiente é todo decorado lembrando um casarão de fazenda, a comida típica é deliciosa e as bebidas são servidas em canecas de alumínio.
Fomos degustar de sobremesa um apfelstrudel divino na chocolateria Gressoney, na esquina do conjunto de lojas Vila Europa. Aproveitamos que estávamos na Av. Monte Verde e saímos vasculhando as lojinhas com seus diversos artesanatos, entre eles sabonetes e artigos de inverno.
Compramos sabonetes e aromatizadores na “Aromas da Terra” e “Cantinho do Banho”. A loja Alpina também tem vários artigos de decoração com destaque para as canecas de aço esmaltado, peça bem retrô, em diversos tamanhos.
Outro lugar legal para compras é o mini shopping Celeiro, com diversas lojinhas de artesanato, decoração e uma cachaçaria com uma variedade enorme da bebida.
Para não faltar o chocolate do dia, paramos na chocolateria Silvestre e tomamos um delicioso chocolate quente cremoso (um dos melhores!).
O restante da tarde passamos na pousada descansando e aproveitando a piscina.
Fim de domingo, para jantar, fomos ao restaurante Dom Luiz. O ambiente é agradável, porém não tivemos muita sorte com nosso prato que foi servido um pouco frio. Já a sobremesa, Petit Gateau, estava no ponto!
Após o café saímos em direção à Av. Monte Verde e tivemos a impressão de estarmos em uma cidade fantasma. Tudo muito parado, sem movimento, lojas fechadas. É assim que Monte Verde fica no início da semana, fora de temporada. Por isso, a cidade é na medida certa para curtir um fim de semana, nada muito além disso. E claro, Monte Verde é ideal para os casais apaixonados que fazem do lugar um dos destinos oficiais de lua de mel.
Fomos até a Trilha do Pinheiro Velho. A entrada fica quase em frente à pizzaria La Scaciatta, na Av. Monte Verde. A trilha de fácil acesso e bem sinalizada passa ao lado de um riacho e no meio do caminho você pode observar a flora local, uma fonte de água potável e o pinheiro mais antigo de Monte Verde. O percurso, até a outra saída que fica próxima à Av. Monte Verde, tem por volta de 600 metros.
Para finalizar nossa viagem à Monte Verde, fomos almoçar no restaurante Pucci, com ambiente bem aconchegante e localizado próximo ao banco.
Além dos passeios que fizemos, Monte Verde oferece algumas outras atrações como passeio de quadriciclo, passeio a cavalo e patinação no gelo.
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.
Respostas de 13
Gostei muito do roteiro chic d+ de bom sor se Deus assim permitir em junho estarei fazendo minha turnê em Monte verde
Obrigado Josevaldo…você vai gostar muito sua viagem para Monte Verde. Boa viagem!
Legal o artigo, completo, muito útil. Com certeza a viagem a Monte verde serpá realmente mais aproveitável… Valeu
Oi Marcela, que bom que gostou do nosso roteiro em Monte Verde!
Um abraço e boa viagem!
Oi Marcela, que bom que gostou do nosso roteiro em Monte Verde!
Um abraço e boa viagem!
Oi Marcela, que bom que gostou do nosso roteiro em Monte Verde!
Um abraço e boa viagem!
Oi Marcela, que bom que gostou do nosso roteiro em Monte Verde!
Um abraço e boa viagem!
Oi Marcela, que bom que gostou do nosso roteiro em Monte Verde!
Um abraço e boa viagem!
Mais de um ano depois o seu post foi muito últil,vamos aproveitar melhor a nossa viagem,obrigada!
Mais de um ano depois o seu post foi muito últil,vamos aproveitar melhor a nossa viagem,obrigada!
Que bom que gostou Erina. Temos certeza que irá gostar mais ainda de Monte Verde!
Um abraço e boa viagem!
Caracol
Parabens pelo post. Procurei muito um roteiro assim com dicas e ate precos!!
Obrigada