Agendamento e Entrevista para o Visto Americano

capa-agendamento-entrevista-visto-americano1

Chegou a hora da etapa, que para muitos, é a mais difícil no processo para tirar o Visto Americano: a entrevista. Não podemos garantir 100% de aprovação, mas com as dicas que vamos dar você vai evitar muitos erros comuns e dar um passo gigantesco para conseguir o visto americano.

Esse post faz parte da série: Tirar o Visto Americano. Caso você tenha caído diretamente aqui, não deixe de conferir as outras partes aqui.

Mas antes de chegar na temida entrevista do visto, primeiro é necessário fazer o Agendamento no Consulado Americano.

Desde de 2012, o processo de entrevista para o visto foi dividido em duas partes presenciais. Na primeira você deve coletar as suas digitais no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) que são postos de atendimento específicos para esse fim. De acordo com a Embaixada Americana, a divisão por partes no processo de entrevista acontece para dar mais agilidade e impedir as longas filas e a demora como era comum em anos atrás.

No nosso post anterior, falamos tudo sobre o preenchimento do formulário DS-160. No final do processo foi emitido uma guia para pagamento da taxa para tirar o visto americano. Agora, vamos falar sobre as etapas de agendamento da entrevista:

 

Criando Usuário no site do Consulado

 

Como explicado no post inicial da série Como Tirar o Visto Americano, todo solicitante deve pagar o valor de 160 dólares, que é a taxa para tirar o visto.

Você deverá realizar esse pagamento após o preenchimento do formulário DS-160 e antes de fazer o agendamento da entrevista. Caso você ainda não tenha feito o preenchimento do formulário, pare tudo agora e vá para nosso post exclusivo com o Passo a Passo de preenchimento do formulário DS-160. Concluída essa etapa, siga os passos abaixo:

 

 

  • Clique em “Criar uma Nova Conta”;

 

 

  • Selecione “Completei o formulário de solicitação para o Visto Americano de Não Imigrante (DS-160) e preciso solicitar o visto.” e clique em “Continuar”;

 

 

  • Informe seus dados pessoais e clique em “Criar Conta”.

 

 

Dica: Assim como no formulário DS-160, não inclua acentuação pois não será permitido.

  • Preste bastante atenção para preencher os dados corretamente com o número do DS-160 e número do seu Passaporte. Clique em “Criar Solicitante”;

 

 

  • Será apresentado a Revisão dos Dados;

 

 

  • Você poderá incluir outros solicitantes.

 

 

Definindo o método de entrega da Documentação

  • Clique no botão “Continuar” para definir o Local de Entrega dos seus documentos após a entrevista do visto no CASV e Consulado;

 

 

  • Você pode optar para retirar o documento no CASV ou mandar entregar na sua residência. Como já está incluído no valor da taxa, que não saiu barato, a melhor opção é escolher a entrega na sua residência ou endereço comercial;

 

 

  • Preencha com os dados solicitados e clique em “Fornecer endereço”.

 

Pagando a Taxa do Visto Americano

 

  • Na Página de “Resumo do Solicitante”, Clique em Continuar novamente;
  • Escolha o método de pagamento. Lembramos que a taxa é de 160 dólares e, conforme a cotação do dólar, será efetuado uma conversão em reais. Também é demonstrado uma tabela com as primeiras datas disponíveis para agendamento nos Consulados Americanos.

 

 

  • A melhor opção é o pagamento via Cartão de Crédito Internacional pois o pagamento é confirmado na hora e já te leva para página de agendamento. Informe os dados e clique em “Realizar pagamento”.

 

 

  • Caso deseja efetuar o pagamento em dinheiro, faça o download das instruções. Será emitido um boleto do Citibank onde você poderá efetuar o pagamento em algum Banco ou Casa Lotérica.

 

 

Agendando sua Entrevista

 

  • Se você optou por pagar via boleto, acesse novamente o site e faça o seu login;

 

 

  • Leva pelo menos dois dias úteis para reconhecer o pagamento do boleto. Veja o status na página de Resumo. Caso tenha reconhecido o seu pagamento, clique em Continuar;

 

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

 

  • Se você optou por pagar via Cartão de Crédito Internacional, após o pagamento você será encaminhado diretamente para a página de Agendamento;

 

 

  • Atenção: Esta etapa do agendamento da entrevista para o visto americano pode ser um pouco confusa. No site para agendamento é apresentado primeiro o agendamento no Consulado Americano (lado esquerdo) e depois o agendamento no CASV (lado direito). Entretanto, você deverá marcar uma data primeiro para o CASV e só 1 dia depois (ou 2, 3, 4 dias ou quanto dias você quiser) marcar no Consulado Americano;
  • Em algumas regiões como Brasília e Recife, é possível agendar os dois para o mesmo dia. Mesmo assim fique atento quanto aos horários para não perder o agendamento da entrevista no Consulado Americano;
  • Lembre-se: No CASV será feita a coleta dos dados biométricos e foto digital, enquanto que no Consulado Americano é realizado a entrevista;
  • Selecione as Datas disponiveis em Azul e depois um Horário de sua escolha e clique em “Realizar agendamento”;
  • Caso tenha dado tudo certo, será apresentada a tela abaixo:

 

 

  • Você receberá um e-mail de confirmação. Imprima e guarde a confirmação com os outros documentos. Lembre-se que para a entrevista do visto americano, além dessa confirmação do agendamento, você também deve levar o seu passaporte e a confirmação do formulário DS-160;
  • Caso falte algum desses documentos, não será possível nem entrar no Consulado Americano;
  • Na página de Resumo do Solicitante, o statos atual deverá ser “Comparecer ao agendamento” e abaixo as datas agendadas para o CASV e para o Consulado Americano;

 

 

Abaixo você pode ver um exemplo da confirmação que deverá ser impressa e levada com você no dia de comparecimento no CASV:

 

 

Ufa, agora vamos para a entrevista!

 

A Entrevista do visto americano Parte 1: CASV

 

Na verdade, no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) você não irá realizar uma entrevista mas sim a coleta de seus dados biométricos e de fotografia digital. É bem tranquilo;

Atualmente existem esses Centros nas cidades de de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. Veja abaixo a lista dos endereços:

 

Belo Horizonte Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Belo Horizonte- MG 30150-330
Brasília Venâncio 2000 SCS, Quadra 8, Bloco B South Commercial Sector
Brasilia, DF 70333-900
Recife Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
Recife- PE 51110-130
Rio de Janeiro Lagoa Corporate – R. Humaitá, 275- Humaitá
Rio de Janeiro- RJ 22261-001
São Paulo Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000
São Paulo Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
São Paulo- SP 05455-000
Porto Alegre Av. Carlos Gomes, 1501 – Tres Figueiras
Porto Alegre- RS 90480-005

Horário de atendimetno dos CASVs:

  • Segunda a sexta-feira: 7h às 18h;
  • Domingo: 13h às 18h;
  • Não funciona aos sábados.

 

Atualmente as cidades de Recife, Brasília e Rio de Janeiro é possível agendar o atendimento no CASV com a entrevista no Consulado Americano no mesmo dia. Para as demais cidades, você deve marcar a entrevista com pelo menos 1 dia após o CASV, conforme explicado neste mesmo post mais acima.

Para o CASV não há necessidade de levar todos os documentos explicados neste post aqui , mas fique atento para levar o essencial abaixo:

  • Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos;
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (no caso de renovação);
  • Página de confirmação do formulário DS-160;
  • Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressas.

 

ATENÇÃO:

  • No dia agendado para o CASV, não leve bolsas e mochilas pois não é permitido a entrada com estes pertences. Se levar, vai ter que deixar no carro ou em algum “guarda volume” de terceiros e pagar por volta de R$ 10 reais. No CASV não há guarda volume “oficial”.
  • Apesar disso, não se esqueça do comprovante de agendamento, o comprovante de pagamento da taxa e o seu passaporte em uma pasta, de preferência. Caso não leve, você não vai conseguir nem ao menos entrar no CASV.
  • Chegue pelo menos com 30 minutos de antecedência.

 

A Entrevista do visto americano Parte 2: Consulado Americano

 

No dia agendado da entrevista no consulado americano leve a página de confirmação do formulário DS-160, seu passaporte e os documentos que já listamos nesse outro post.

Lembrando que você só poderá comparecer à entrevista após ter agendado a data, conforme já explicamos neste post, e ter comparecido no CASV para a coleta de dados biométricos e foto.

Somente é permitida a entrada de uma bolsa pequena. Não é permitido aparelhos eletrônicos, fones de ouvidos e qualquer objeto metálico como tesouras e alicates. Assim como no aeroporto, você passará por detectores de metais.

Assim como no CASV, no Consulado Americano normalmente há guarda volumes e estacionamento de terceiros (não oficial) para guardar seus pertences e seu carro por um preço geralmente bem salgado.

Todo o processo dura em média 2 horas, um pouco para mais ou menos dependendo da quantidade de pessoas agendadas para aquele dia.

Levando a recomendação do próprio Consulado, não leve passagens e reservas de hotés dos Estados Unidos, conforme explicamos no post sobre o preenchimento do formulário DS-160. Pode passar a impressão errada que você tem a certeza que seu visto será aprovado.

Algumas perguntas que poderão aparecer (pode ter muito mais, a quantidade e o tipo de perguntas na entrevista varia muito):

  • Você já esteve nos Estados Unidos?
  • Qual o seu destino nos Estados Unidos?
  • Quantos dias pretende ficar?
  • Já viajou para fora do Brasil?
  • O que você faz no Brasil?

 

Fique tranquilo e responda apenas o que te perguntarem e apenas mostre os documentos que também te solicitarem. Nada a mais, nada a menos.

Após a entrevista, o agente do consulado irá determinar se seu visto foi aprovado ou não. Seu passaporte ficará com eles e será devolvido juntamente com o visto colado em uma folha do passaporte no endereço indicado no formulário de agendamento (já falamos sobre isso neste mesmo post mais acima). O prazo médio de entrega é de 7 dias úteis a partir da data da entrevista no Consulado Americano.

VITÓRIA! Finalmente você venceu a batalha do Visto Americano e poderá já planejar a sua tão sonhada viagem aos Estados Unidos.

 

Veja também:

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.

Gostou do post? Então assine grátis nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

 

[BÔNUS] 4 Dicas para uma Viagem Inteligente

  1. Faça um Seguro Viagem: Por favor, não faça uma viagem internacional sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos um dia de internação custa uma pequena fortuna. Já me salvou mais de uma vez!! Faça uma cotação online  com nossa parceira Mondial e ganhe descontos reservando pelo nosso link.

  2. Alugue um CARRO: A gente ama uma roadtrip. Para não pagar IOF e ainda poder parcelar, fazemos cotação online através da RentCars que busca os melhores preços entre diversas locadoras no Brasil e no mundo com total segurança.

  3. Reserve a Hospedagem: Somos praticamente sócios do Booking.com . São centenas de reservas já feitas sem nunca ter tido problemas. São milhões de opções de hospedagem no Brasil e ao redor do mundo para todos os gostos e bolsos. O melhor é que a maioria tem cancelamento grátis! Reserve Agora!

  4. Use o Celular no Exterior: Praticamente impossível ficarmos desconectados hoje em dia seja para falar com amigos e familares seja para buscar informações, usar o google maps ou o tradutor em uma viagem internacional. Quer mais comodidade do que já sair do Brasil com o seu Chip Internacional funcionando no seu celular? A Travel Mobile é nossa parceira e já usamos em diversos países.