Comprar passagens Aéreas Baratas – O Guia Definitivo

passagens-aereas-baratas-dicas

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos é como economizar na compra de passagens aéreas:

“Olá Carla e Erval, eu quero viajar para o lugar X mas os voos são muito caros! O que eu faço?”

Ouvimos isso muitas vezes, seja dos nossos leitores ou de amigos mais próximos. E como essa é uma dúvida muito comum, resolvemos fazer esse post para ensinar como você pode economizar no seu próximo voo.

Altos impostos, aumento da inflação e principalmente a recente disparada do dólar fizeram com que as companhias aéreas revessem suas estratégias e isso se reflete no aumento das tarifas aéreas.

As ofertas de passagens aéreas baratas é restrita a poucas promoções que acontecem em um curto espaço de tempo, somente para alguns trechos e com várias restrições de dias e horários.

As passagens aéreas são, provavelmente, a maior despesa que um viajante tem na maioria das viagens e qualquer alteração nesse componente se reflete na disposição das pessoas em viajar mais ou menos.

Encontrar uma passagem aérea barata e poder economizar nosso precioso dinheiro é a mesma coisa que aproveitar melhor nossa viagem.

Mesmo não sendo tão abundante como no passado, ainda existem muitas maneiras de economizar. Abaixo listamos as técnicas que nós mesmos utilizamos e que muitos outros especialistas de viagens também usam na hora de comprar passagens aéreas baratas:

 

Como conseguir os melhores preços de passagens aéreas disponíveis e fora de promoção

 

Acredito que a maioria das pessoas conhece os Melhores Destinos e sua estratégia de divulgar as promoções de passagens aéreas. É um bom site que já ajudou muitas pessoas a viajar.

Mas você já percebeu que muitas vezes quando viu aquela promoção fantástica de passagens aéreas, na hora de procurar a data para suas férias já marcadas ou datas que você desejava, a passagem estava bem mais cara do que o valor divulgado?

Consultando esse tipo de promoção, nem sempre é possível conseguir o melhor preço de passagem na data que a gente quer. Nesse caso, existem algumas dicas valiosas para você que já tem uma data certa para viajar, seja em voos nacionais ou internacionais, e deseja economizar na passagem aérea.

 

Como saber se uma passagem aérea está REALMENTE em promoção?

 

Você e sua namorada desejam muito ir para Santiago do Chile para esquiar no Valle Nevado ou ainda conhecer as paisagens alucinantes do Deserto do Atacama.

Você decidi tirar suas férias e ir para o Chile em setembro e ao pesquisar encontra a passagem por R$ 500 reais ida e volta com o alerta que há apenas 2 lugares disponíveis.

O desespero bate e você fica em dúvida se está diante de uma promoção ou não. Acessa o Melhores Destinos e não encontra nada. Bate aquela dúvida de comprar na hora ou deixar para mais tarde até surgir uma super promoção. Será que essa passagem aérea está realmente barata?

Existe uma ferramenta no site Decolar.com que pode te ajudar. Você vai fazer o seguinte: acesse o site e defina sua origem e destino. Pode incluir qualquer data. No resultado da pesquisa, acesse a aba “Evolução de Preços”. Lá você poderá conferir o preço da passagem ao longo do ano e confirmar se a passagem encontrada está realmente mais barata ou não.

Abaixo temos uma tabela com os preços, digamos normais, das passagens aéreas para os destinos mais comuns. Confira:

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

 

Melhores Estratégias para Comprar Passagens Aéreas Baratas

 

1. Compre com Antecedência

 

Existe um tempo certo para você encontrar as passagens aéreas com a melhor relação custo x benefício, ou seja, existe uma regra que, se você seguir, muito provavelmente encontrará os melhores preços para comprar sua passagem aérea. Isso só vale se você já tiver uma data definida para viajar.

Esse momento vale para fora das promoções e você deve ficar pesquisando para confirmar se o valor está realmente mais baixo ou mais caro:

 

Passagens Aéreas Nacionais
  • Baixa Temporada: de 25 a 40 dias antes da viagem.
  • Alta Temporada: de 60 a 90 dias antes da viagem.

 

Passagens Aéreas Internacionais
  •  Baixa Temporada: de 30 a 60 dias
  • Alta Temporada: de 60 a 120 dias

 

2. Seja Flexível

 

Uma coisa é certa: se você tem mais disponibilidade de datas vai conseguir, com certeza, passagens aéreas bem mais baratas do que aqueles que tem uma data fixa para viajar.

Isso porque dependendo do destino e da época, pode acontecer que as viagens partindo de quinta, por exemplo, sejam mais baratas do que na segunda ou no sábado.

Na hora da pesquisa nos sites que já comentados mais acima, há opções para você conferir o preço três dias antes ou três dias depois ou muitas vezes do mês completo. Assim, você conseguirá com facilidade identificar os melhores dias para viajar naquele mês pretendido.

O certo também é que conforme a lei da oferta e procura, viajar na sexta e voltar no domingo na maioria das vezes será mais caro que nos outros dias. Muitas pessoas viajam nesses dias da semana para reencontrar a família, ir em algum evento especial e isso infla os preços.

Para quem pretende realizar uma viagem internacional, na mesma linha do ser flexível é você procurar por passagens aéreas viajando de madrugada. Muitas pessoas estão descobrindo essa nova vantagem. Além de preços mais em conta, você conseguirá ir tranquilo para o aeroporto e não precisa se preocupar com o trânsito caótico em certos horários.

 

3. Utilize os Sites que Comparam Preços de Passagens Aéreas

 

Antigamente quem precisava comparar preços em diversas companhias aéreas tinha duas opções: ou recorria à central de atendimento de cada companhia aérea ou utilizava o serviço de um agente de viagens para fazer a pesquisa.

Já atualmente proliferam-se os sites buscadores de passagens aéreas baratas que fazem de tudo para você utilizá-los e encontrar a melhor passagem para o seu bolso.

Os mais famosos e que utilizamos com frequência são o SkyscannerDecolar e Kayak. Ultimamente também utilizamos os serviços do Expedia e do Momondo.

Não se engane, nem todos eles são iguais. Por incrível que pareça já aconteceu de aparecer além de preços diferentes, horários de vôos que nem apareciam nas próprias companhias aéreas. Incrível.

Há também recursos diferentes entre um e outro. Por exemplo, o Kayak e Decolar possuem a opção de cotar passagem por múltiplas cidades, ou seja, você visita várias cidades ou até países e paga apenas uma passagem ou apenas um pouco mais. Vale muito a pena! Falamos um pouquinho mais sobre isso em nosso Ebook gratuito com 7 Segredos para Viajar Melhor e Mais Barato.

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

 

Já o Skyscanner não tem essa opção porém tem o super Alerta de Preço que te permite cadastrar um trecho e receber alertas quando o valor da passagem sobe ou diminui de preço.

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

 

4. Ative os Alertas de Preços de Passagens Aéreas

 

Alguns sites indicados acima possuem uma ferramenta excelente chamada Alerta de Passagens. Ela pode variar um pouco entre cada site mas funciona basicamente assim:

  • Você define a origem e destino da passagem;
  • Você define a data ou mês que pretende viajar;
  • Você cadastra um e-mail para receber as notificações de mudança de preço;

No Skyscanner por exemplo você recebe qualquer variação do preço, tanto se a passagem subir como também se ela diminuir de preço e o envio de e-mail é diário.

Já no Decolar você pode definir em receber um alerta apenas quando o preço da passagem atingir um valor especificado. Assim, pelo menos você não vai lotar sua caixa de mensagens.

 

5. Procure passagens baratas às Terças-Feiras

 

Está comprovado por meio de vários estudos que às terças-feiras no período da tarde é grande a chance de você encontrar passagens aéreas mais baratas.

Nós mesmos, antigamente, não acreditávamos nessa afirmação até acompanhar o preço de passagens aéreas para o Peru por diversos dias e realmente ter encontrado preços mais baratos na terça.

Normalmente não são as superpromoções, mas são valores realmente mais baixos e que você não fica dependente dos limitadíssimos assentos que são disponibilizados naquelas promoções de final de semana.

 

6. Acompanhe Blogs e Apps que divulgam Promoções de Passagens Aéreas

 

Há um certo tempo já está uma febre para quem viaja constantemente acompanhar blogs que anunciam promoções das empresas aéreas. Blogs como Melhores Destinos acompanham a evolução dos preços e recebem em primeira mão as Promoções de Passagens lançadas por diversas empresas tanto nacionais quanto internacionais.

O problema é que nessas promoções as ofertas são limitadas ou cheias de pegadinhas e você precisa ficar ligado para não comprar gato por lebre.

Também é imprescindível que você já saiba para onde quer ir e ter uma noção do preço da passagem para saber se a promoção realmente é válida.

Como esses blogs são acompanhados por milhares de pessoas é necessário se diferenciar para chegar primeiro e não ficar frustrado em perder aquela passagem baratíssima:

  • Baixe o app do Melhores Destinos e ative as notificações: É a certeza que você será um dos primeiros a receber a informação e poderá decidir aproveitar ou não a promoção;
  • Acompanhe outros blogs: Não é só o Melhores Destinos que anunciam promoções, hoje já existem outros blogs que também fazem isso como o Passagens Imperdíveis que muitas vezes encontram promoções que ainda não foram anunciados em outros blogs.

 

7. Utilize o Google Flights para encontrar Passagens Aéreas

 

A Google é uma das maiores empresas de Tecnologia e libera diversos produtos fantásticos que os viajantes utilizam. O Google Maps e o Street View são alguns deles. Por isso, quando é anunciado uma nova ferramenta é melhor ficar ligado.

O Google Flights (ou Google Voos em português) é a mais nova empreitada da empresa. De maneira muito rápida é possível fazer uma busca por passagens aéreas e encontrar diversas opções.

Para quem já utiliza os pesquisadores de preços, o Google Flights funciona quase da mesma forma porém em um nível muito acima. Uma vantagem é que os preços exibidos já incluem tudo, ou seja, possuem as taxas de embarque e impostos. Com isso você não será surpreendido, por exemplo, com uma passagem barata para Buenos Aires onde no final da compra vai descobrir que o valor total que vai pagar é de quase o dobro do valor inicial (isso porque a taxa de embarque é muito alta).

Como já é comum nos produtos da Google, o serviço é totalmente gratuito e você não precisará pagar nenhuma taxa pelo serviço diferente do que ocorre com Decolar e Expedia por exemplo.

Faremos um guia completo em vídeo para utilizar a ferramenta, fique ligado.

 

As 7 Melhores Dicas para Comprar Passagens Aéreas Baratas

 

1. Utilize a Janela Anônima do Navegador

 

Não sei se já aconteceu com você mas comigo já e isso me irritou inúmeras vezes. Você consulta a passagem para algum destino, encontra um preço até razoavelmente bom mas decide não comprar naquele momento. Após algumas horas, ou mesmo minutos, você entra novamente no site decidido a comprar a passagem e de repente o preço aumentou “sem mais nem menos”.

Você quer bater com a cabeça na parede…rsrs, sai do site, pesquisa novamente, deixa novamente para um pouco mais tarde e nada.

Será que realmente você teve má sorte? Acho que não…

A missão das empresas aéreas é vender todos os assentos, pois cada lugar vazio é um prejuízo para a empresa. Então, quando você pesquisa por voos, o site tenta te oferecer a melhor passagem daquele momento. Mas se a empresa sabe que você vai viajar de qualquer jeito, pra que te vender mais barato? Para saber se você realmente quer viajar para aquele destino, as empresas utilizam os cookies instalados em seu navegador e conseguem descobrir seu histórico de pesquisas e preferências.

Se você está fazendo muitas pesquisas a empresa vai saber. Mas existe uma solução para isso. Para você tentar evitar essa tragédia utilize a opção no seu navegador com janela anônima ou private. Com essa técnica, as suas preferências não ficarão gravadas quando você fechar a janela para pesquisar novamente mais tarde e será como se sempre você estivesse fazendo a pesquisa pela primeira vez.

 

2. Compre Passagens Aéreas para voar de Madrugada

 

Aqui também vale a lei da oferta e da procura. Todo mundo quer voar na sexta-feira entre 17h00 e 22h00 logo após sair do trabalho. Mas além de provavelmente pegar um certo trânsito para chegar ao aeroporto você vai acabar pagando mais caro nas passagens aéreas.

Por isso, principalmente para voos internacionais e para empresas como Copa e Avianca, é cada vez mais comum a oferta de voos durante a madrugada. Além da passagem ser mais barata, você não terá estresse com trânsito e ainda poderá tirar uma bela soneca durante o trajeto.

 

3. Se cadastre em um programa de milhas das companhias aéreas

 

É incrível como existem tantas pessoas que perdem milhas acumuladas no cartão de crédito e que, apesar de comprar passagens aéreas com frequência, não aproveitam para comprá-las praticamente de graça!

Se você está aqui lendo esse post é porque deseja economizar em suas passagens aéreas, por isso, você DEVE se cadastrar nos principais programas de milhagens como Smiles, Tam Fidelidade, Amigo e Tudo Azul que são nacionais.

Depois, procure saber com o seu banco os melhores cartões para acumular milhas e de tempos em tempos não se esqueça de transferir seus pontos para algum dos programa de milhagem que falamos acima. Você vai perceber que vai conseguir uma passagem aérea nacional ou mesmo internacional para a América do Sul pelo menos uma vez por ano.

A gente vai conversar muito sobre milhas aéreas em outros posts e vídeos, fique ligado!

 

4. Procure por uma empresa Low Cost no seu roteiro

 

No Brasil infelizmente ainda não é possível economizar muito como nos EUA, Europa e até mesmo na Asia onde companhias de baixo custo (Low Cost) permitem comprar passagens aéreas por até 5 euros. Isso mesmo, 5 euros. Isso é normal acontecer, por exemplo, com a Ryanair, uma das empresas Low Cost mais famosas da Europa e que sempre faz algumas superpromoções de passagens.

Outros exemplos de companhias são a Vueling também na Europa, a Spirit nos EUA e a AirAsia na Malásia.

Claro que você deve ficar atento às regras de cada empresa pois elas impõe algumas limitações para conseguir preços tão incríveis. Por exemplo:

  • Bagagem: Normalmente para bagagem de mão não há qualquer taxa mas se você pretende despachar, com certeza irá pagar um valor adicional. Mesmo para bagagem de mão, tome muito cuidado pois as empresas são rigorosas quanto às medidas e preços.
  • Horário: Para manter preços baixos, as empresas seguem uma logística muito boa e por isso não costumam atrasar e fecham o voo exatamente no horário informado. Chegue com antecedência.
  • Reembolso: Caso você perca o voo ou mesmo queira remarcar, a taxa para isso será tão alta que será mais vantajoso comprar outra passagem.

 

5. Se inscreva na newsletter das Companhias Aéreas

 

Sei, também não gosto de ficar recebendo propaganda quase todo dia. Mas neste caso é por uma boa razão.

Muitas vezes as empresas lançam promoção de passagens aéreas primeiramente para quem está cadastrado em suas listas de e-mail antes de aparecer em propagandas e grandes portais de notícias.

É sua chance de comprar aquela passagem em promoção antes da avalanche de pessoas correndo após verem, por exemplo, a oferta sendo divulgada no Melhores Destinos.

Se você já tem um destino definido e sabe quais empresas fazem aquele trajeto, cadastre apenas nelas e quando conseguir sua passagem saia da lista e pare de receber toda propaganda indesejada.

 

6. Utilize os serviços de um bom Agente de Viagens

 

Alguns dizem que o serviço de uma agência de viagem ou de um agende de viagens está em extinção. Isso pode até ser verdade daqui a alguns anos mas ainda hoje eles muitas vezes tem acesso às tarifas que nós, meros mortais, ainda não temos.

Por isso, procure alguma indicação de um Agente de Viagens e após sua pesquisa nas táticas acima, ligue ou envie um e-mail para ele e pergunte se é possível cobrir o preço. Algumas vezes será possível, outras não.

 

7. Outras dicas rápidas para comprar passagens aéreas realmente baratas

 

  • Março é o mês mais barato para viajar;
  • Ao contrário, Janeiro e Julho são os mais caros;
  • Se não estiver com muita pressa, procure trechos com conexão. Eles são mais baratos
  • É estudante e possui a carteira ISIC? Compre passagem aérea mais barata através do STA Travel,

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.

 

Gostou do post? Então assine grátis nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades doILoveTrip.

Hospedagem Ingresso Seguro Carros Smartphone Passeios