Lion Park Joanesburgo: porque NÃO vale a pena visitar esse parque

Leão Lion Park Joanesburgo Africa
Fonte: Lion Park

O Lion Park é um dos principais pontos turísticos de Joanesburgo. O parque fica bem perto da cidade, a cerca de 25 km do distrito de Sandton, o que facilita o acesso dos turistas que visitam Joanesburgo.

Um dos objetivos mais característicos de quem viaja para a África do Sul é ficar mais próximo dos animais, em especial dos grandes animais como os leões. Acontece que os parques de safáris como o Kruger Park ficam bem distantes de Joanesburgo e de outras grandes cidades da África do Sul. E é por isso que o Lion Park é tão famoso.

Além do parque estar bem próximo da cidade, ele exibe muitos leões e sabe fazer uma ótima propaganda para atrair os turistas. Por isso o Lion Park virou uma atração imperdível para quem visita Joanesburgo.

Mas será que é imperdível mesmo? Continue lendo o texto e tire suas próprias conclusões.

>> Não Perca << encontre as melhores ofertas para RESERVAR seu HOTEL em Joanesburgo!

Lion Park – como é o passeio

O Lion Park está dividido principalmente em duas áreas. Na primeira você faz um passeio caminhando em um espaço onde existem só herbívoros como gnus, zebras e girafas.

A atração principal, e para mim a mais divertida, é a alimentação das girafas. Você compra um saquinho de ração, sobe em uma plataforma e pode alimentar as girafas com a mão.

Nesse espaço você também encontra a atração principal do parque que atrai a maioria dos turistas: visitar a creche de leõezinhos. Por sua conta e risco você entra em uma jaula pequena com vários filhotes, pode acariciá-los e tirar fotos. Com você também entram outros visitantes fazendo a mesma coisa. A fila costuma ser grande e a “creche” sempre está cheia de turistas.

A outra área do Lion Park você pode visitar com carro próprio (pagando uma taxa extra) ou com o carro do parque acompanhado por um guia. Nesse espaço existem muitos leões, alguns cercados em grandes espaços, por isso não é difícil chegar perto deles com o carro.

Porque não vale a pena visitar o Lion Park

Sempre gostei de zoológicos e pensei que na África do Sul a experiência seria como visitar um grande zoológico. Mal sabia eu que iria gostar tanto dos safáris e que nunca mais iria ver os zoológicos com os mesmos olhos.

Fazer um safári de verdade é você entrar em um mundo que não existe mais. Em um espaço  gigantesco se misturam animais de todos os tipos. Herbívoros e predadores vivem juntos no seu habitat natural, sem quase nenhuma interferência humana. Você tem a possibilidade de observá-los bem de perto naturalmente, sem tocar ou interferir. É uma experiência maravilhosa!

Kruger Park Safari África
Girafa solta e atravessando tranquilamente uma rua no Kruger Park

No Lion Park a história é bem diferente. Os animais são separados e não ficam totalmente livres. Na verdade, eles ficam cercados em grandes espaços e muitos deles ainda ficam em jaulas.

Outra diferença do Lion Park é que os animais não caçam a própria comida, eles são alimentados. Com isso já dá para perceber que o Lion Park não é bem um safári de verdade, ele se assemelha mais com um zoológico.

>>Planeje sua viagem << entenda por que o SEGURO VIAGEM é NECESSÁRIO e CONTRATE o SEU com DESCONTO!

Muitas pessoas também visitam o Lion Park em Joanesburgo para ter contato com os filhotes de leões na atração chamada Lion Cubs. Em um primeiro momento é muito legal pensar em um passeio assim, só que você tem que saber que na vida selvagem os filhotes de leões ficam até a vida adulta ao lado das mães.

Imagine como é cruel tirar esses filhotes das famílias para serem levados ao cativeiro só para saciar a vontade de turistas tirarem selfies e passar a mão neles? Isso estressaria qualquer um, imagina um animal selvagem!

Lions cub lion park Joanesburgo África
Meninos acariciando um baby leão (lions cub). Fonte: Lion Park

Depois de muitos protestos e questionamentos sobre as condições dos filhotes na creche de leões o Lion Park divulgou na imprensa que fechará essa atração.

O parque mudará para um local maior e  será mais voltado para as atividades de observação dos animais com o passeio de carro. As outras atrações continuam normalmente.

Veja matéria sobre o fim da atração que permiti que turistas entrem na jaula e acariciem os filhotes de leões

Para saber informações atualizadas sobre o Lion Park entre no site do parque.

E quando é que vale a pena visitar o Lion Park?

Na minha opinião, só vale a pena visitar o Lion Park ou qualquer outro zoológico na África do Sul se você não for visitar o Kruger ou alguma grande reserva de animais para safári. Apesar de estar distante de Joanesburgo, o Kruger Park é o maior e mais fantástico lugar para fazer safáris na África do Sul.

Você pode ver mais detalhes da nossa experiência na região do Kruger Park no post “Kruger Park : nosso roteiro e dicas essências para fazer um safári” (em breve!)

>> Dica << veja aqui as MELHORES OFERTAS e ALUGUE SEU CARRO em Joanesburgo!

Também vale a pena visitar o Lion Park se você tiver mais dias de viagem sobrando. Mas lembre-se, antes de visitar qualquer zoológico, procure informações sobre as condições de tratamento dos animais e pondere se vale a pena mesmo a visita.

A maioria dos lugares são comerciais e exploram muito os bichinhos. Depois de você fazer um safári de verdade na África do Sul e ver como é lindo observar os animais livres, você vai ter muito mais esse tipo de consciência.

Talvez também possa valer a pena uma visita ao Lion Park para ter mais interação com as girafas. Em outras reservas você consegue ver diversas girafas bem de perto, mas de dentro do carro sem poder alimentá-las. Mesmo assim, apesar de ser uma atração menos invasiva (as girafas são em sua maioria adultas e o contato é limitado por uma plataforma) também é um passeio a se ponderar.

Resumindo, além de ser necessária atenção com as regras de segurança, meu conselho é você optar pela visita a uma reserva mais autêntica, com diferentes animais livres no mesmo ambiente.

E, se mesmo assim você ainda quiser visitar o Lion Park ou outro zoológico na África do Sul, pondere sempre para evitar que a sua diversão não acabe alimentando uma indústria de exploração de animais.

É seguro visitar o Lion Park?

É seguro, mas você deve obedecer todas as regras de segurança. Esse alerta vale tanto para o Lion Park como para qualquer outro safári na África do Sul.

Em junho de 2015 uma turista deixou o vidro do carro aberto e foi atacada por uma leoa dentro do Lion Park. A notícia foi divulgada em vários canais de comunicação no mundo todo.

Esse é o tipo de fatalidade que pode acontecer em qualquer parque com predadores caso os visitantes não respeitem as regras de segurança.  Se você seguir as recomendações não tem problema, por isso fica o alerta!

Quando você entra nas reservas de safáris na África do Sul, você se sente como se estivesse entrando na casa dos animais. Na minha visita ao Kruger Park, por exemplo, vi girafas atravessando a estrada junto com famílias de elefantes bebendo água no lago ao lado, onde também mergulhavam hipopótamos, enquanto zebras e gnus corriam saltitantes para todos os cantos.

Sem contar tantos e tantos outros bichos que vimos pelo caminho, como quando vimos uma família de hienas bem na beira da estrada literalmente tirando um ronco.

Mas saiba que seguindo as regras direitinho não tem problema. Dai é só aproveitar porque é uma experiência muito legal e completamente diferente da que você vai ter em um zoológico.

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.
 
Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

3 COMENTÁRIOS

  1. edinaldo ferreira santos

    oi tudo bem? qual o valor de entrada no Lion Park ?

    • Olá Edinaldo, não visitamos o Lion Park ..os motivos estão no post. Abraços

    • Boa tarde, Edinaldo! A entrada no lion Park é gratuita, lá você irá pagar para fazer as atividades que desejar. Por exemplo, para alimentar as girafas, você terá só que comprar um pacote de comida que custa 35 rands, já para fazer outro tipo de passeio lá dentro, não sei te dizer o valor, pois como passamos lá com o intuito de alimentar as girafas, só sei te dizer o valor desse. Espero ter ajudado.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui