Guarapari: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

o_que_fazer_em_guarapari_destaque

Guarapari é a principal cidade turística do Espírito Santo. É muita famosa graças as suas belezas naturais, como suas mais de 30 praias.

Turistas do mundo todo são atraídos devido as areias radioativas chamadas de monazíticas que possuem poder terapêutico, apesar de não ter sido comprovado cientificamente, fazem o maior sucesso.

Sem dúvida, é o lugar perfeito para quem adora sol e mar, a rede hoteleira na cidade é muito grande e atende a todos e a todos os bolsos.

Viagem a família, mochileiros, casais e aventureiros, vocês terão muita coisa para ver e fazer nessa cidade.

Possui aproximadamente 105 mil habitantes e se localiza a mais de 60 km de distância da capital Vitória. O clima na cidade é normal, no verão venta muito e em alguns picos altos da cidade podem chegar até mil metros.

Vamos conhecer um pouco desse paraíso praiano e incrível.

Guarapari: História, Hospedagem e Dicas de Lazer

História de Guarapari

Tradição e Cultura formam a História dessa cidade, o famoso Padre José de Anchieta foi o desbravador dessa terra.

Na época veio formar uma aldeia de índios para a catequização, o nome Guarapari é de origem indígena Guara– significa ave de pelagem vermelha, o guará, e Parim- armas que os índios usavam para caçar este animal.

Teve os nomes de Aldeia do Rio Verde, e Vila de Guaraparim quando foi vila e aldeia.O aniversário da cidade é comemorado no dia 19 de setembro.

Quando ir e como se locomover pela cidade

Você precisará no mínimo de 5 a 6 dias para conhecer a cidade e suas maravilhas, pois há muita coisa para ver e se fazer.

Os pontos turísticos históricos e culturais da cidade são próximos e você poderá fazer um tour pelo centro, no restante de dias divirta-se nas praias praticando atividades aquáticas e de ecoturismo.

Com clima quente e úmido, a cidade poderá ser visitada em qualquer época do ano, prática de mergulhos no litoral capixaba e exploração de naufrágios na região são imperdíveis.

A alta temporada na região começa entre dezembro e março, quando a cidade recebe milhares de turistas, se você quer praticar mergulho, dezembro e maio são os melhores meses porque as águas estão bem claras e você poderá ter mais visibilidade para enxergar a vida marinha.

Se for praticar surfe, qualquer época do ano é possível.

Como chegar em Guarapari

Se você estiver indo de avião, a sua opção é o Aeroporto de Vitória Eurico de Aguiar Salles, que fica a 64 km de distância, totalizando 1 hora e 20 minutos de viagem de carro.

Se você preferir poderá sair do Aeroporto de ônibus direto para a cidade, empresas do ramo de turismo fazem esse percurso.

O que fazer em Guarapari

A seguir os principais pontos turísticos da cidade: as praias, monumentos históricos e manifestações culturais.

Pontos Turísticos de Guarapari

Praia de Meaípe

o_que_fazer_em_guarapari_praia_de_meaipe

Durante a alta temporada é bem concorrida, no restante do ano é bem calma e tranquila, perfeita para um passeio em família.

Localizada em uma aldeia de pescadores e a 9 km do centro, é considerada umas das mais bonitas da cidade, além de ser cercada de castanheiras proporcionando sombra para os turistas.

Praia do Morro

o_que_fazer_em_guarapari_praia_do_morro

É uma das mais longas praias da cidade, com cerca de 4 km de uma ponta para outra, é bem diversificada, do lado calmo abriga famílias com crianças e em outro lado jovens e surfistas onde as ondas são mais fortes.

Praia Castanheiras

o_que_fazer_em_guarapari_praia_castanheiras

Fica bem no centro de Guarapari, é uma das mais badaladas e procuradas, as águas são bem claras e calmas e atrai todo o tipo de público.

Possui as areias monazíticas, por isso é tão procurada, além de proporcionar mergulhos em suas piscinas naturais e pelos recifes existentes.

Praia de Peracanga

o_que_fazer_em_guarapari_praia_de_peracanga

Fica localizada em um vilarejo, frequentada mais por famílias com crianças, não possui ondas, sendo bem calma, suas areias douradas completam a beleza do local.

Praia Bacutia

o_que_fazer_em_guarapari_praia_bacutia

Se você quer apreciar a vida marinha, é o lugar ideal com águas bastantes azuis. A praia é cercada por costões de pedra, a região é bem estruturada, cercada de bares, restaurantes e hotéis.

Praia de Setiba

o_que_fazer_em_guarapari_praia_de_setiba

De águas calmas e azuis, é perfeita se você quer praticar a pesca na região. Fica a 12 km do centro.

Casa da Cultura

o_que_fazer_em_guarapari_casa_da_cultura

Construída em 1749, já foi a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, foi reconstruída em 1988 e em 1995 foi inaugurada a Casa da Cultura.

No andar superior funciona a Biblioteca Pública Municipal.

Cemitério São João Batista

o_que_fazer_em_guarapari_cemiterio_sao_joao

Localizado no centro, foi o primeiro cemitério da cidade.

Poço dos Jesuítas

o_que_fazer_em_guarapari_poco_dos_jesuitas

Bem próximo ao Cemitério São Joao Batista.

Foi construído por Jesuítas no século XVI tem formato de uma cúpula e foi construído com uma mistura de pedras, conchas trituradas e óleo de baleia, é um dos únicos que resta e fica localizado no Morro do Atalaia, nas pedras a beira-mar.

Mirante e Montanha

o_que_fazer_em_guarapari_mirante_e_montanha

Localizado a 15 km do centro, possui quedas d’aguas e piscinas naturais, além de te proporcionar uma vista panorâmica do Mirante da Pedra do Elefante, você terá uma vista da cidade inesquecível.

Casarios

o_que_fazer_em_guarapari_casarios

Com belezas naturais no interior, é possível ver e admirar os casarios que datam do século passado e recontam a história dos vilarejos que existiam na região.

Cachoeiras

o_que_fazer_em_guarapari_praia_cachoeiras

Entre as montanhas da região, as cachoeiras convidam os turistas a mergulhos em águas limpas e rasas, sendo possível visualizar os peixes no fundo, tornando-se um passeio bem refrescante e permitindo o contato com a natureza.

Igrejas

o_que_fazer_em_guarapari_igrejas

Na área rural da cidade, você verá igrejas centenárias com belíssimas construções cheias de história e fé.

Manguezal

o_que_fazer_em_guarapari_manguezal

Região bela e com muitas espécies de peixes e aves, sendo muito interessante e bem conservado. Vale a pena ser visitado.

Planet Sub Aquário Marinho

o_que_fazer_em_guarapari_planet_sub_aquario

Este aquário gigante, é perfeito se você quer treinar mergulhos antes de ir para o mar ou levar a garotada para se divertir, com até 1.700 m de profundidade e mais de 40 espécies de peixes, o turista tem até 30 min para mergulhar e observar peixes como paru, pampo, tainha e até pinguins Magalhães.

Victory 8B

o_que_fazer_em_guarapari_victory_8b

É o maior Recife Artificial da América Latina, fica entre 15 e 35 metros de profundidade, um passeio perfeito para observar a vida marinha e outros navios afundados do século XVIII e XIX.

O Victory 8B é um navio afundado que foi apreendido em 1992 na Grécia.

Escuna Monte Santo

o_que_fazer_em_guarapari_escuna_monte_santo

Escuna é um tipo de veleiro que usa dois mastros, perfeito para você desfrutar um passeio pelas águas da cidade, conhecer as principais praias e santuários ecológicos.

Manifestações Culturais

Congo

o_que_fazer_em_guarapari_congo

Um gênero musical com características afro descentes, utiliza instrumentos como o tambor de congo, cuíca e reco-reco.

Possui várias bandas espalhadas pelo estado.

Tambor de São Benedito

o_que_fazer_em_tambor_de_sao_benedito

Muito parecido com o Tambor de Criola do Maranhão, a banda possui um mestre, tocadores, dançadores e dançadoras.

Com versos espontâneos cantados na hora, não se sabe ao certo a sua origem, mais juntamente com o Congo possui em comum a devoção ao São Benedito.

Onde comer em Guarapari

Sem dúvidas, a cidade é cheia de iguarias incríveis, você irá se deliciar com as comidas típicas da região como a famosa moqueca capixaba, muma de siri, picolé de abóbora com coco, doce de jaca e muitos outros.

Centro

  • Sushi House
  • Dragon Beach
  • Oazis
  • Kibe Lanches
  • Reino da Esfiha

Meaípe

  • Cantinho do Curuca
  • Boqueirao
  • Gaeta

Praia do Morro

  • M Conveniências
  • Girus
  • Sushi Brazil
  • Le Cave
  • Paris

Com base no índice ILoveTrip de hotéis que vocês já conhecem, escolhemos as melhores hospedagem custo-benefício, preços variados e melhores localizações.

Escolha um dos hotéis e faça a reserva pelos links do ILoveTrip! Você garante as MELHORES OFERTAS, não paga mais nada por isso e ainda ajuda o blog a manter o conteúdo de qualidade e de graça =)

Hotéis e Pousadas de Guarapari

Apartamento Ar

Nota 9,7 de 93 avaliações dos viajantes

Fica localizado a 1 minuto da Praia do Morro a pé, o wi-fi é gratuito e os quartos possuem varanda, área de estar, tevê, cozinha completa e banheiro privativo.

Preço em Média: 150,00 reais

Casa Praia das Virtudes

Nota 9,5 de 5 avaliações dos viajantes

Fica próxima à Praia dos Namorados, oferece wi-fi e estacionamento grátis. Todos os quartos possuem banheiro compartilhado e você poderá jogar bilhar.

O café da manhã é gratuito

Preço em Média: 130,00 reais.

Pousada Blue Marina

Nota 9,5 de 17 avaliacões dos viajantes

Fica a 500 metros da Praia dos Namorados, dispõe de piscina ao ar livre, sauna, lounge e jardim compartilhado.

Os quartos possuem tv, banheiro privativo com secador de cabelo,frigobar e ar condicionado, algumas acomodações possuem vista para o mar.

O café da manhã é incluso

Preço em Média: 210,00 reais.

Sítio Toca do Leão

Nota 9,0 de 52 avaliações dos viajantes

Fica localizada a 4,1 km da Praia da Bacutia, você pode fazer trilhas pelas redondezas.

Dispõe de piscina ao ar livre, bilhar e bar.

Os quartos possuem isolamento acústico, banheiro privativo com secador de cabelo e amenidades de banho gratuitas, mesa de jantar e churrasqueira, a cozinha é compartilhada.

A hospedagem aceita animais de estimação, o café da manhã é gratuito.

Preço em Média: 120,00 reais.

Kitnet no 2° Piso

Nota 8,8 de 10 avaliações dos viajantes

Sem dúvida uma das melhores localizacões e com um preço que cabe no bolso. Fica a 9 minutos a pé da Praia do Morro.

A casa inclui 1 quarto,1 tv e uma cozinha com forno e geladeira, o wi-fi é gratuito.

Preço em Média: 89,00 reais.

Roteio Completo de 5 dias em Guarapari

Quer aproveitar ao máximo as suas férias na cidade? Temos um roteiro exclusivo para você.

Vamos dividir seu Tour em:

  • Praias de Guarapari
  • Passeio Histórico e Cultural
  • Passeio Rural
  • Circuito do Ecoturismo
  • Circuito Náutico

Roteiro Primeiro Dia: Praias de Guarapari

Sugerimos que comece pelas Praias, pois atiçam a curiosidade dos visitantes e fazem parte do principal cartão postal da cidade.

Comece pela Praia que fica perto do Centro da cidade, a Praia das Castanheiras, depois você poderá utilizar um carro para se deslocar entre as praias, em média de 10 a 30 minutos.

Siga para a Praia do Morro, curta surfar ou apenas passear pela imensa praia.

Visite a Praia do Meaípe, veja as castanheiras, relaxe e curta a beleza do local.

Em seguida você poderá ir para a Praia de Peracanga, que fica em um vilarejo, com águas calmas, é um ótimo local para relaxar.

Você poderá ir em seguida para a Praia da Bacutia, umas das mais badaladas, faça um lanche em algum quiosque ou barraquinha, ótimo local para apreciar a vida marinha.

E por fim visite a Praia de Setiba, local perfeito para a pesca.

Lembrando que existe outras inúmeras praias incríveis, como a Praia dos Namorados, dependendo do seu tempo, visite outras praias belíssimas da região.

Roteiro Segundo Dia: Passeio Histórico e Cultural por Guarapari

Sugerimos que fique na cidade e conheça alguns pontos históricos locais, como o Radium Hotel que teve sua construção iniciada em 1947.

Em seguida sugerimos que conheça a antiga Igreja da Matriz construída nos tempos do Padre José de Anchieta, e possui acervos sacros da época.

Conheça o Poço construído pelos Jesuítas no século XVIII, bem próximo fica localizado o primeiro cemitério da cidade, caso tenha interesse em visitar.

Roteiro Terceiro Dia: Passeio Rural em Guarapari

Mais uma vez sugerimos que saia do centro, mas desta vez para o interior da cidade, visite as Montanhas e o Mirante da Pedra do Elefante.

Em seguida conheça os antigos casarios da região, experimente o Palmito Pupunha que é plantado na região.

Se refresque nas cachoeiras e suas piscinas naturais.

Siga a trilha e veja as igrejas centenárias locais, experimente a produção de cachaça artesanal e mel.

Roteiro Quarto Dia: Circuito do Ecoturismo em Guarapari

Conheça o Manguezal, visite o Parque Estadual Paulo Cesar.

Aproveite o restante do dia para descansar e provar as iguarias locais, como o camarão e os doces artesanais, se possível visite o Mercado do Artesanato.

Roteiro Quinto Dia: Circuito Náutico em Guarapari

E no último dia, pratique mergulhos no Planet Sub Aquático Marinho, veja de pertinho várias espécies de peixes e até pinguins.

Explore o Victory 8B, o maior Recife Artificial da América Latina, veja os navios afundados e a vida marinha que ali habita, sem dúvida é surpreendente.

E por fim, encerre sua viagem fazendo um passeio de Escuna, veleiros incríveis que vão lhe proporcionar uma visão de outro ângulo da cidade e das praias, um jeito incrível de terminar essa viagem fantástica.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Se gostou do post, assine a nossa Lista Vip e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

Créditos: Asscom Prefeitura de Guarapari

1 COMENTÁRIO

  1. Muito boa as dicas. Pretendo seguir algumas .

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui