Europa: Planejamento da viagem – Cronograma

Europa-planejamento-de-viagem-cronograma

Por onde começar? A questão pode ser simples para alguns, mas é difícil para muitos. Viajar para Europa, principalmente para principiantes, pode parecer complicado demais. São diversas dúvidas e por isso mesmo as pessoas muitas vezes optam pela comodidade de uma agência de viagens.

Mas, fique tranquilo! Se você está com dúvidas, pode ter certeza que não é o único. Leia todos os nossos posts e no final você verá que viajar para a Europa é mais simples do que parece.

 

Planejamento da viagem para Europa – Cronograma

 

No post  Europa: Quais países visitar? falamos sobre a importância de adequar o roteiro dependendo da sua preferência e disponibilidade de tempo. Durante nossa experiência, deixamos algumas coisas para última hora, perdemos algumas oportunidades e passamos muito tempo tentando achar as hospedagens com melhor custo benefício.

Por isso, listamos abaixo uma sugestão de cronograma que achamos ideal para auxiliá-lo a se programar e não se esquecer do essencial. Aproveite e adapte o conteúdo às suas necessidades. Confira a seguir:

 

Seis meses antes da viagem

 

Está inseguro com outro idioma? Tem segurança, mas quer treinar ou aprender algo diferente? Na Europa o idioma mais conhecido é o inglês, porém, você irá se deparar com inúmeros outros idiomas como alemão, francês, espanhol, italiano e até mesmo o próprio português de Portugal (que é um pouquinho diferente do nosso). Se tiver disposição, aproveite a deixa para fazer um curso básico do idioma que preferir e tenha o privilégio de treinar a outra língua no país de origem.

 

Cinco meses antes da viagem

 

Comece a providenciar os documentos necessários.  Veja lista de documentos no post Europa: Documentos.

Quatro meses antes da viagem

 

  • Defina quantos dias terá disponível para viajar e qual a sua preferência por mês e estação do ano para visitar os lugares. Lembre-se que na Europa o clima é mais rigoroso e as estações do ano são em períodos diferentes das estações no Brasil. Confira mais dicas no post Europa: Em que época ir?.
  • Leia as informações do ILoveTrip e de outras fontes sobre os lugares e passeios que deseja fazer em cada cidade. Assim, você poderá ter um panorama geral sobre os lugares que pretende conhecer e estimar também o tempo que deverá ficar em cada lugar.
  • Decida sobre quais atrações e passeios você quer fazer e pesquise valores, datas e horários de funcionamento de cada um. As atrações geralmente não ficam abertas todos os dias, por isso, é bom pesquisar antes para não perder aquele passeio imperdível porque você não chegou no horário ou porque o lugar estava fechado bem no dia que você visitou a cidade.  Algumas atrações também são gratuitas em determinados dias. Programe-se e aproveite para economizar!
  • Escolha as cidades que deseja visitar. Veja as dicas no post Europa: Quais países visitar?.
  • Monte um roteiro com os dias que irá ficar em cada cidade. Lembre-se que você sempre terá opções de coisas novas para conhecer, por isso, tente deixar o seu roteiro com certa folga entre os dias de chegada e partida. Deixar para reservar hotéis e transportes internos durante o percurso também é uma opção de tornar sua viagem mais flexível. Isso dependerá se o seu estilo é mais conservador ou mais aventureiro.

 

Três meses antes da viagem

 

  • Escolha a data da viagem. Observe a estação do ano, sua disponibilidade e também promoções das empresas aéreas. Você poderá economizar muito dependendo do dia que escolher para viajar.
  • Compre as passagens de ida e volta. Atente-se para escalas e conexões que terá que fazer porque você corre o risco de demorar o dobro do tempo para chegar ao destino final. Isso pode ser cansativo ou então muito bom no caso de um stopover – uma parada estratégica em uma cidade que queira fazer um bate-volta rápido. Mas cuidado, nem sempre isso é vantajoso e não são todas as empresas aéreas que dispõe deste se serviço. Se informe antes de comprar sua passagem.
  • Decida quais serão os transportes internos para locomoção de uma cidade/país a outro e, caso necessário, reserve as passagens.
  • Reserve os hotéis. Procure informações sobre a opinião de outros hóspedes e tire todas as suas dúvidas antes da reserva. Confira as dicas e alguns dos sites que recomendamos para obter informações sobre a credibilidade e disponibilidade do hotel ou pousada. Veja as dicas no post Europa: Como escolher hotéis e pousadas?.

 

Dois meses antes da viagem

 

  • Pesquise a rota, a duração e que transporte utilizar do aeroporto/estação para chegar até o hotel ou pousada. Não se esqueça de pesquisar a rota inversa também.
  • Veja os endereços dos Postos de Informações Turísticas e como fazer para chegar até um deles. Lá você poderá pegar dicas locais, mapa da cidade, comprar tickets para passeios e tirar outras dúvidas.
  • Se for necessário, reserve passeios e automóveis. Saiba mais informações sobre documentação para dirigir nos países da União Européia no post Europa: Transporte entre os países.

 

Um mês antes da viagem

 

 

Três semanas antes da viagem

 

Escolha a mala para levar. Veja dicas no post Europa: Levar mala ou mochila?.

.

Duas semanas antes da viagem

Leia no ILoveTrip e em outras fontes, mais informações sobre as cidades que você escolheu, selecionando dicas e ficando por dentro das roubadas que você deve evitar.  Comprar um guia impresso ou virtual para levar durante a viagem também é uma boa.

 

Uma semana antes da viagem

 

Selecione algumas músicas, revista, livro ou outros passatempos para se entreter durante a viagem. Vale também um relaxante para dormir.

 

Três dias antes da viagem

Separe todos os documentos e imprima as reservas e mapas que irá usar.

 

Dois dias antes

Faça as malas riscando do check-list todos os itens que for colocando dentro da bagagem. Confira as dicas no post Europa: Como arrumar as malas?.

 

Um dia antes

 

Organize sua bagagem de mão com os objetos pessoais, remédios e os documentos. Veja as dicas no post Europa: Como arrumar as malas?.

 

Dia da viagem

 

  • No dia da viagem, escolha roupas confortáveis para usar. Lembre-se, você ficará pelo menos 10 h dentro do avião. Não se esqueça de levar na bagagem de mão os remédios, algo para comer e objetos pessoais.Confira dicas no post Europa: Como arrumar as malas?.
  • Chegue no aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência, faça o check-in e despache suas malas.

 

Antes, durante e depois da viagem

 

A hora chegou! Agora é só aproveitar e curtir cada momento da sua grande viagem!

Dúvidas? Sugestões? Opiniões sobre a Europa? Deixe abaixo o seu comentário. Aproveite também para assinar nossa Newsletter e receber novidades sobre as viagens do ILoveTrip.

 

Leia mais sobre a Europa:

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Patricia!

    É super difícil seguir o planejamento rigorosamente, mesmo porque viagem é uma coisa para curtir e não para se estressar. Mas, como você disse, na primeira vez é bom ter um ideia de como funcionam as coisas para saber por onde começar.

    Que bom que você gostou do texto! Esperamos que goste dos próximos também!

    Grande abraço!

    Caracol viagens

  2. Olá Carol e Erval! Muito legal essa sua timeline de preparação de viagem para Europa! Já consegui ir algumas vezes mas a primeira vez foi confuso mesmo, acho que sua lista vai ajudar muita gente a se planejar!
    Beijo,
    Patricia

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui