Dicas do que fazer na Riviera Maya: Paraíso no México

Nesse post você vai descobrir tudo sobre as melhores dicas do que fazer na Riviera Maya para a sua viagem.

Juntamente com as dicas de cidades e atrações turísticas, conheça as praias locais desse paraíso no México.

Assim, vai ser fácil de entender porque todo o território mexicano atrai milhares de turistas ao longo do ano.

Vamos lá?

O que é a Riviera Maya México

Antes de ir para qualquer lugar do globo, é preciso entender onde aquela região está localizada.

dicas riviera maia

A Riviera Maya é uma área muito extensa banhada pelo Mar do Caribe e está localizada no estado chamado de Quintana Roo, sendo uma região de área litorânea.

Originalmente, a área turística da Riviera Maya começou a atrair turistas a partir de 1999, juntamente com Cancun, devido ás suas águas cristalinas.

É justamente dentro da região da Riviera Maya México que você encontra um dos locais mais conhecidos do México, por conta de suas praias, noites badaladas e restaurantes, a Playa del Carmen.

A cidade da Riviera Maya cresce um pouco mais a cada ano e comporta diversos tipos de hotéis, restaurantes, lojas e baladas.

Essa região é banhada pelas águas claras do Caribe e é reconhecida pela prática do mergulho.

O clima é considerado tropical durante todo o ano, geralmente com a presença de chuvas passageiras.

Cancun está na região sul de Riviera Maya México, formando um tipo de divisa fazendo com que muitos turistas dividam a viagem entre as duas regiões.

Grande parte das hospedagens locais trabalham com o sistema all inclusive, que funciona como um pacote que compõe todos os serviços do hotel, como comidas e bebidas, já que é bastante comum que os hóspedes fiquem longos períodos aproveitando as piscinas da hospedagem.

Além disso, ainda que existam opções mais baratas, como hotéis e pousadas, que podem ser encontrados próximos da região litorânea bem como em bairros mais distantes.

Dicas Riviera Maya para planejar sua viagem

Se você está pensando em planejar a sua viajem para a Riviera Maya México, primeiramente existem algumas dicas simples que não podem faltar.

Localização

Uma dúvida comum na hora de organizar uma viagem se refere a melhor localização, principalmente em áreas extensas como a da Riviera Maya, que pode ter diversos tipos de atrações distantes uma da outra.

Assim, uma área que merece destaque no quesito facilidade, são as comodidades da Rodovia 307, responsável por ligar a cidade de Cancun e a Riviera Maya através da cidade de Tulum e dá acesso a maior parte das atrações da região.

Para aqueles turistas que preferem evitar as regiões mais movimentadas e cheias de festas, a dica é ficar longe da região de Isla Mujeres e optar pelas hospedagens mais distantes da região central.

Hospedagens

Entre as dicas mais procuradas para começar a arrumar as malas se refere as hospedagens. A ideia é escolher o seu quarto de hotel de acordo com o tempo que você vai passar dentro da propriedade.

dicas riviera maia

Assim, se você pretende passar as férias fazendo passeios e conhecendo a região, o ideal são hotéis menores e pousadas.

Por outro lado, se vai sobrar muito tempo ou você quer aproveitar piscinas e drinks, a dica é apostar nos resorts.

De modo geral, é na Playa del Carmen e Tulum onde você encontra as melhores opções de hotéis, principalmente baratos, enquanto os complexos e resorts ficam mais próximos de Cancun e à beira-mar, já que possuem áreas de praia privativas.

Escolha os passeios com antecedência

Entre as dicas Riviera Maya que não pode faltar estão:

  • Mergulho com cilindro ou snorkel
  • Visitação a museus e ruínas
  • Cenotes e praias

Para conseguir economizar e aproveitar a beleza local, o ideal é planejar por onde deseja passar. Para evitar as filas e garantir o seu lugar deixe tudo reservado.

A maior parte dos hotéis e resorts oferecem descontos em pacotes de passeios bem como na compra de ingressos online, tornando o seu processo de organizar um roteiro peça fundamental.

Se você optar por deixar para comprar ingressos após chegar no México ou mesmo no hotel, pesquise todas as opções. Algumas agências de turismo oferecem descontos para turistas, o que torna favorável a ideia de ficar com uma única agência durante toda a viagem.

Dicas Riviera Maya de melhores áreas para ficar

A Riviera Maya México conta com muitas dicas de destinos para você aproveitar cada dia ao máximo e para você fazer um tour nessa região, existem três destinos que não podem faltar no seu roteiro e você ainda pode dividir as suas férias em cada uma dessas regiões.

Cozumel

Esse cantinho do México localizado na Riviera Maya, fica em frente a Playa del Carmen e é considerada uma das melhores opções para quem quer aproveitar ilhas de vista panorâmica e praticar o mergulho.

É possível explorar Cozumel superficialmente em um dia, mas você pode aproveitar as opções de hospedagens locais e descobrir o que está escondido entre a mata preservada.

Além disso, quase todas as atrações dessa área são bem demoradas e levam praticamente o dia todo, ou seja, ao passar um único dia na ilha você terá que optar entre os passeios.

O famoso ferry-boat de Cozumel no México, por exemplo, pode durar a manhã toda e parte da tarde, passando por diversas praias e restaurante locais, mas praticamente eliminando as chances de você fazer um segundo passeio.

Playa del Carmen

Playa del Carmen é a região mais conhecida da Riviera Maya, já que consegue ter diversas opções de baladas, restaurante e praias calmas ou agitadas.

Além disso, Playa del Carmen tem um centro bastante movimentado, onde você encontra diversos barzinhos e locais para comer e aproveitar.

Playa del Carmen não conta com muitas construções altas, garantindo que você curta a vista local sem se preocupar com prédios tapando toda a vista.

Tulum

De antemão, Tulum é a terceira cidade mais conhecida da Riviera Maya, e está localizada na região sul, sendo um importante destino de turistas por ter uma concentração de ruínas e cenotes escondidos em meio a vegetação.

Além disso, você conta com diversas praias e atividades aquáticas para se ocupar o dia todo em meio a uma estrutura mais rústica e áreas voltadas para a preservação ambiental.

Cancun

Cancun não poderia ficar de fora dessa lista e é uma das dicas Riviera Maya México para você conhecer e passar ao menos dois dias de viagem no grande centro moderno de toda a região.

Em Cancun, você encontra diversas opções de hotéis, pousadas, resorts, assim como casas para hospedagem, o local é também considerado um verdadeiro centro de baladas, lojas e festas durante o ano todo.

Além disso, é possível encontrar algumas praias mais escondidas na região e aproveitar a calmaria nas águas azuis e cristalinas do Mar do Caribe, ainda que esteja fora da Riviera Maya.

dicas riviera maia

Outras dicas Riviera Maia de destinos

Existem três dicas de cidades mais conhecidas da Riviera Maya, mas você pode aproveitar outras regiões, como:

  • Puerto Morelos
  • Punta Maroma
  • Puerto Aventuras
  • Tankah
  • Punta Solimán

Puerto Morelos está localizado entre Cancun e a região da Riviera Maya e a menos de 27 km do aeroporto e é conhecido por ser um centro comercial cheio de hotéis pequenos e praianos, ao mesmo tempo que tem o maior porto da área.

Punta Maroma fica a 40 quilômetros do aeroporto, que fica em Cancun, e a cidade é rodeada de resorts, além da praia ser conhecida por hospedar o Cirque du Soleil Riviera Maya, mas não possui centro urbano.

Já Puerto Aventuras fica mais próximo de Playa del Carmen e a quase 80 km do aeroporto local e é considerado um verdadeiro complexo em alto estilo e com muito luxo, com diversos restaurantes típicos, campos de golfe e nado com golfinhos.

Perto de Tulum, que fica há mais ou menos 130 km de Cancun, você encontra a região de Tankah e Punta Solimán, ambas conhecidas por serem regiões mais desertas que chamam a atenção de turistas que buscam por calmaria.

Dicas Riviera Maya de melhores passeios

Depois de conhecer um pouco mais sobre as principais cidades dessa área do México, vem as dicas imperdíveis de passeios que precisam fazer parte da sua viagem.

Cenotes

Os cenotes são as famosas piscinas naturais formadas a partir do impacto da água nas rochas e por isso elas são mais frias e claro, porque elas são fontes vindas diretamente do mar.

As formações rochosas estão espalhadas pelo país com uma maior concentração na Riviera Maya e perto das cidades de Tulum e Cozumel, que possuem diversos cenotes escondidas juntamente com algumas grutas.

Devido à grande quantidade de piscinas naturais, é difícil dizer qual a melhor opção, mas entre as mais famosas e frequentemente visitadas estão:

  • Gran Cenote
  • Chac Mool
  • Xkekén
  • Cenote Sagrado
  • Tajma-Hál
  • Suytun
  • Ik Kil
  • Ponderosa
  • Cenote Azul
  • Cenote dos Ojos

A dica é aproveitar aqueles que estão mais próximos da sua hospedagem antes de sair andando para procurar outros.

Isla Mujeres

Esse cantinho do México está ainda mais pertinho de Cancun e é possível conhecer o local utilizando as balsas, que tem diversos horários de funcionamento para que você possa ir e voltar durante o dia.

A Isla Mujeres é conhecida por ter diversas hospedagens baratas na zona chamada de Playa Tortuga, além de ter uma grande concentração de belas praias e muitos restaurantes e barzinhos.

Ruínas

As ruínas são um verdadeiro charme local e não poderia ficar de fora das dicas de o que fazer na Riviera Maya.

dicas riviera maia

Esses locais ficam praticamente acima do nível do Mar do Caribe ou no meio da mata nativa da região, com vistas sempre panorâmicas da natureza.

Existem diversas dessas ruínas, chamados de sítios arqueológicos, e a visitação é considerada bastante rápida, podendo ser feita com guias de agências ou sem.

Entre as ruínas mais visitadas da Riviera Maya estão:

  • Chichén Itzá
  • Zona Arqueológica de Tulum
  • Ruínas Mayas de Cobá
  • Xaman-Há
  • Xcaret
  • Uxmal
  • Zona Arqueológica de Palenque
  • Kohunlich
  • San Miguelito
  • Zona Arqueológica El Tajín

Cobá

Sendo um destino um pouco menos famoso do México, Cobá deve estar entre as suas dicas do que fazer na Riviera Maya, já que é conhecido pela presença de algumas ruínas e já foi uma verdadeira cidade Maia.

Além disso, Cobá conta com diversas opções de praias desertas e uma extensa área de vegetação e proteção ambiental para quem gosta de admirar a paisagem.

Parques

Assim como em quase todos os destinos turísticos, as dicas do que fazer na Riviera Maya México também incluem os parques temáticos.

Frequentemente, os ingressos são um pouco mais caros que de outras opções de passeios, mas podem ser uma alternativa de viagem para você curtir uma série de atividades em um mesmo local.

dicas riviera maia 9 3 Dicas do que fazer na Riviera Maya: Paraíso no México

Todos os três parque famosos da área pertencem a um mesmo grupo e são chamados de Xcaret, Xel-Há ou Xplor, ficando em diferentes regiões da Riviera Maya e atraindo os turistas, principalmente, por contar com:

  • Passeios em áreas privativas
  • Pacotes de visitação a ruínas e cenotes
  • Apresentações musicais
  • Mergulho
  • Área de praia privada

Praias

De maneira geral, todas as áreas do Mar do Caribe oferecem um visual único e digno de fotos para nunca esquece, devido as águas cristalinas , areia fofa branca e coqueiros que formam um cenário paradisíaco.

Assim, não existe uma regra de qual praia você deve visitar, mas as dicas envolvem aproveitar todas que puder ao máximo.

As praias da região de Cancun e Playa del Carmen são mais cheias e tem mais opções de restaurantes.

Vale dizer que Cancun, mesmo fora da Riviera Maya, tem as praias mais badaladas e, frequentemente, mais opções de barzinhos e festas.

Já as praias consideradas mais desertas, como a Xcacel Beach, podem ter ondas mais violentas, muitas rochas e poucas opções de restaurantes, ficando fora dos roteiros de viagem.

A dica é aproveitar as praias mais próximas da sua hospedagem bem como aqueleas que ficam em meio aos passeios que você vai fazer, depois disso você pode sair andando e procurar conhecer outras opções.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui