Deserto do Atacama: Melhor Época para Visitar

Melhor época Deserto do Atacama

Já começo respondendo que existe sim uma melhor época para ir ao Deserto do Atacama. Quando ouvimos que o Atacama é o deserto mais árido do mundo temos a falsa impressão de que o clima é sempre quente e não há chuvas. Isso é um engano.

Mas além das chuvas e temperatura, na hora de escolher a melhor época para ir ao Deserto do Atacama também temos o fator temporada que pode influenciar diretamente no nosso bolso.

+ Roteiro Deserto do Atacama (Completo)

Veja abaixo como esses três fatores podem influenciar na escolha da melhor época para ir ao Atacama:

 

Chuvas no Deserto do Atacama

 

Claro que sendo um deserto, a probabilidade de chuva é bem baixa então realmente você pode visitar o Atacama em qualquer época do ano.

Porém, quando falamos de clima nós sabemos que não há uma receita 100% segura. No Brasil mesmo nós presenciamos com frequência as chuvas e temperaturas loucas fora de época. No Chile também não é diferente.

Nos últimos anos devido aos fenômenos climáticos o Atacama tem passado por alguns (poucos) dias com chuva bem intensa. Como são casos isolados e em meses específicos, nada que um bom planejamento não possa te ajudar. Tirando essas exceções, no geral, o clima do Deserto do Atacama é árido e seco.

+ Onde ficar em San Pedro do Atacama

Por isso, para evitar a probabilidade de chuva, a melhor época para ir ao Deserto do Atacama é fora dos meses de verão.

 

Temperatura no Deserto do Atacama

 

Esse é um item que você deve prestar atenção em qualquer época do ano. O clima desértico oscila muito, então, independente da melhor época para visitar o Atacama, você sempre terá que levar na mala roupas de calor e de frio. Durante o dia você vai ficar com mais calor e à noite, a temperatura sempre cai um pouco.

A mudança de altitude em alguns passeios também pode interferir na temperatura. Um exemplo é o Salar de Tara onde você pode encontrar neve em variadas épocas do ano.

O passeio aos Geisers del Tatio é o momento de sentir a maior oscilação de temperatura, pelo horário que é realizado (saída do tour acontece entre 4h e  5h da manhã) e aumento da altitude (4.300m).  No passeio aos Geisers é comum o temperatura ficar próximo ao grau zero e no inverno é normal elas caírem abaixo de zero. Depois do sol nascer a temperatura vai aumentado e você vai aos pouquinhos tirando todos casacos.

Assim, independente da melhor época para visitar o Deserto do Atacama, você sempre sentirá essa oscilação de temperatura ao longo do dia, que pode ser mais intensa (verão e inverno) ou mais amena (outono e primavera).

Apesar das dicas sobre a melhor época para ir ao Deserto do Atacama, é sempre bom você acompanhar como anda o tempo no Chile e em San Pedro. Um ótimo lugar para você conferir como está o clima em San Pedro do Atacama é o site Weather.

Veja na tabela abaixo a média de temperatura no Atacama para cada mês do ano:

 

Deserto do Atacama – média de temperaturas

Fonte: www.sanpedrodoatacama.com/clima

 

Temporada no Deserto do Atacama

 

As mesmas regras do Brasil também valem para o Chile. A alta temporada fica nos meses de férias escolares e festas de fim de ano. Por isso, para economizar com transporte, hospedagem, alimentação e passeios, evite principalmente os meses de julho e agosto, além de dezembro e janeiro.

+ Roteiro CHILE: Guia completo para montar sua viagem

Além da economia, essa também não é a melhor época para ir ao Deserto do Atacama porque a cidade fica ainda mais cheia de turistas o que pode comprometer a qualidade dos passeios e curtição das atrações.

 

Deserto do Atacama em janeiro, fevereiro e março – Verão

 

Janeiro e fevereiro são os meses mais propensos para chuva devido ao período do inverno altiplanico. Apesar de serem raras, nos últimos tempos as chuvas têm aparecido nessa época do ano. Quando acontecem elas costumam ser muito fortes e por períodos curtos ( não chegam a ultrapassar três dias). Se puder, o melhor é evitar esta época do ano.

O verão, claro, é a época mais quente e as médias de temperaturas variam de 27ºC durante o dia e 16º à noite. Pense que você andará bastante em um clima desértico com sol na cabeça. Ou seja, qualquer calorzinho vira um calorzão.

 

Deserto do Atacama em abril, maio e junho – Outono

 

É uma das melhores épocas para ir ao Deserto do Atacama. O céu costuma ser super limpo, as temperaturas são amenas e é baixa estação. Em junho as temperaturas começam a cair um pouco por causa da proximidade do inverno.

 

Deserto no Atacama em julho, agosto e setembro – Inverno

 

Julho e agosto são meses de alta temporada o que significa preços bem mais altos. É a época mais fria do ano, com a temperatura variando na média de 22º durante o dia e 4º à noite.

Nos Geisers del Tatio você pode encontrar temperaturas abaixo de zero e um frio congelante. As águas das Lagunas Altiplanicas também podem estar congeladas.

Setembro já começa a baixa estação e as temperaturas começam a aumentar. Não é comum mas pode acontecer ventanias que formam tempestades de areia.

 

Deserto do Atacama em outubro, novembro e dezembro – Primavera

 

Também é uma das melhores épocas para ir ao Deserto do Atacama.  O clima é ameno e ainda você consegue encontrar ofertas da baixa temporada.

No mês de dezembro  as temperaturas já começam a subir um pouco mais e a procura pelas festas de fim de ano também podem ser um problema. Se puder, evite este mês.

 

Melhor época para ir ao Deserto do Atacama – Laguna Miscanti na primavera

 

Qual a Melhor época para visitar o Deserto do Atacama?

 

Depois de todas essas informações, podemos dizer que a melhor época para visitar o Deserto do Atacama é entre os meses de abril, maio e junho e, também, entre setembro, outubro e novembro.

Na verdade essa regra é muito boa para qualquer viagem. São meses de estações intermediárias, com temperaturas amenas e baixa temporada.

 

Nossa viagem para o Deserto do Atacama

 

Nós fizemos a nossa viagem no mês de outubro, período que está dentro da melhor época para visitar o Deserto do Atacama. Realmente, apesar da oscilação normal de temperatura no Deserto do Atacama, não existiu variação extrema. Durante o dia usávamos uma camiseta, calça e tênis e à noite às vezes colocávamos uma blusa.

Usamos mais roupas de frio apenas nos passeios de grandes altitudes como as Lagunas Altiplanicas, Salar de Tara e principalmente para o passeio aos Geisers del Tatio.

+ Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas: imperdível!

+ Salar de Tara: vale a pena conhecer?

+ Geisers del Tatio no Deserto do Atacama

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.

 

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Sair da versão mobile