Descubra Onde ficar em Montevidéu: dicas de bairros e hoteis no Uruguai

Montevideu - Destaque

Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, cerca de 1.5 milhão de habitantes, a capital do Uruguai tem uma ampla variedade de bairros. A finalidade deste guia é apresentar as particularidades de cada um deles para que você possa decidir com facilidade onde ficar em Montevidéu.

Nesse post você vai ver:

  • Qual o melhor bairro para ficar em Montevidéu
  • Os 20 melhores hotéis para ficar em Montevidéu
  • Melhores hotéis em Ciudade Vieja
  • Melhores hotéis no Centro
  • Melhores hotéis em Pocitos
  • Melhores hotéis em Punta Carretas
  • Melhores hotéis em Carrasco
  • Melhores hotéis no Parque Rodó e seus arredores
  • Onde ficamos em Montevidéu

Qual o melhor bairro para ficar em Montevidéu?

Os bairros e regiões mais cotadas pelos turistas se concentram na região central e pela orla que percorre o Rio da Prata. Separamos 6 regiões que estão então entre as preferidas de quem visita Montevidéu: Ciudad Vieja, Centro, Pocitos, Punta Carretas, Carrasco, Parque Rodó e seus arredores. A seguir vamos destrinchar cada um desses bairros, mostrando não somente os pontos positivos, mas também os negativos de se hospedar nessas áreas.

Abaixo você pode ver o Mapa ILoveTrip com os melhores bairros e melhores hotéis para você ficar em Montevidéu, com diferentes faixas de preços.

[MAPA]

Você também pode clicar no ícone do canto superior esquerdo do mapa e selecionar a visualização de pontos turísticos, restaurantes, shoppings e transporte. Esse é um mapa completo do ILoveTrip para te ajudar a montar sua viagem para Montevidéu!

>> Planeje sua viagem << entenda por que o SEGURO VIAGEM é INDISPENSÁVEL e para você fazer uma viagem tranquila e econômica!

Os 20 melhores hotéis para ficar em Montevidéu

Com base na nossa experiência e no índice ILoveTrip de hotéis, selecionamos os 20 melhores hotéis para você ficar em Montevidéu, nas melhores localizações, com os melhores custos benefícios e com diferentes faixas preços.

Escolha um dos hotéis e faça a reserva pelos links do ILoveTrip! Você garante as MELHORES OFERTAS, não paga mais nada por isso e ainda ajuda o blog a manter o conteúdo de qualidade e de graça =)

Os valores abaixo são uma média de preços referentes à 1 diária de casal com café da manhã.

Onde ficar em Montevidéu: Guia de bairros e hotéis

1. Ciudad Vieja: passeie pela antiga Montevidéu a pé – região xxx do mapa

A Ciudad Vieja pode ser considerada uma parte anexa ao Centro de Montevidéu. É também o bairro mais antigo da capital uruguaia, onde estão localizadas praças e prédios históricos como a colonial Plaza Matriz, o Cabildo de Montevidéu (velho centro administrativo dos tempos de domínio da coroa espanhola) e a Catedral Metropolitana de Montevidéu. O clima antigo do bairro é um chamariz para hotéis do estilo Boutique, que conservam a arquitetura colonial a fim de oferecer uma experiência única para os hospedes.

Durante o dia a Ciudad Vieja aglomera milhares de pessoas, tanto turistas como a população montevideana. A região é o coração financeiro de Montevidéu, isso explica a quantidade de trabalhadores uruguaios misturada a vendedores, artistas e músicos de rua ansiosos por atrair a atenção de turistas.

Muitas das ruas da Ciudad Vieja são exclusivas para pedestres, o que torna a circulação pela área muito mais prática. Sem dúvidas a atmosfera da Ciudad Vieja é agitada, mas também agradável.

Se ao escolher onde ficar em Montevidéu a Ciudad Vieja está no topo da sua lista, tenha em mente que, apesar de ser considerada por muitos uma região mais perigosa, o governo tem trabalhado para revitalizar a área desde 2017. Por conta deste projeto, é muito provável que você encontre uma Ciudad Vieja um pouco mais caótica devido as obras.

Por outro lado, os resultados dessa ação governamental de valorização do patrimônio já começam a dar frutos. A Ciudad Vieja, que no passado costumava ser mais deserta na parte da noite e sem muitas opções de vida noturna, começa a apresentar uma grande oferta de restaurantes gourmet e bares. Somando tudo isso, se hospedar na Ciudad Vieja de Montevidéu é realmente uma escolha singular.

  • Pontos positivos: praticidade dita a regra aqui. Se hospedar nessa parte da cidade proporcionará ao viajante a possibilidade de fazer tudo em questão de alguns passos. Outra vantagem é o valor competitivo das hospedagens na região.
  • Pontos negativos: como mencionado anteriormente, a área ainda é considerada perigosa quando comparada a outras regiões de Montevidéu. O projeto de revitalização, no entanto, tem começado a mudar essa realidade.

Veja a lista que preparamos com os 6 melhores hotéis para você ficar em Melville:


onde-ficar-joanesburgo-Life on 3rdLife on 3rd

Fabuloso 8,6 – Pontuação baseada em 125 avaliações
O Life on 3rd tem ambiente tranquilo com quartos decorados individualmente, TV via satélite, ventiladores.
Preço médio: R$ 200,00

>>Reserve online por este link


onde-ficar-joanesburgo-Lucky Bean GuesthouseLucky Bean Guesthouse

Fabuloso 9,1 – Pontuação baseada em 214 avaliações
A pousada dispõe de jardim e piscina ao ar livre. Os quartos são espaçosos, com decoração elegante, varanda térrea, TV via satélite e comodidades para fazer chá e café.
Preço médio: R$ 250,00

>>Reserve online por este link

2. Centro: melhor relação custo x benefício

A palavra aqui é custo. Se você está planejando fazer uma viagem o mais econômica possível, não pense duas vezes: fique no Centro de Montevidéu. As hospedagens aqui são muito mais baratas que em qualquer outro bairro. Ao ficar aqui você também estará ao lado da Ciudad Vieja, que concentra a maior parte das atrações da capital uruguaia.

Apesar da tentação da vantajosa relação custo x benefício, é importante mencionar que, como em qualquer centro ao redor do mundo, a região tem sua maior atividade na parte do dia. No período da noite o Centro de Montevidéu tem pouca movimentação.

Se você não tem um perfil noturno e não se incomoda com o fato de o Centro de Montevidéu ter poucas opções de entretenimento nesse sentido, se hospedar aqui será uma ótima aposta. Tente buscar opções de hospedagem nos arredores da Plaza Independencia. O local é fronteira do Centro com a Ciudad Vieja, o que seria uma boa mescla no quesito comodidade.

Outros pontos turísticos centrais incluem o Teatro Solis e o Palácio Salvo (sabe aquela foto que todos tiram quando visitam Montevidéu? É aqui mesmo, em frente ao Palácio Salvo na Plaza Independencia).

  • Pontos positivos: além do valor mais baixo das hospedagens, a área está próxima aos principais cartões postais de Montevidéu.
  • Pontos negativos: A Ciudad Vieja é o centro histórico de Montevidéu, já o Centro, propriamente dito, é o centro comercial. Ambos têm fama de perigosos. Recomendamos cautela, principalmente a noite. O melhor é pegar um táxi na volta de alguma atração noturna.

3. Pocitos: a praia de Montevidéu

Toda cidade tem seu bairro queridinho. O bairro do coração dos montevideanos e dos turistas é Pocitos. Percorrendo a Rambla, a orla de Montevidéu que margeia os 22km banhados pelo Rio da Prata, Pocitos é casa da classe média e classe média-alta da capital uruguaia. O bairro é tão agradável que serviu de moradia até para o compositor brasileiro Vinícius de Moraes.

Apesar de ser distante das áreas turísticas da Ciudad Vieja, Pocitos seduz pela sua vida noturna e variedade de bares e baladas. Também é um bairro mais residencial, longe das aglomerações, o que pode ser um plus para quem procura uma experiência mais íntimista.

Muitos viajantes preferem se sentir como locais, e nesse sentido Pocitos proporciona essa sensação. Você poderá curtir um fim de tarde contemplando o pôr do sol na Rambla, ou mesmo com uma simples caminhada pela orla.

Outra boa notícia é que o bairro é bem mais novo se compararmos com a região central. Por conta disso, é muito mais fácil encontrar opções de hotéis com instalações modernas e impecáveis.

O bairro como um todo já é uma atração turística, mas se formos considerar atrações concretas, o Castillo Pittamiglio é o que há de imperdível em Pocitos. A arquitetura do local não é exata, podemos dizer que é um mix de todos os estilos existentes. No interior do local a diversão é garantida por conta da estrutura do Castillo, que mais parece um labirinto sem fim.

  • Pontos positivos: ficar em Pocitos é sinônimo de mais tranquilidade. Longe do burburinho Central e num bairro que também cheio de vida.
  • Pontos negativos: O bairro é mais afastado do centro, mas possui linhas de ônibus conectadas a região central.

4. Punta Carretas: um pouco de Luxo

O bairro de Punta Carretas é quase uma extensão de Pocitos. Os dois bairros são bem semelhantes uma vez que os ambos oferecem uma larga variedade de restaurantes e a possibilidade de se hospedar perto da Rambla. A principal diferença entre os Pocitos e Punta Carreras é a orla que margeia os dois bairros.

Pocitos conta com uma faixa de areia em sua parte da orla, Punta Carretas não, e por isso não existe uma praia no local, por outro lado a orla de Punta Carretas é maior e uma boa pedida para atividades ao ar livre como andar de bicicleta ou correr.

Outra curiosidade sobre o bairro é o poder aquisitivo de seus moradores. Se você está buscando, além de uma experiência autêntica, uma viagem mais luxuosa e com mais conforto, Punta Carretas tem boas opções de hospedagem nesse sentido, uma vez que o bairro é frequentado pela classe alta montevideana.

Não para por aí. O bairro tem um chamariz especial para os amantes das compras, o Shopping Punta Carretas, que é considerado como o melhor de Montevidéu. Punta Carretas também conta com algumas atrações que estão fora do radar do turismo de massa, como o Parque Juan Zorrilla e a Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

  • Pontos positivos: as hospedagens no bairro de Punta Carretas geralmente são mais novas que em outros bairros. Provavelmente você ficará hospedado em um hotel com melhor infraestrutura do que se escolhesse ficar no Centro, por exemplo.
  • Pontos negativos: assim como Pocitos, um dos pontos de negativos de se hospedar aqui é a distância do Centro, problema que pode ser facilmente resolvido com transporte público. Outra questão a ser considerada é o custo. Em Punta Carretas se concentram os hotéis mais caros de Montevidéu.

5. Carrasco: perto do aeroporto, distante do burburinho

Pocitos e Punta Arenas já propiciam ao viajante mais reservado uma experiência mais tranquila. Por outro lado, se o seu objetivo é viver uma viagem ainda mais relaxante e autêntica, Carrasco pode ser sua escolha. O bairro é o último que margeia a Rambla montevideana. Aqui também vive a classe alta da capital uruguaia, então não é difícil caminhar e se deparar com diversas mansões.

É uma área chique de Montevidéu, que é em sua maioria residencial, com edifícios de baixo nível e ruas arborizadas agradáveis de caminhar. Um correspondente ao bairro em outra cidade, seria a Recoleta, em Buenos Aires. É também o bairro mais próximo do aeroporto. Em cerca de 5 a 10 minutos é possível chegar no Aeroporto Internacional de Carrasco. Isso mesmo, o bairro tem o nome do aeroporto, tamanha é a proximidade.

Outro fato interessante é que Carrasco é o bairro mais seguro da capital uruguaia. Caso este seja um requisito na hora de escolher onde ficar em Montevidéu, Carrasco é o seu lugar. O bairro é moradia para diversos artistas famosos no Uruguai, o que intensificou a segunda e preservação da região.

  • Pontos positivo: a segurança é a principal vantagem de Carrasco. Além disso é o bairro mais limpo de Montevidéu, o que como um todo torna a estadia mais agradável.
  • Ponto Negativo: De fato é ótimo sair do aeroporto e já estar bem acomodado. Por outro lado, Carrasco é o bairro mais distante da região central de Montevidéu. Muito recomendam alugar um carro para quem escolhe ficar por aqui.

6. Parque Rodó e Arredores: para os alternativos de plantão

A região do Parque Rodó abrange três bairros: o próprio Parque Rodó, Barrio Sur e Palermo. Todos são bem semelhantes e a linha imaginária que os divide é bem tênue.  Vale dizer que nessa região a oferta de hospedagem é menor que em outras, no entanto, alguns albergues estão nos bairros, o que pode ser um apelo para os mochileiros que tem como alvo viagens de baixo custo.

O bairro do Parque Rodó fica de frente para a Praia Ramírez e uma das vantagens de se hospedar aqui é poder contemplar o pôr do sol do melhor lugar do Uruguai.

Além disso, o Parque que dá nome ao bairro tem extensão de 43 hectares e é o maior jardim aberto ao público do Uruguai. O local também conta com um parque de diversões, que desperta todo um sentimento de nostalgia em seus visitantes e garante um clima mais alternativo.

Já o Barrio Sur tem todo um apelo cultural pela arquitetura cheia de casinhas coloridas, mas principalmente pela herança africana. Não é difícil ver pelas ruas espetáculos de candombe, dança trazida pelos escravos durante a era colonial. O Barrio Sur tem esse mix de culturas. Ao mesmo tempo que é o centro afro-uruguaio, o bairro também é moradia de muito imigrantes italianos. Várias das casas do bairro foram reformadas e pintadas por artistas italianos com cores bem vivas como amarelo, rosa ou verde.

Já o bairro de Palermo é o mais residencial de todos da região do Parque Rodó. É onde você vai encontrar mais oferta de apartamentos para aluguel de temporada por exemplo.

  • Pontos positivos: fugir do óbvio. Geralmente as pessoas tem dois pontos de referência de hospedagem em uma cidade. Um deles é mais central, próximo a atividades turísticas, etc. Outro é focado na vida noturna. A região do Parque Rodó é uma alternativa a essas duas escolhas. Como mencionado também, nesta área ficam os albergues mais baratos.
  • Pontos negativos: 

Da região, a maioria dos hotéis se concentram mais no Barrio Sur e geralmente podem ser hospedagens bem simples e com pouca manutenção. Vale dizer também, que diferente de Pocitos e Punta Carretas, a vida noturna aqui é mais espalhada, você não vai encontrar diversos bares concentrados em um mesmo lugar.

Com todo esse material você já deve saber onde ficar em Montevidéu. Faça seu roteiro, reserve sua estadia e quando estiver por terras uruguaias não deixe de tomar um bom chimarrão.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui