Conhecendo as vinícolas de Mendoza

Contratamos um passeio com remis (motorista) de meio dia pelas vinícolas de Mendoza, na região de Maipú. Conhecemos duas bodegas (Trapiche e Família Cecchin), uma fábrica de azeite (Pasrai) e uma loja de azeite, licores e doces (Entre Olivos).

 

Quais vinícolas visitar em Mendoza

 

Existem diversas vinícolas e com certeza você terá que escolher dentre as muitas opções. O ideal é escolher entre duas a cinco vinícolas para o seu dia não ficar muito cansativo.

As principais regiões de vinícolas próximas a Mendoza são Maipú e Luján de Cuyo.

Em Maipú (mais próxima de Mendoza e que também é acessível por ônibus) as principais vinícolas são: Trapiche, La Rural e Familia Zuccardi.

Em Luján de Cuyo as principais vinícolas são Catena Zapata, Chandon e Ruca Malen.

Estrada e parrerais na região de Maipú - Mendoza
Estrada e as videiras na região de Maipú – Mendoza

 

Passeio pelas vinícolas

 

Existem diversas opções de passeios pelas vinícolas de Mendoza, mas escolhemos o tour “Excursion Magia del Vinho”, da empresa Mendoza Vista. A empresa teve o melhor custo benefício (650 pesos argentinos para duas pessoas) dentre as opções disponíveis (deixamos para contratar o passeio quando chegamos a Mendoza).

O tour foi exclusivo e o motorista foi nos buscar no hotel por volta das 11h30.

Dica: pesquise e faça a reserva antes da viagem. Fica mais fácil escolher quais vinícolas você irá visitar.

+Descubra onde ficar em Mendoza e conheça os melhores hotéis por custo-benefício

 

Como chegar as vinícolas de Mendoza

 

Algumas pessoas escolhem fazer o passeio de ônibus e chegando lá alugam uma bicicleta. Como tínhamos pouco tempo em Mendoza não conseguimos fazer esse passeio. A região é linda e essa opção é bem legal.

Claro que esse passeio não é para qualquer um. Apesar da região ser mais plana, as vinícolas não ficam tão perto umas das outras. Você também deve pensar que, depois de algumas taças de vinho nas degustações das vinícolas, fazer esforço andando de bike pode ser um super desafio.

Alugar carro nem pensar! Beber e dirigir pode ser um perigo e a fiscalização é rigorosa. Por isso, a melhor forma é contratar um tour por agência (com essa opção é muito difícil adaptar o tour totalmente ao seu gosto porque algumas paradas são em fábricas associadas à agência) ou um motorista particular (não temos indicação porque contratamos o tour com empresa, mas você consegue facilmente indicações com o seu hotel).

Bicicletas na região de vinícolas de Maipú - Mendoza
Bicicletas na região de vinícolas de Maipú – Mendoza

 

Mendoza: fábrica de azeite Pasrai

 

A primeira parada foi na fábrica de azeite PasRai. Uma das donas no guiou pela pequena fábrica (que conta com um museu com fotos e maquinários) e nos explicou sobre o processo de fabricação de azeite.

No quintal, vimos algumas árvores de azeitonas e, no final, chegamos à lojinha com diversos produtos para venda, inclusive cremes e uma infinidade de produtos derivados do azeite. A degustação também estava inclusa no tour.

>>PLANEJE SUA VIAGEM << ENTENDA POR QUE O SEGURO VIAGEM É NECESSÁRIO E CONTRATE O SEU COM DESCONTO!

Aprender um pouco sobre a técnica de plantação, colheita e preparação do produto foi interessante e, como a fábrica é familiar, a atenção dada pela proprietária fez toda diferença.

 

Azeitonas no pé
Azeitonas no pé

 

Mendoza: almoço e visita à vinícola Familia Cecchin

 

Nossa primeira opção era almoçar na vinícola Zuccardi mas, como deixamos para reservar o passeio em cima da hora, a opção disponível era a vinícola Família Cecchin.

A vinícola boutique é familiar, mas não tão pequena. Primeiro entramos em um galpão onde fizemos um pequeno tour, passando por tonéis onde ficam armazenados os vinhos e uma loja rústica com diversos produtos da marca. A degustação foi excelente.

Fomos então ao casarão onde é servido o almoço. Tudo acompanhado de um bom vinho. Você pode escolher o cardápio e o horário que deseja almoçar na hora que contrata o tour.

 

Mendoza-argentina-vinicola-cecchin
Degustação de vinhos na Familia Cecchin
Mendoza-argentina-vinicola-cecchin-almoço
Almoço Familia Cecchin – prato principal
Mendoza-argentina-vinicola-cecchin-sobremesa
Almoço Familia Cecchin – a sobremesa também tem vinho
Mendoza-argentina-vinicola-cecchin-entrada
Almoço Familia Cecchin – entrada

 

Mendoza: vinícola Trapiche

 

A Trapiche é uma das vinícolas mais famosas da região de Maipú e uma das maiores de Mendoza. Esse foi o tour mais completo que tivemos.

A Trapiche está localizada em um prédio bem grande de uma antiga fábrica. Logo na entrada, o jardim bem cuidado já mostra a grandiosidade da vinícola. Na parte detrás do prédio fica um antigo trilho e vagão de trem.

O tour pela Trapiche foi o mais completo que fizemos. O guia do nosso grupo era um sommelier, que explicou detalhes da produção e armazenamento dos vinhos. Lá também visitamos um museu, todo o maquinário utilizado para produzir a bebida e, no final, uma deliciosa degustação.

 

Trapiche - tour, explicação e degustação de vinhos
Trapiche – tour, explicação e degustação de vinhos
Trapiche - degustação de vinhos
Trapiche – degustação de vinhos
Trapiche - entrada
Trapiche – entrada
Vinícola Trapiche
Vinícola Trapiche

 

Mendoza: Entre Olivos

 

Para fechar a tarde, passamos na pequena loja Entre Olivos, que vende azeites, licores de fabricação própria, doces e chocolates.

Apesar da loja ser uma daquelas paradas “pega turistas” (foi inclusa no tour pela agência Mendoza Vista) até que foi razoável e deu para degustar alguns sabores bem diferentes de licores.

Loja Entre Olivos
Loja Entre Olivos

Visitar duas vinícolas de tamanhos diferentes (uma grande e outra familiar) foi ótimo para conhecer diferentes tipos de produção e aprender um pouquinho mais sobre a arte dos vinhos.

A pequena fábrica de azeite também foi uma surpresa porque não conhecíamos nada sobre o processo de fabricação.  Por isso, para um passeio com duração de meio dia e por termos feito a reserva com apenas um dia de antecedência, a experiência foi muito boa e valeu a pena.

 

Veja também:

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.
Gostou do post? Assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Carla, você poderia informar o site ou email da empresa Mendoza Vista? Não consegui encontrar =/

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui