Como usar o Google Flights para comprar passagens aéreas baratas

Como usar o google flights

Já visitamos muitos países ao redor do globo. Nessa nossa andança, a primeira preocupação é a passagem aérea. Inclusive, o valor dos voos pode influenciar até na escolha do destino. A internet facilitou muito a vida do viajante. Dizemos isso porque fica claro que nos dias atuais há uma imensa oferta de aplicativos e plataformas digitais para ajudar na organização da sua viagem.

Por exemplo, a busca de passagem aérea ficou muito mais prática com sites como skyscanner, kayak, momondo, entre outros. O que muitos não sabem é que um dos sites que apresenta melhor resultado pode ser encontrado no próprio Google. Estamos falando do Google Flights, também conhecido como Google Voos.

Trata-se de uma ferramenta de busca de voos bem completa, em que você pode usar funcionalidades como alerta de passagem, busca multidestinos, geolocalização, entre outros. Neste post você vai descobrir um manual de como usar o Google Flights para encontrar a passagens aéreas baratas.

Como usar o Google Flights: conhecendo a ferramenta

A ferramenta tem interface simples. Se você já está acostumado a usar outras plataformas do Google, como Maps, Drives, Docs, entre outras, vai perceber que é bem fácil navegar pelo Google Flights.

Como usar o Google Flights


1 – Esta é a caixa de pesquisa. Aqui você poderá colocar o número de passageiros, a classe do voo, o tipo de passagem, o destino e as datas.

2 – Logo abaixo, se você estiver logado em sua conta do Google, poderá ver os voos que você está rastreando. Ou seja, aqueles voos que você inseriu um alerta de viagem.

3 – Nessa terceira área com imagens estão sugestões de destinos com passagem aérea barata para a data que você inseriu.

4 – Essa é a nossa área preferida. Nada mais é do que um mapa e se você tem o destino e datas flexíveis é uma ótima opção para checar os preços de voos.

5 – No símbolo de menu você pode alterar algumas configurações, como sua localização, moeda, idioma. Além disso, esta área também pode ser utilizada para explorar todos seus voos rastreados.

O calendário será seu melhor amigo

Já estamos de olho em passagens aéreas para Europa e vamos aproveitar o post para ilustrar a nossa busca. No exemplo a seguir, buscamos uma passagem de ida saindo do Rio de Janeiro com destino a Londres, sem colocar uma data específica. Ao clicar no calendário, você verá que o melhor do Google Flights é que você consegue ver os valores estimados para meses mais distantes.

Nesse sentido, flexibilidade é o nome. Sabemos que não é sempre fácil ter datas flexíveis. Porém, recomendamos que antes de agendar suas férias dê uma olhada no Google Flights e verifique as datas mais atraentes. Neste caso, o dia 31 de Março está com o valor mais atrativo.

como usar o google flights calendario Como usar o Google Flights para comprar passagens aéreas baratas

Para saber mais detalhes do voo, você deverá clicar na data e em seguida, concluído. A partir daí, você será levado a uma janela como a que segue abaixo. Nessa janela você verá a companhia aérea, duração do voo, possíveis conexões, além de outras opções de voos. É interessante frisar que você não usa o Google Flights para comprar passagem.

A ferramenta te auxilia na busca de passagem aérea barata. Ao encontrar a melhor opção, ela irá te direcionar para o site da companhia. No valor apresentado pelo Google Flights já estão incluídas as taxas de embarque, mas podem haver taxas adicionais de bagagem.

Ainda, na tela a seguir, você verá que acima dos melhores voos o Google Flights apresenta algumas outras funcionalidades. Por exemplo, clicando em datas, você conseguirá ter uma visão melhor da variação dos voos.

Como usar o Google FLIGHTS

Como você pode ver abaixo. Neste calendário você consegue ver outros dias baratos, que neste caso estão com o mesmo valor. É interessante que ao lado de datas você também pode analisar o gráfico de preços, sendo a passagem mais barata 270 euros e a mais cara 476 euros.

Como usar o google flights
Como usar o Google Flights

Ao lado da aba “Gráfico de Preços” também há o menu Aeroportos. Nele você poderá adicionar aeroportos próximos ao seu destino. Outro menu é o menu “Dicas”, que contém um guia de viagem para o destino buscado.

Fique de olho: como usar o Google Flights para monitorar voos e datas

É claro que você não vai comprar a passagem imediatamente. Ainda mais se você tem as datas flexíveis. Salvo quando você encontrar uma opção imbatível. Porém, se você ainda está em dúvidas ou encontrou um voo mais caro, mas que se encaixa na sua agenda, o ideal é rastrear o voo. Mas como usar o Google Flights para monitorar o itinerário que você tem em mente?

Para isso, você deverá criar uma alerta de passagem. É muito fácil! No exemplo que apresentamos, buscávamos um voo só de ida partindo do Rio de Janeiro para Londres. A opção mais econômica foi um voo direto pela Norwegian Airlines por 270 euros.

Abaixo da descrição do itinerário, você verá a opção rastrear preços desabilitada. Ao habilitar, o botão mudará para a cor a azul. Feito isso, você receberá os alertas com alterações no valor da passagem em seu e-mail.

Como usar o Google Flights

Como mencionamos no início do texto, também é possível acompanhar seus voos monitorados no menu superior esquerdo (onde estão os três traços ao lado de Google Voos). Lá você pode analisar o histórico de preços desde que você inseriu o alerta.

Como usar o google flights

Como usar o Google Flights para explorar destinos econômicos

Chegamos na nossa parte predileta. Se você não sabe para onde ir ou não se importa em se aventurar em terras que talvez você nunca tenha pensado, essa ferramenta é pra você. Estamos falando do explorador de destinos.

como usar o google flights explorador de destinos Como usar o Google Flights para comprar passagens aéreas baratas

Em geral, o legal do Google Flights é que você não precisa buscar destino por destino. Você pode escolher uma região, por exemplo. Como você pode ver acima, escolhemos América do Sul para ilustrar, mas você pode colocar Ásia, Europa, entre outras regiões.
Em relação as datas, você pode escolher datas específicas ou datas flexíveis.

Ainda, também é possível buscar a melhor passagem num intervalo de 6 meses, num mês específico, fins de semana ou entre 1 ou 2 semanas. O menor preço será mostrado em verde e marcado com a observação “bom preço”.

Como usar o Google Flights

Não dependa apenas do Google Flights

Sem dúvidas, o Google Flights é uma ferramenta extraordinária. Porém, como qualquer aplicação online possui suas falhas. Por exemplo, a plataforma nem sempre tem as tarifas mais baixas. Isto porque o Google Flights funciona pesquisando tarifas vendidas diretamente pelas companhias aéreas e um punhado das principais agências de viagens on-line, como Expedia. No entanto, muitas agências e companhias aéreas econômicas acabam não sendo incluídas.

Por conta disso, é importante que você saiba quais são as principais companhias econômicas, também chamadas de low-cost, espalhadas ao redor do mundo.

Principais companhias low-cost ao redor do mundo

Air Berlin
Easy Jet
Ryanair
Transavia
Vueling
Wizz Air
Wow Air
Air Asia
Cebu Pacific
Scoot
Viva Colombia
Frontier
Spirit

Pesquise usando uma Janela Anônima

Você já teve a sensação que está sendo vigiado? Teorias da conspiração à parte, muitos viajantes alertam que a melhor maneira de realizar uma busca no Google Flights é utilizando uma janela anônima. Não é comprovado, mas há casos reais de viajantes que ao pesquisarem muito um voo, começarem a ver o trajeto mais caro.

Tudo bem se o voo foi alterado, o que acontece é que às vezes a alteração aparece apenas para a pessoa que estava pesquisando anteriormente e encontrou uma tarifa atrativa. Na dúvida, é melhor usar.

Muitos acham essa parte da viagem cansativa, mas a diversão começa na pesquisa. Agora que você já sabe como usar o Google Flights, permita que sua viagem seja agradável desde o começo, seja flexível e ao achar uma passagem aérea que condiz com o que você está procurando, compre e aproveite sua viagem.

Conhece outras ferramentas interessantes de busca de passagem? Conta pra gente nos comentários.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui