Descubra 13 cidades turísticas próximo a Brasília

Nesse post você vai descobrir que, se está pertinho do DF, é possível conhecer cidades turísticas próximas a Brasília.

Com essas dicas, você vai descobrir as cidades próximas ao Distrito Federal que podem estar no seu roteiro.

Então, pegue seu bloquinho de notas agora mesmo para não perder nenhuma dessas dicas de cidades turísticas próximas a Brasília.

Vamos lá?

13 dicas de cidades turísticas próximas a Brasília

cidades b 1 Descubra 13 cidades turísticas próximo a Brasília

Brasília é a capital e também sede do governo, ou seja, é o Distrito Federal e está localizada na região do Planalto Central, e a melhor alternativa para você aproveitar muito a região é conhecer as dicas de cidades turísticas próximo a Brasília.

Santa Maria – Cachoeira do Tororó

Para começar a lista de dicas de cidades turísticas próximo a Brasília, você precisa conhecer a Cachoeira do Tororó, localizada a uma distância média de 30 km do centr do Distrito Federal e fazendo parte de uma propriedade particular.

A cachoeira fica na região de Santa Maria, que é uma cidadezinha charmosa e ideal para quem quer descanso e tranquilidade.

O local é famoso por ser um ponto já conhecido para os amentes da pratica do rappel e trilha, de mais ou menos 2 km, para chegar a queda d’água e aproveitar as águas limpas e com mata preservada.

Cristalina – Pedra Chapéu do Sol

Entre as cidades turísticas próximo a Brasília está Cristalina, a uma distância de 130 km através da BR-040, considerada pelos turistas e até moradores como um ponto de equilíbrio, já que alguns acreditam que a cidade tem poderes místicos.

Essa crença em torno da cidade está associada com o magnetismo presente no solo de toda a região devido a concentração de diversos cristais.

Assim, um dos lugares mais conhecidos de Cristalina é a Pedra do Chapéu do Sol, que é um granito que pesa quase 100 toneladas e que está no mesmo lugar por milhões de anos equilibrado no solo através de uma base de 1 metro².

O magnetismo faz com que a pedra não caia, continuando na mesma posição desde que foi descoberta e se tornando um local comum para a pratica da meditação, já que existe a ideia de que a pedra teria poderes.

Cristalina também tem diversas cachoeiras que você pode aproveitar para conhecer um pouco mais a região e curtir a natureza.

Salto de Corumbá

Ficando a uma distância média de 100 km de Brasília, Salto de Corumbá pode ser acessada através da BR-070 e, frequentemente, é considerada uma das cidades turísticas próximas a Brasília, por ter uma grande concentração de cachoeiras.

Assim, você pode conhecer diversos áreas da região, que contam com tirolesas, áreas para rapel e para banho, com águas cristalinas em meio a vegetação nativa.

Uma das atrações mais famosas da cidade está a prática do rafting, cachoeirismo e boia cross, além da cidade ter um clima bucólico e estar repleto de chalés e cabanas que os turistas alugam para passar temporadas inteiras.

Colinas do Sul – Lagoa de Serra da Mesa

Colinas do Sul não está tão perto do DF, em torno de 200 km através da BR-010, mas é considerada uma das cidades turísticas próximo a Brasília pelas lagoa de águas claras que atrai milhares de turistas. .

Ideal para um bate-volta ou mesmo para passar um final de semana ou férias, Colinas do Sul possui um clima bastante calmo e é uma opção para você que quer se desligar um pouco do agito do restante do ano.

Você vai poder conhecer as águas termais da cidade ou ir até a Lagoa de Serra da Mesa para aproveitar a vista da natureza e a cachoeira de desce até o lago de águas azuis.

cidades b 3 Descubra 13 cidades turísticas próximo a Brasília

Outras opções para a sua viagem inclui conhecer as trilhas que cercam a cidade e podem te levar a outras cachoeiras menores, mas bastante conhecidas da região.

Em Colinas do Sul é onde está localizado o segundo maior lago artificial do país e também é uma área conhecida por ser reservada para a preservação da mata nativa.

Pirenópolis – Patrimônio Histórico

Pirenópolis fica a mais ou menos 150 km do centro do Distrito Federal e é considerado como Patrimônio Histórico e Nacional, devido a arquitetura e toda a história de desenvolvimento local.

A cidade de Pirenópolis tem diversos casarões e prédios antigos que compõem a beleza natural e histórica do país, além de diversas igrejas preservadas, centro restaurado, cachoeiras, trilhas e áreas de preservação da fauna e flora.

Dessa forma, é possível fazer diversas atividades em meia a natureza como o arborismo, rappel e também andar por sítios naturais.

Formosa – Cachoeiras

Considerado como um verdadeiro paraíso brasileiro, Formosa fica a 80 km do Distrito Federal e é uma das cidades turísticas próximo a Brasília, já que atrai muitos turistas que buscam aventura bem como tranquilidade para descansar.

As principais atividades da cidade que atraem turistas são as atrações que envolvem adrenalina, como a visitação em grutas naturais ou cavernas escondidas entre as rochas, a queda livre, rampas de voo livre e trilhas para percorrer toda a área verde da região.

Assim, você pode aproveitar para conhecer cachoeiras, sítios arqueológicos bem como águas totalmente cristalinas e uma floresta muito densa, conhecida pelas samambaias gigantescas que ficam em áreas preservadas.

Trindade – Santuário Basílica de Trindade

Localizado a pouco mais de 200 km de Brasília através da GO-060, o santuário também recebe o nome de Brasília do Divino Pai Eterno, e fica na chamada Rodovia dos Romeiros.

O santuário fica na cidade de Trindade e é possível participar de uma festa que acontece todos os anos e pode ter duração de até um mês, atraindo mais de 3 milhões de fiéis anualmente.

A primeira capela da cidade foi construída por volta de 1848 e a última em 1912, passando por diversas restaurações e expansão ao longo dos anos, quando tornou-se ponto de referência e encontro.

Cocalzinho – Caverna dos Ecos

Cocalzinho é um cantinho brasileiro que parece estar parado no tempo bem como escondido do mundo, localizado a pouco mais de 100 km de Brasília, essa é uma das cidades mais famosas quando o assunto é natureza.

A principal atração turística da cidade é a Caverna dos Ecos, que possui o maior lago subterrâneo de toda a América Latina.

cidades b 5 Descubra 13 cidades turísticas próximo a Brasília

Toda a cidade foi construída perto do Rio Corumbá e, por isso, diversos córregos e rios cortam algumas áreas urbanas, assim como diversas cachoeiras ficam dentro dos limites da cidade em áreas preservadas, como a cachoeira dos Caiapós, Morrinho dos Pirineus e Sete Grota.

Uma atividade conhecida na região é uma tirolesa chamada de Voo dos Pirineus, que tem quase 600m de comprimento, e a produção de vinhos artesanais.

Vila Propício

Se você quer cidades turísticas próximo a Brasília para visitar, a Vila Propício pode ser o seu próximo destino, ficando a pouco mais de 150 km do Distrito Federal e conhecida devido ao complexo de cavernas.

A vila possui mais de 50 grutas e cavernas escondidas por entre rochas, como a Três Marias e Samambaia, além de ser a região onde você encontra o famoso Lago Azul, conhecido pela tonalidade única e cristalina da água, sendo aberto para o mergulho.

A cidade tem um clima bucólico e calmo, sendo um local bastante procurado por turistas que querem deixar de lado a correria das cidades grandes.

Caldas Novas – Parque Estadual da Serra

Caldas Novas é aquela cidade que muitos brasileiros ouvem falar, mas passam a vida inteira sem conhecer e, para que isso não aconteça com você, saiba que a cidade fica a 300 km de Brasília.

Caldas Novas ainda preserva o clima calmo e é conhecida devido as águas termais, consideradas até terapêuticas, além de estar pertinho do Parque Estadual da Serra, cheio de trilhas e cachoeiras que atraem milhares de turistas.

Outra opção para quem está na cidade, é conhecer os parques aquáticos ou praticar a canoagem, rafting e outros esportes encontrados na região.

Brazlândia – Chapada Imperial

Considerada uma das cidades turísticas próximo a Brasília, a Chapada Imperial é na verdade uma reserva ecológica e está localizada a 50 km do Distrito Federal,sendo um conjunto de cachoeiras, trilhas e diversas atrações.

Entre as atividades mais procuradas da região pelos turistas estão a tirolesa, arvorismo e camping, assim como o banho dos lagos próximos a cachoeiras.

A reserva fica nas proximidades da cidade de Brazlândia e a preservação da área começou em 1985.

Brasília – Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília pode ser a melhor opção, para quem não quer ou não pode ficar tão distante do centro do Distrito Federal, ficando a menos de 10 km da cidade e conta com mais de 30 mil hectares de área preservada.

Dentro do parque você encontra piscinas com água corrente bem como espaços reservados para piqueniques e trilhas em meio a mata nativa e preservada.

cidades b 7 Descubra 13 cidades turísticas próximo a Brasília

Esse parque também é uma importante área de preservação animal e casa do lobo-guará, tamanduás e outros, além de ser onde está localizada a Barragem de Santa Maria, que é responsável por abastecer a capital do Brasil.

São Domingues – Parque Estadual

Localizado a pouco mais de 200 km do Distrito Federal, São Domingues é o local conhecido pela Terra Ronca bem como onde está localizado o Parque Estadual, que é formado por diversas rochas.

As grutas descobertas na região têm mais de 600 milhões de anos e as águas são totalmente limpas e cristalinas, sendo um local bastante procurado para observar a paisagem e mergulhar nas águas.

O que fazer em Brasília

Além das opções de cidades turísticas próximo a Brasília, é possível aproveitar tudo o que o Distrito Federal oferece e descobrir diversos locais escondidos dentro ou próximo da cidade.

Muitos turistas acabam gastando fortunas em viagens, mas se esquecem de conhecer o que está por perto, então, além de conhecer as cidades turísticas próximo a Brasília, comece a descobrir mais sobre as construções da cidade.

Dicas de atrações para conhecer em Brasília

Entre as atrações mais conhecidas do Distrito Federal estão a Catedral Metropolitana, Palácio do Planalto bem como a Ponte JK, além disso, você pode conhecer a Praça dos Três Poderes e o Lago Paranoá, conhecido por ser um local ideal para caminhadas.

Também é em Brasília que você encontra o Memorial JK, Palácio Itamaraty, Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional, já que Brasília é sede do governo, existem as construções relacionadas aos poderes nacionais.

Outra opção para quem gosta de natureza é ir até o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, construído em 1978 e que conta com quase 500 hectares de área preservada.

A principais áreas buscadas no parque são as quadras de esportes, área de patinação no gelo, ciclovias, lagos artificiais e até um parque de diversões que fica dentro dos limites do parque.

O Jardim Botânico também é um ponto turístico da cidade que está cheio de flores, área preservadas e árvores enormes e muito procurado para passar as manhãs e fins de tarde, bem como para fazer um piquenique.

A cidade também tem zoológico e o museu desenhado por Oscar Niemeyer, com diversas obras de arte bem como eventos culturais para tirar você da rotina, ou você pode aproveitar para curtir o campo de golfe localizado em uma área de preservação ambiental, próximo ao lago. O campo de golfe é um clube fechado e, para entrar, você precisa ter o título de membro ou optar pela compra do ingresso para curtir um dia na propriedade.

Já para aqueles que gostam de história e não pode escolher nenhuma das cidades turísticas próximo a Brasília, a capital tem a Ermida Dom Bosco, que é uma capela pequena que tem o formato de uma pirâmide e também é chamada de Capela Piramidal.

cidades b 9 Descubra 13 cidades turísticas próximo a Brasília

A Ermida Dom Bosco foi toda construída com mármore de cor branca e tem vista para o parque, localizada na área do Lago Sul.

Toda a cidade é conhecida por ter diversas opções de barezinhos, feiras, restaurantes e lojas que vão desde preços mais acessíveis até opções mais caras, para que você consiga aproveitar e conhecer a cidade da forma que o seu orçamento permite.

Além das dicas de cidades turísticas próximo a Brasília e as construções da cidade que podem fazer parte do seu passeio, você ainda pode aproveitar para explorar os bairros da cidade e conhecer mais sobre a construção e história local.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui