TOP 15 Cidades próximas a São Paulo para conhecer no seu final de semana

Para viajar não é preciso ir muito longe. Para quem mora na região sudeste do Brasil, as cidades próximas a São Paulo são ideais para passar um final de semana diferenciado. Para te ajudar com o roteiro, segue abaixo a lista da top 15 cidades perto de SP para visitar.

Neste post você vai descobrir:

  • Quais são as 15 cidades próximas a São Paulo para conhecer no fim de semana
  • Roteiros para os dias de frio
  • Roteiros para os dias de calor

1 – São Luiz do Paratinga

São Luiz do Paratinga - SP

Localizada a 174 km de São Paulo, São Luiz do Paraitinga é uma cidade pequena do interior e que, como já era de se esperar, é popular por conta do turismo rural. Entre seus atrativos estão casarões históricos, cachoeiras e alguns espaços culturais.

A melhor época para a visitação é no feriado de carnaval e durante o mês de março por conta da programação especial para o carnaval. A cidade prepara milhares de foliões e ocupa as ruas da pequena cidade com um rito de festa.

Um dos pontos turísticos próximos a São Paulo que não se pode perder é a Cachoeira Grande, localizada entre o município de Lagoinha e São Luiz do Paratinga. A queda d’ água de 40 metros de altura é perfeita para a prática do cascading (descida de rapel pela queda da cachoeira), tirozelas e para a canoagem.

2 – Campinas à Jaguariúna de trem

Campinas à Jaguariúna de trem

Outro passeio excelente para passar um fim de semana numa cidade próxima a São Paulo é o trajeto de trem de Campinas para Jaguariúna. A locomotiva guarda a arquitetura de sua origem, do século XIX – o que vai te fazer se sentir numa verdadeira viagem entre o tempo e o espaço.

A boa notícia é que na própria capital existem espaços para a venda de tickets para o Trem da Maria Fumaça e, de lá mesmo, ainda é possível partir para Campinas. São somente 91 km de distância pela Rodovia dos Bandeirantes – o que dá em torno de uma hora de viagem. Agende o seu passeio com antecedência.

Há duas possibilidades de roteiros nessa cidade próxima a São Paulo. O mais longo é de campinas a Jaguariúna (roteiro completo), mas para quem preferir, é possível pagar para ir somente até Tanquinho – opção mais recomendada para quem vai acompanhado de crianças ou idosos.

3 – Santos

cidades próximas a SP - Santos

Localizado a 73 km da capital paulistana, Santos é uma das cidades litorâneas mais conhecidas da grande SP.  Por conta disso, ela é mais uma opção para quem quer curtir a areia e o mar, contudo, não dará conta de te fazer desligar da sensação caótica da metrópole.

Num sábado à tarde, depois de ter curtido a praia, vale a visita ao Museu do Café – o qual conta a história do grão desde a sua vinda para o Brasil. Ainda no centro da cidade é possível traçar uma rota de visitação pelo aquário de Santos e o orquidário.

Na volta, já no domingo, reserve para conhecer a praia histórica de Gonzaga ou passear pela Estrada Velha de Santos.

4 – Mariporã

Mairiporã - SP

Essa cidade próxima a São Paulo fica localizada a somente 41 km da capital, e ainda sendo que Maripoã é uma cidade histórica e com um centro cultural agitado. Por isso, programe o seu roteiro antes de ir. Os  principais pontos turísticos da região são:

  • Serra da Cantareira: conta com trilhas em meio a natureza, chalés e restaurantes aconchegantes por toda a estrada;
  • Morro de São Paulo: conta com uma bela vista e várias atrações turísticas;
  • Cachoeira da Caceia: uma queda d’ água para renovar as energias antes de continuar a rotina na cidade grande;
  • Cachoeira dos Remédios:  a cachoeira dos remédios serve mesmo como um verdadeiro remédio para descarregar os sentimentos ruins e iniciar a semana com o pé direito;
  • Pico do Olho d’ água: o poço tem água doce própria para o banho e é adequada para as crianças;
  • Pedreira do diabo:  o morro conta com algumas possibilidades de atividades radicais, como a prática do rapel e da tirolesa;
  • Centro histórico: basílica e edifícios antigos encantam a região, que tem bem cara de município interiorano.

5 – Atibaia

Atibaia, São Paulo

Atibaia fica somente a 49 km da capital paulistana e é muito conhecida pela Feira do Morango, que acontece nos meses de setembro a outubro. Contudo, a cidade garante muito mais atração do que tradicional festival, aliás, no município há desde pousadas charmosas para curtir com a família até spas de luxo para os casais.

Ao longo das estradas há várias fazendas que abrem suas portas para mostrar sues produtos artesanais ou convidando os turistas para tomar um café colonial.

Ao visitar a cidade não deixe de passar pelo teleférico que passa por cima do Lago do Major – de lá você poderá ver a cidade toda, inclusive o vai e vem das estradas ecológicas que contornam os morros.

6 – Praia de Itaguaré e Prainha Branca, em Bertioga

Praia de Itaguaré - Bertioga

O município de Bertioga fica 115 quilômetros próximos de São Paulo capital, o que dá duas horas e meia de viagem, se de carro, e pela via BR 050 e BR 101. A praia fica 20 km a diante, em direção à Riveira.

São quase 3 km de praias, muitas das quais tem a união do rio com o mar, o que garante uma bela vista das diferentes tonalidades de água.

Quem visitar a cidade não pode deixar de conhecer o Parque Estadual da Restinga e fazer um piquenique nas estradas que o circundam. Aliás, é ideal que você já leve sua própria comida e bebida, pois há poucos estabelecimentos nas proximidades e muitos não aceitam cartão ou cobram preços altos por lanches simples.

7 – Templo Kinaku-ji em Itapecerica

templo TOP 15 Cidades próximas a São Paulo para conhecer no seu final de semana

Quem quer tranquilidade e renovar a espiritualidade num fim de semana próximo a São Paulo vai gostar de conhecer o Templo Kinkaku-Ji, que fica localizado na Serra de Itapacerica, a cerca de 60 km da capital.

A região não possui uma infraestrutura muito adequada ao turismo, contudo, a própria beleza da arquitetura e do parque que abriga o templo é o suficiente para entrar num estado de contemplação que dispensa acomodações. 

Por dentro o templo é forrado por columbários, altares e incensos que perfumam todo o ambiente. Já do lado de fora há um corredor de cerejeiras (vale a pena visitar na Primavera par vê-las floridas), um extenso gramado, uma floresta de pinheiros e uma fonte de água corrente.

Devido o silêncio digno dos monges do Tibet, o barulho do vento, dos pássaros e o borbulhar da água na fonte ficam ainda mais evidentes e ajudam a construir um cenário tranquilo.

A entrada na casa custa cerca de R$ 5,00 por pessoa e pode ser agendada via telefone ou pelo site oficial.

8 – São Roque

São Roque, SP

São Roque é bom de visitar entre os meses de inverno (junho a agosto) ou durante a temporada de colheita da uva (dezembro a março, preferencialmente janeiro e fevereiro). Nesse município que fica somente a 65 km da capital paulistana há uma série de fazendas e vinícolas para experimentar o melhor das uvas nacionais.

A arquitetura da cidade ajuda a torna-la uma excelente opção para viajar no fim de semana. Afinal, somente o passeio por suas vielas já dá uma sensação de que está num mundo diferente da selva de pedra que é a grande São Paulo.

Antes de ir a São Roque programe os seus pontos turísticos, pois no caminho há várias opções de degustações e passeios focados no turismo rural. Num roteiro de poucos dias como num fim de semana, todo tempo economizado é importante para tornar a viagem ainda melhor.

Se for visita-la no inverno aproveite para conhecer o Ski Montain Park, onde é possível esquiar em trechos da Mata Atlântica – uma programação diferenciada para a família, sobretudo para quem quer tirar os adolescentes de frente das telinhas do celular ou computador.

9 – São José dos Campos

Cidades próximas a SP - São José dos Campos

São José dos Campos está a 95 km de São Paulo, o que garante somente 1 hora e meia de viagem para quem vai pela Rodovia Ayrton Senna. A cidade é uma mescla de modernidade com ruralidade, já que ao mesmo tempo em que é conhecida por suas grandes fazendas, também é um centro tecnológico e científico.

Em São José dos Campos pontos turísticos para a visitação não faltam para adicionar ao seu roteiro de fim de semana. Algumas opções para incluir no mapa de viagem são:

  • Parque Municipal Roberto Burle Max:  que conta com um projeto arquitetônico e paisagístico de renome e um contato com a natureza ainda dentro da cidade;
  • Parque Vicentina Aranha: projetado por Ramos de Azevedo, o parque é também um centro cultural – por isso consulte a programação cultural antes de partir. Quem sabe seja possível coincidir a viagem com algum evento;
  • Parque Santos Dumont: além de uma ampla área verde para renovar as energias o parque ainda conta com uma réplica do avião 14 BIS, um dos primeiros a alçar voo em todo o mundo;
  • Thermas do Vale: quem quer um pouco mais de luxo pode tirar um fim de semana de folga em um dos principais hotéis de São Paulo, o qual conta com piscinas climatizadas e com ondas de até um metro de altura. O roteiro vale a pena para os dias de calor e para curtir as férias da criançada.

10 – Espírito Santo do Pinhal

Espírito do Santo do Pinhal (SP)

Espírito Santo do Pinhal é uma das cidades menos próximas de São Paulo desta lista, ficando a 195 quilômetros de São Paulo, na divisa com o estado de Minas Gerais.

Os principais pontos turísticos da região são as vinícolas e cafés coloniais servidos em chalés de requinte.  Entre as principais fazendas a mais popular é a vinícola Guaspari, uma antiga fazenda de café que foi adaptada para o cultivo da uva  – e com isso ganhou o coração de muita gente.

Prefira visitar a cidade e fazer a rota do vinho durante os meses de julho a agosto, quando é possível colher a uvas e provar as safras de vinhos mais novas.  Leve um dinheiro extra para levar alguns para casal, afinal, os preços são bem mais em conta, sobretudo para as categorias syrah tinto, sauvignon blanc ou o syrah rosé.  

11 – Guararema

Guararema, São Paulo

Guararema é um destino recomendado para viagens de casais, já que o charme da cidade desperta romantismo. Localizada a 78 km de São Paulo capital (1h 15 minutos de viagem), o município ainda conserva a arquitetura datada do século 18 – são tão antigas que várias ruas são inteiras tombadas como Patrimônio Histórico.

Em Guararema também é possível viajar de Maria Fumaça. No município o trajeto percorreido vai da Estação principal até o bairro de Luís Carlos e os bilhetes custam uma média de R$ 55,00 – para adquirir o seu consulte as tarifas e condições no site oficial.

Em um único dia ainda é possível incluir alguns pontos turísticos na sua rota. Algumas opções são:

  • Parque Nacional Recanto do Américo;
  • Igreja São Benedito;
  • Centro Artesanal Dona Nenê;
  • Parque da Ilha Grande;
  • Almoço no Restaurante Mirante do Paraíba;
  • Empório Cultural Mengandra.

Na cidade há várias opções de chalés, hotéis e, principalmente, hotéis fazenda com infraestrutura completa.

12 – Holambra

Cidades próximas a são paulo - Holambra (SP)

Holambra é a capital nacional das flores – aliás, nada mais poderia se esperar de uma cidade de colonização holandesa. Ao visita-la você vai ter a sensação de passar um fim de semana na Europa.

A própria arquitetura já ajuda a construir o cenário: a maior parte das casas é feita nas bases dos edifícios holandeses e até mesmo as comidas oferecidas nos restaurantes e docerias fazem jus ao cardápio dos países baixos.

Alguns dos pontos turísticos para incluir ao visitar essa cidade próxima a São Paulo são:

  • Moinho Povos Unidos;
  • Sítio Estrela do Leste Arurá;
  • Deck do Amor;
  • Memorial do Imigrante para conhecer mais sobre a colonização holandesa;
  • Fazenda Ribeirão;
  • Rua Dória Vasconcelos;
  • Igreja Matriz de Holambra;
  • Recinto Expoflora;
  • Lago Vitória Régia;
  • Garden Center .

A melhor época para a visitação é no mês de setembro, quando ocorre a Expoflora – a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento não poderia ocorrer em outro local, afinal, a cidade conta com mais de 300 produtores e é responsável por cerca de 40% das vendas do setor em todo o país.

Ao visitar a cidade não se esqueça de provar o Stroopwafel – um biscoito recheado de xarope de caramelo tradicional na Holanda. Também é recomendada a famosa torta holandesa, o joelho de porco ou uma das várias versões do strudel de maçã. Vai dizer se não é uma das mais charmosas cidades próxima a São Paulo?

Holambra fica localizada a 135 km de São Paulo, o que pode ser feito em 1 hora e 45 minutos, de carro pela Rodovia dos Bandeirantes ou via BR 0-50.

13 – Vila de Paranapiacaba

Paranapiacaba, São Paulo

A Vila de Paranapiacaba fica somente a 44 km de São Paulo e é uma boa opção para fugir da moderna cidade para visitar uma versão mais antiga da metrópole paulistana. Afinal, a arquitetura datada do século XIX abrigou os primeiros tupi-guaranis e ainda preserva vários dos seus traços antepassados.

Assim, a maior parte das construções tem um tom vitoriano, o que é excelente para deixar a cidade com um tom medieval.

Restaurantes, chalés e lanchonetes oferecendo milhares de pratos e aconchego não faltam ao longo das estradas.

14 – Boituva

Cidades próximas a são paulo - Boituva (SP)

Boituva fica a somente 116 km de São Paulo, via Rodovia Castelo Branco. A cidade é conhecida pelo balonismo, se você quer essa experiência diferente para o seu fim de semana, então é preciso agendar o seu passeio no Centro Nacional de Paraquedismo.

Ainda dentro do parque que faz os passeios há lanches disponíveis e café da manhã.

15 – Barra do Una

Barra do Una, São Paulo

A Barra do Unã também é uma cidade próxima a São Paulo, já que fica a 25 km da capital e, apesar de muito próxima, é uma cidade que fica quase desaparecida pela grande SP. Ao ver o visual caipira e rústico da cidade chega até a ser estranho pensar que fica tão próxima de uma metrópole.

Na cidade é possível realizar passeios de barcos, visitar à praias desertas com ondas agitadas ou fazer trilhas Mata Atlântica a dentro.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui