Cascavel, no Ceará: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Cascavel, no Ceará é um ponto turístico muito requisitado por conta de suas praias paradisíacas próprias tanto para os aventureiros quanto para quem procura um pouco de sossego.

Assim como em Paracuru, no Ceará, a maior parte dos pontos turísticos de Cascavel são requisitados o ano todo. Afinal, são tantas opções para a visitação que é quase indispensável uma viagem sem um roteiro muito bem planejado.

Neste post você vai descobrir:

  • Quais são os pontos turísticos de Cascavel;
  • Roteiro completo de viagem para Cascavel, Ceará;
  • Onde ficar em Cascavel;
  • Dicas de viagem para quem vai à Cascavel;
  • História de Casvacel (CE).

Pontos turísticos de Cascavel

Os principais pontos turísticos de Cascavel são as praias e falésias. Contudo, quem quer conhecer também o lado histórico dessa cidade que muito conta sobre o Brasil deve contar com algumas visitas direcionadas ao centro da cidade.

O destino é uma boa pedida para quem parte de Fortaleza. Afinal, são somente duas horas de carro para chegar e a estrada não promete muitos desafios, pois conta com infraestrutura bem adaptada à viagens turísticas.

Praia de Águas Belas

Praia de Aguas Belas, Cascavel CE

A Praia de Águas Belas é a mais famosa de Cascavel e uma das mais populares de todo o Ceará! Lá você será abrilhantado pela cena de deságüe do rio no mar. A paisagem garante várias tonalidades de azul na água, um verdadeiro espetáculo natural que justifica o nome da praia.

Ao redor da praia também é possível percorrer algumas trilhas ecológicas. Com elas, é possível conhecer o mangue e a biodiversidade da região que é repleta de répteis e pássaros de várias espécies.

Essa região de Cascavel possui infraestrutura bem adaptada aos turistas, oferecendo boa gama de pousadas, hotéis, restaurantes e práticas esportivas como kitesurf, surf e até asa-delta.

Praia de Barra Nova

Praia da Barra noca, Cascavel Ceará

A Praia de Barra Nova promete um cenário típico das paisagens mais belas de novelas e filmagens da National Geographic! Aliás, muitos trabalhos cinematográficos já se aproveitaram da beleza natural do lugar para seus roteiros.

Isso tudo porque o vai e vem da maré deixa um rastro na areia, como verdadeiras linhas do mar. O contraste na linha branca dá uma ilusão de ótica que faz a praia parecer ainda maior do que já é.

Contudo, para assistir a esse espetáculo prefira as primeiras horas da manhã ou à noite. Nesses momentos a maré está mais baixa e poucas pessoas andaram sobre a faixa, garantindo um visual ainda mais bonito.

O entardecer na Praia da Barra Nova, apesar de não ter marcas na areia tão firmes, garante um pôr do sol colorido e de tirar o fôlego.

Nessa praia há o encontro do Atlântico com o Rio Choró, o que torna as águas próprias para o banho e dá uma sensação térmica morna.

Há algumas excursões que partem de Fortaleza, para quem prefere chegar de ônibus no local. O trajeto completo dura cerca de duas horas a duas horas e meia. 

No local há oferta de várias atividades, tal como o kitesurf e percurso de barco pelo Rio Choró para apreciar as dunas de areia branca. O trajeto pelo rio dura cerca de uma hora.

Quem prefere explorar a praia por inteiro sem cansar as pernas pode contar com o serviço dos Buggys. Os motoristas garantem uma viagem pelas falésias da praia, terminando o trajeto no mirante – onde você poderá contar com uma visão panorâmica do local. Se decidir por esse passeio prefira a parte da tarde, quando o sol não está à pino.

Praia de Caponga

Praia da Caponga, CE

A Praia de Caponga está localizada a somente 55 quilômetros de Fortaleza e encanta por conta de sua beleza natural.

Ao contrário da praia de Águas Belas aqui é possível ver um pouco mais de civilização: barcos estacionados no cais, carros passando pela rua e as construções atrás.

Na Praia de Caponga há vários passeios disponíveis. O visitante pode optar por dar uma volta de Buggy pela faixa de areia, aventurar-se no kitesurf ou  fazer um passeio de dromedário pelas dunas – tal como se faz no Rio Grande do Norte.

Assim como acontece em outras partes do país, a Praia de Camponga tem uma lenda urbana – ou não assim tão urbana. Conta-se que o Cajueiro da Mijada, o qual possui uma anomalia, foi amaldiçoado há muitos anos.

Assim, quem passar por lá após o por do sol pode ser castigado. Portanto, se você é uma pessoa supersticiosa pode não ser uma boa ideia apreciar o pôr do sol em Caponga, não é mesmo?

Monumento Natural das Falésias de Beberibe

Falesias de Beberibe

Quem tem um gosto especial por natureza preservada não pode deixar de conhecer o Monumento Natural das Falésias de Beberibe. A região está em estado de conservação integral desde 2004, quando foi aprovado o decreto n° 27.461 que decreta a proteção do local.

São 31,29 hectares de área de preservação. O passeio contempla várias praias coloridas e caverna iluminada pela luz do sol.

No caminho pode-se contar com o amplo comércio, sobretudo de artesanatos e objetos que contam um pouquinho da tradição cultural cearense. Os artefatos mais famosos são as garrafinhas de vidro com desenhos feitos com a areia colorida coletada das praias.

Rio Mal Cozinhado

Rio Mal Cozinhado, Cascavel CE

O Rio Mal Cozinhado é uma extensa faixa de águas azuis tranquilas. Na faixa de areia jazem espaços de energia eólica que aproveitam o forte vento que vêm do Atlântico com as marés.

O espaço não se parece tanto com uma praia, mas ainda assim, é um bom espaço para quem quer ficar escondido da civilização.

Morro Branco

Morro Branco, Cascavel Ceará

O Morro Branco fica localizado somente há 83 quilômetros de Fortaleza, hospedado no município de Beberibe. O que mais encanta na região são as dunas de areia branca, em seguida as areia alaranjada que se encontra com o mar azulado.

O passeio mais popular do local – além da própria trilha – são as jangadas conduzidas por nativos. No caminho os jangadeiros estão sempre dispostos a um bom papo e, mesmo sem pedir, logo vão contando as lendas e tradições do lugar.

O labirinto das falésias é outro local que não pode ficar de lado. A formação rochosa levanta-se em tons de bege e laranja, formando algo como um cânion próximo ao mar.

Quem quer ficar numa parte mais sossegada da praia deve direcionar-se à Lagoa do Uruaú, o qual possui águas mais refrescantes e casas de veraneio nos entornos para quem quer descansar com a família.

Falésias Vermelhas

Falesias Vermelhas, Cascavel - Ceará

As Falésias Vermelhas, localizadas no município de Beberibe são uma grande atração turística. Seus labirintos avermelhados impressiona pela grandiosidade e ainda fica próximos à beira do mar, na Praia das Fontes. Ainda na mesma praia há uma gruta, excelente lugar para piqueniques e para relaxar.

Praia da Balbina

Gruta na praia da Balbina, Cascavel - CE

A Praia da Balbina fica distante em 3 quilômetros da Caponga e somente 72 km de Fortaleza. A enseada se destaca pelo visual típico praiano, com a vila de pescadores próxima do rio, jangadas no mar e coqueiros que dividem a faixa de areia com a larga rua pouco movimentada.

Antigo Prédio da Cadeia Pública

Predio da Cadeia Publica, Cascavel - CE

Quem gosta de visitar a parte histórica da cidade não poderá deixar de conhecer o Prédio da Cadeia Publica de Cascavel. O edifício tem construção datada do século XIX e abrigou várias repartições públicas no passado, tal como a Prefeitura e a Câmara Municipal.

Os moradores da região contam várias historias e lendas sobre o prédio. Vizinhos, por exemplo, juram que mesmo depois do abandono ainda ocorriam festas à noite no segundo andar da edificação.

O prédio se tornou alvo de ainda mais visitações após o desabamento do mesmo, em 2017, devido a falta de manutenção das instalações desde 2005. Desde a queda, o edifício passou por algumas reformas, mas ainda há vários sinais de destruição.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Igreja Nossa Senhora da Conceição, Cascavel

Entre dezembro a janeiro a capela conta com uma programação especial de festejos em comemoração ao aniversário da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

A historia conta que a capela foi construída após um projeto de evangelização indígena, que nuca aconteceu. Afinal, nos arredores das praias de Cascavel e outras cidades praianas do Ceará, se estabeleciam às margens diversas etnias indígenas, tais como os Potyguara, os Jenipapo-Kanyndé, os Anacé, Jaguaribaras e tantas outras.

Apesar de Cascavel não ser a rota religiosa mais popular, tal como acontece com Canindé. Contudo, ainda assim os pontos turísticos presentes contam muito sobre a história de fé do Brasil.

Para quem vai com um olhar atento é possível perceber um pouco da cultura indígena, sobretudo, em algumas pecas comercializadas na Feira de São Bento que ocorre nos fins das tardes, no centro da cidade.

Roteiro de viagem para Cascavel, Ceará

O roteiro de viagem para Cascavel é intenso e exige muita disposição. Afinal, são grandes faixas de areia para aventurar, por isso, um roteiro bem programado te ajudará – e muito – a organizar a sua viagem.

Antes de decidir a data de ida vale a pena conferir a programação da cidade, visto que nela acontecem alguns festivais culturais e gastronômicos. A exemplo esta o Festival da Sardinha e, que ocorre na Praia de Caponga o Festival da Arraia, que acontece na Praia da Barra Nova. Para saber a data dos eventos confira o site oficial da Prefeitura de Cascavel.

De manhã

Pela manhã aproveite par fazer um tour pelas principais praias, iniciando pela Barra Nova. Passeios de buggy ou de dromedários são uma forma pratica de conhecer os principais pontos turísticos da região, tal como as falésias vermelhas, dunas brancas e a gruta.

Quem gosta de ecoturismo deve aferir a programação da Regata Ecológica de Balbino. O passeio oferece um plano de turismo comunitário, trabalhando sempre uma ideia de conscientização. A rota leva em conta café da manhã, lual, brincadeiras na praia, trilhas e prevê até premiação para as famílias participantes.

De tarde

Quem busca tranquilidade, a tarde é um bom momento para visitar as lagunas do Rio Choró e seus canyons. Por lá você terá várias opções de siri, caranguejo e pescados frescos para encher a barriga enquanto descansa nas serenas águas do rio.

Já para os aventureiros, vale a pena procurar as praias mais movimentadas, como a de Águas Claras para se arriscar no surf ou kitesurf – duas atividades bem exploradas na região.

No fim da tarde esteja perto das praias para ver o sol se pôr no mar a apreciar o espetáculo de cores na areia, e no céu.

De noite

À noite aproveite o comércio das feiras centrais e aproveite o fim da tarde para conhecer os pontos turísticos no centro histórico. Por lá você poderá visitar as capelas e igreja matriz.

As feitas noturnas devem animar com suas luzes e cheiros que encantam o paladar. Prepare o bolso para os quitutes e objetos de artesanatos para levar de lembrança dessa viagem inesquecível.

Onde comer em Cascavel

O que comer em Cascavel, CE

Não falta oferta de pratos típicos brasileiros em Cascavel. Basta passar pelos calçadões para conferir milhares de restaurantes, pousadas e lanchonetes oferecendo sardinha, suco de cupuaçu, caranguejo e pescas frescas.

Algumas das opções para a escolha são:

  • Delicias das Jangadas
  • Barraca do Abençoado
  • Barraca Belas Águas
  • Restaurante Granducato di Toscana
  • Via Del mare
  • Bom Boteco Bar
  • Colônia Gastrobar

Onde ficar em Cascavel, CE

Cascavel conta com ma excelente gama de hotéis e com opções para todos os gostos e bolsos. As pousadas prometem valores mais em conta e um tom mais rústico, próprio para quem quer somente um canto para pousar a cabeça depois das aventuras do dia.

Já quem busca mais conforto encontrará algumas opções de hotéis e resorts que incluem almoço e café da manhã.

Como Cascavel é a cidade do Ceará com o maior número de praias, a localização da hospedagem pode ser levada menos em consideração, afinal, sempre haverá uma série de praias para visitar próximo a essas regiões hoteleiras.

  • Algumas opções da rede hoteleira de Cascavel são:
  • Jangadas da Caponga
  • Pousada a Vida é Bela
  • Pousada Dona Carolina
  • Hotel Raizer
  • Escape Pousada e Kiteschool
  • Pousada Oca dos Índios
  • Hotel das Falésias
  • Pousada Annaluz

História de Cascavel, no Ceará

Cascavel, antes de se tornar uma cidade turística, foi um município de passagem de combonheiros. Esses, desembocavam nas praias e saiam com seus cavalos em busca de quem comprasse suas bugigangas.

O nome da cidade veio dos ninhos de cobra que marcaram as trilhas feitas por tais comerciantes. Essas serviam como pontos de referencia para quem visitava a cidade.

historia de Cascavel, CE

A tal historia dos ninhos de cobra ficou tão conhecida que dizia-se que a cidade teria sido construída sobre um ninho de cobra gigante. Os mandantes do município, para impedir que a cobra saísse um dia, construíram a Igreja Nossa Senhora do Ó para proteção da região. Até hoje, a imagem da santa permanece sobre a torre do mais alto mirante da cidade.

A medida que a cidade cresceu, as tradições religiosas crista e indígenas da cidade foram ficando mais brandas, sendo miscigenadas com o modo de vida contemporâneo.

Ao contrário do cenário humano que muito se alterou com o tempo, a riqueza da fauna, flora e biodiversidade natural não mudou. Pelo contrário: seus cenários ainda hão de enfeitiçar os corações de tantos outros viajantes que se aventurarem por esse pedacinho de terra tão brasileiro quanto qualquer outro canto do Ceará.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui