Guia Brasília: História e principais Pontos Turísticos

Pôr do sol no Pontão do Lago Sul

Brasília, ou BSB para os íntimos e descolados é a realização do sonho de Juscelino Kubitschek. A capital federal do Brasil é sede do Legislativo, Judiciário e Executivo além do governo do Distrito Federal. Projetada para 500 mil pessoas, atualmente sua população é de 2,5 milhões de habitantes.

Leia Também => Onde Ficar em Brasília: Dicas para quem vem a Lazer, Negócios ou Concurso
O que fazer em Brasília em um fim de semana

História de Brasília

A idéia de uma capital no centro de país começou bem antes da construção de Brasília. Houve algumas expedições para a região em 1892 para definir um local para abrigar a nova cidade.

Porém como acontece algumas coisas no Brasil, esse projeto ficou no “limbo” e só foi retomado com efetividade na campanha presidencial de Juscelino Kubtcheck.

As obras começaram em 1956 e levaram 4 anos e em torno de 1 bilhão de dólares

Mapa Turístico de Brasília

Toda a grande cidade com diversos pontos turísticos possui o seu mapa e Brasília não poderia ser diferente. O Mapa Turístico abaixo foi criado para a Copa de 2014 onde Brasília recebeu milhares de turistas estrangeiros e nacionais.

Basta clicar na foto para ampliar e após, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Salvar Imagem Como…”. Aproveite!

Principais Pontos Turísticos de Brasília

 

Congresso Nacional

Sempre que passamos (minha esposa e eu) no final de semana pela esplanada dos ministérios e damos uma olhadinha de lado no congresso nacional com várias pessoas tirando fotos, admirando os prédios ou mesmo esperando para o próximo tour, percebemos novamente que não estamos em uma cidade qualquer.

Brasília tem um potencial turístico enorme, seja pelo seu lado cívico como capital federal, seja pelos belos monumentos de Oscar Niemeyer ou ainda pelo projeto urbanístico de Lúcio Costa e tantas outras mais.

O Congresso Nacional representa praticamente tudo isso e talvez, seja a edificação mais exibida de Brasília tanto em jornais como em revistas e televisão.

É claro que em grande parte é para falar sobre mais uma notícia que nos desagrada ou revoltosos. Não vamos entrar nesse mérito pois acreditamos que cabe à nós mesmos aperfeiçoar o sistema constantemente mudando o que for necessário.

Uma visita, principalmente guiada, é praticamente um passeio obrigatório. Afinal, é a sede do poder Legislativo Federal, formado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Por isso mesmo, faz parte do roteiro imperdível por Brasília.

Endereço: Eixo Monumental Leste – Zona Cívico-Administrativa
Telefone: (61) 3216-1771
Horário: Diariamente, das 9h30 às 17h. A cada 30 minutos sai um tour. Durante a semana, o visitante não pode entrar trajando shorts, bermudas, calças Capri ou Corsário, camisetas sem manga e chinelos em dias de trabalho parlamentar, sendo o uso dessas vestimentas liberado aos finais de semana e feriados.
Preço: Grátis

Catedral Metropolitana de Brasília

“O que será que é aquilo?” ou “Aquilo é uma Igreja?”.
Não fosse por ser um dos edifícios mais emblemáticos de Brasília, certamente um visitante faria alguma dessas perguntas, afinal, podemos dizer que realmente é tipo um tanto esquisitão para uma igreja.

Por ser tão diferente, é tão bela e uma da atrações mais visitadas em Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília.

Já na entrada, somos agraciados pelas esculturas representando os evangelistas. E não é só por fora que a Catedral Metropolitana encanta os visitantes, por dentro ficamos admirados pela quantidade de luz que entra e as os três anjos, suspensos por cabos de aço. Uma atração imperdível.

Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: (61) 3224-4073
Horário: Segunda, das 8h às 17h; De terça a domingo, das 8h às 17h. Não é permitida a visitação nos horários de missa, aos domingos
Missas:Terça à sexta, às 12h15 e às 18h15; sábado, às 17h; domingo, às 8h30, 10h30 e 18h.
Preço: Grátis

Palácio da Alvorada

Um dos edifícios mais importantes de Brasília, o Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente da República. Um dos projetos mais arrojados de Oscar Niemeyer, é muito conhecido pelas suas colunas curvas e brancas. Tanto é que virou parte do brasão do Distrito Federal.

O primeiro prédio construído em alvenaria em Brasília, inaugurado em 30 de Junho de 1958 quando passou a ser a residência oficial de Juscelino Kubitschek. Antes, o presidente passava os dias de visita durante a construção de Brasília no Catetinho. Seu nome, Alvorada, foi dado por seu primeiro morador que disse: “Que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil?”

Infelizmente, quem vem à Brasília no final de semana ou mesmo moradores que trabalham o dia todo dificilmente conseguem visitar o Palácio da Alvorada por dentro. Somente temos àquela visão atras das grades e com sorte, tirar algumas fotos com o guarda dos Dragões da Independência.

Mas para quem tem um tempo livro às quartas feiras entre 15 e 17 horas, é uma ótima pedida. Entramos em uma van que nos deixa próximas da entrada. A guia, vai contando um pouco da história do prédio e de seus cômodos. Atrás, há uma bela piscina e jardins muito bonitos além do grande salão de jantar e biblioteca.

Endereço: Península da Alvorada
Telefone: (61) 3411-2440
Horário: Quartas-feiras, das 15h às 17h. As 300 senhas de acesso começam a ser distribuídas a partir das 14h. Não há visita em dias de chuva
Preço: Grátis

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é a sede do poder Executivo do Governo Federal brasileiro. Ou seja, é o escritório do presidente do Brasil. Foi inaugurado juntamente com Brasília em 21 de abril de 1960 e um dos projetos de Oscar Niemeyer que o definiu assim: “No Palácio do Planalto – diz Niemeyer – eu queria fazer as colunas muito finas, eu sabia que o apoio acabava aqui, que isso aqui podia ser posto de lado, mas eu queria essa forma, achava que essa forma ficava mais festiva, que era mais bonita, que ela criava para quem passava entre elas pontos de vista diferentes”.

O Palácio tem 36 mil metros quadrados de área construída, em quatro pavimentos do prédio principal e nos quatro prédios anexos e além do gabinete presidencial, também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Está localizado na Praça dos Três Poderes juntamente com o Congresso Nacional e o Superior Tribunal Federal.

Tente não perder a visita guiada aos domingos, sendo uma das mais interessantes dos monumentos históricos.

Endereço: Praça dos Três Poderes
Telefone: (61) 3411-2440
Horário: Domingos, das 9h30 às 14h. São aceitas 30 pessoas por grupo e cada visita dura aproximadamente 30 minutos
Preço: Grátis

Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade, também conhecido como Pirâmide das Almas Benditas, é um monumento ecumênico construído pela conhecida LBV (Legião da Boa Vontade) e inaugurado em 1989.

A arquitetura já é destaque na sua nave principal em uma pirâmite de sete faces. Na parte interna, temos um desenho em espiral com contrastes de claro e escuro. Muitas pessoas descalças andam pela trilha escura, que demonstra a jornada dificil do ser humano em busca do equilíbrio.

Chegando ao centro, encontramos em cima de nossas cabeças um cristal transparente e puro fixado à 21 metros de altura.No retorno, através da trilha clara representa um novo caminho iluminado por valores morais e espirituais.

Como se trata de um templo ecumênico, o Templo da Boa Vontade é visitado por pessoas de todas as religiões e está com as portas sempre abertas. De acordo com seu idealizador, José Paiva Neto “A dor não tem hora para bater na porta”

Além do Templo, o complexo ainda possui outros ambientes como a Sala Egípcia, uma galeria de artes, biblioteca de estudos e o memorial Alziro Zarur, fundador da LBV.

Endereço: SGAS 915
Telefone: (61) 3114-1070
Horário: Diariamente, 24 horas por dia, na nave principal. Os demais espaços podem ser visitados das 8h às 20h.
Preço: Grátis

Santuário Dom Bosco

O Santuário Dom Bosco é a segunda igreja mais visitada e conhecida de Brasília. Não podemos dizer que é melhor ou pior que a Catedral Metropolitana de Brasília, mas uma coisa é certa, é tão impactante quanto.

Construída em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco. Já na sua fachada, englobando quase toda a quadra 702 da Asa Sul, o Santuário tem 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul. No interior, um lustre de 3,5 m de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simboliza Jesus, a luz do mundo.

Tudo isso forma uma beleza única, diferente de tudo o que você já viu.

Endereço: SEPS 702
Telefone: (61) 3223-6542
Horário: Diariamente, das 7h às 20h
Missas: de segunda à sábado, às 07h e às 18h. Aos domingo, às 8h, 11h, 18h e 19h30
Preço: Grátis

Ponte JK

A Ponte JK é um dos cartões postais de Brasília. A nossa “Golden Gate”, é um dos pontos turísticos mais famosos e foi inaugurado em 2002. E não, não foi mais um projeto de Oscar Niemeyer.

Apesar da obra ter suas curvas características, o projeto é do arquiteto Alexandre Chan que ganhou um concurso para sua construção. Uma curiosidade bacana é a inspiração para a ponte, conforme o próprio arquiteto é a do movimento de uma pedra quicando em um espelho d’água.

A estrutura da Ponte JK possui 1200 metros com 24 metros de largura, duas pistas e três faixas em cada pista e mais duas faixas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura.

Em 2003, a obra recebeu a Medalha Gustav Lindenthal da Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Tal fato fez com que a ponte fosse eleita a mais bela do mundo naquela época.

Pelas fotos podemos ver que ainda hoje, se trata de um belo projeto.

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul – Lago Sul
Horário: Diariamente 24 horas por dia.
Preço: Grátis

Palácio do Itamaraty

Para muitos, uma das mais belas construções de Brasília. O Palácio Itamaraty desperta interesse de quem segue no eixo monumental em direção ao congresso. Os seus arcos da fachada juntamente com o belo espelho d’agua realmente chamam a atenção.

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 16367 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

Um outro ponto interessante a saber é que o Palácio Itamaraty, é, ainda hoje o maior hall sem colunas do mundo com uma área de 2.800 metros quadrados. Esse número te preparam quando você o visita. Em seu interior há painéis de artistas famosos, uma escadaria “nada acessível” e um belo jardim de Burle Marx no andar superior.

Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: (61) 2030-8051
Horário: De segunda a sexta-feira: das 9h às 12h e das 14h às 19h (a última visita se inicia às 18h)
Sábados, domingos e feriados: das 9h às 12h e das 13h às 19h (a última visita inicia-se às 18h)
OBS: Durante a semana, não é permitido entrar de bermuda, chinelo, regata, roupas curtas.
Preço: Grátis

Memorial JK

JK e Brasília são quase sinônimos. Ninguém pode negar que a mudança e construção da capital para o o centro do país foi um projeto ambicioso e precisou de muita coragem e determinação para segui-lo em frente, afinal muito já havia tentado antes (Veja mais emHistória de Brasília). É por isso, que não podia ser diferente, Brasília tinha que ter um museu, no caso o Memorial JK, em homenagem ao homem que concretizou essa árdua tarefa.

Um pedestal de 28 metros é possível avistar de longe a figura de JK admirando a sua obra. No memoral JK podemos encontrar fotos, objetos pessoais e muita informação sobre o fundador de Brasília. A obra foi inaugurada apenas em 1981 por grande esforço em angariar fundos por sua esposa Sarah Kubitschek e a arquitetura, claro, não poderia ser diferente e é mais uma obra de Oscar Niemeyer.

Uma obra simpática pode ser vista do lado de fora, as estátuas de bronze de JK e sua esposa sentados em um banco em recepção aos visitantes que vem visitar o seu museu.

Endereço: Eixo Monumental Oeste – Praça do Cruzeiro
Telefone: (61) 3226-7860
Horário: De terça a domingo, das 9h às 18h
Preço: R$ 10,00. Crianças até 8 anos não pagam. Estudantes e pessoas acima de 65 anos têm direito à meia entrada

Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes forma um local ideal para visitar grande parte dos pontos turísticos, monumentos históricos e políticos de Brasília. Nela você pode ir à pé para várias atrações como o Congresso Nacional, O Superior Tribunal Federal, o Palácio do Planalto que formam os três poderes da praça (Legislativo, Judiciário e Executivo, respectivamente).

Ainda temos o Museu da Cidade, o Panteão da Pátria com sua tocha, o Espaço Lúcio Costa e os monumentos na própria Praça como os Guerreiros, mais conhecidos como os Dois Candangos de Bruno Giorgi, a Justiça de Alfredo Ceschiatti e o Pombal, uma obra de Oscar Niemeyer.

A Praça dos Três Poderes é um projeto de Lúcio Costa inserida num triângulo equilátero — representando a autonomia e igualdade entre os poderes – possui piso de mosaico português branco.

Todo primeiro domingo de cada mês, acontece na Praça dos Três Poderes a cerimônia da troca da Bandeira, considerada uma das maiores do mundo.

Endereço: Esplanada dos Ministérios, atrás do Congresso Nacional
Horário: Consulte os horários de abertura e visitação de cada monumento
Preço: Grátis

Supremo Tribunal Federal

A Suprema Corte Brasileira. O Superior Tribunal Federal (STF) é sede do Poder Judiciário Federal, ganhou grande destaque recentemente com o julgamento do mensalão.

É a última estância do poder judiciário e principalmente, como guardião da constituição federal de 1988 julgando atos de inconstitucionalidade. Formado por 11 juízes, chamados de Ministros, eles são indicados pelo Presidente da República e deve ser aprovado pelo Senado.

Uma visita interessante para todos mas imperdível para quem vive e aprecia o Direito. Logo na entrada, somos recepcionadas pela estátua da deusa grega Themis, representando “A Justiça”, pela sua percepção e julgamento.

O prédio localiza-se em frente ao Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes e a impressão que temos é que ele está flutuando devido às suas colunas laterais.

Muita gente não sabe, mas assim como os outros prédios também há visita guiada. Não acanhe e pergunte na recepção ou caso queira se programar vá até o site do STF pois alguns finais de semana pode estar fechado.

Para quem quer ir além e assistir uma sessão, poderá ir nas quartas e quintas das 14h00 às 18h00. Mas atenção, para entrada em uma sessão obriga-se o uso de traje formal.

Endereço: Praça dos Três Poderes
Telefone: (61) 3217-4068
Horário Sessão: Quartas e Quintas das 14h00 às 18h00
Horário visitas instalações: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h30
Preço: Grátis

Planetário de Brasília

Depois de anos em reforma, foram mais de 16 anos fechado e 7 milhões de reais consumido. o Planetário de Brasília foi reinaugurado há pouco tempo em dezembro de 2013 , mas já é um dos pontos turísticos mais disputados seja entre adultos e crianças.

Com dois equipamentos simultâneos, o original da data de sua construção em 1974 e um mais novo chamado Power Dome VIII, ele é pequenininho é verdade cabe apenas 82 lugares mas bem confortáveis e com uma programação com diferentes vídeos e projeções que contam um pouco mais sobre o Universo. Bem que poderiam passar a nova série Cosmos lá que ficaria perfeito!!

Diferentemente de outros monumentos, o edifício não é uma obra de Oscar Niemeyer. Ele foi projetado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes que remeteu o prédio à um disco voador pousado no gramado do Eixo Monumental.

Em poucos minutos, é possível reproduzir, com precisão, os movimento e os ciclos do universo, até mesmo os mais longos, que demoram milhares de anos para acontecer. Os planetários podem incentivar crianças e adolescentes a se interessarem por pesquisas científicas e tecnológicas.

Endereço: Setor de Difusão Cultural, Eixo Monumental – Via N1
Telefone: (61) 3361-6810
Horário: Terça a Sexta – sessões abertas ao público às 17h30 e às 19h. As sessões das 9h30, 11h, 14h30, 15h45 e 20h30 são agendadas para escola/instituições
Sábados e Domingos – sessões abertas ao público, às 10h, 11h, 14h, 15h, 16h30, 17h30 e 19h30
Preço: 1kg de alimento não perecível

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é um local super agradável onde reúne em um único local restaurantes, calçadão, parque infantil e deck de madeira.

Funciona na beira do lago Paranoá, “A praia de BSB”, onde é possível relaxar depois de curtir os diversos pontos turísticos da capital em um final de tarde e ainda ver um belíssimo pôr do sol.

Com diversos restaurantes, também é possível aproveitar de uma ótima gastronomia ou ainda terminando o dia com a galera em um happy hour dos bares do Pontão.

Você ainda pode fazer um tour virtual clicando aqui. Ou conferir a relação de restaurantes e quiosques que compões o complexo aqui.

Endereço: SHIS, QL 10, Lote 1/30 – Lago Sul
Telefone: (61) 3364-0580
Horário: Domingo e segunda, das 07h às 24h. Terça, quarta e quinta, das 07h às 01h. Sexta, sábado e vésperas de feriados, das 07h às 02h.
Preço: Grátis
Site: http://www.pontaodolagosul.com.br

Torre de TV e Fonte Luminosa

Uma das melhores atrações de Brasília, a Torre de TV fica em um lugar privilegiado no meio do Eixo Monumental. Responsável pelas antenas de transmissões televisivas com seus 224 metros de altura e inaugurada lá nos idos de 1967.

O mais legal, sem dúvida, é o seu mirante de 75 metros de altura. Lá, você vai ter uma visão panorâmica de toda a cidade e paisagens maravilhosas do Plano Piloto com seu verde abundante e suas quadras organizadas, a Esplanada dos Ministérios e o imponente estádio Mané Garrincha.

A Torre de TV de Brasília foi reformada recentemente (2014), o que melhorou consideravelmente a qualidade da visita com novos elevadores, rampas de acesso, troca de piso no térreo. Sem dúvida, é uma visita obrigatória e poderá entender ainda melhor como Brasília funciona (Veja mais no post Entendendo Brasília – Plano Piloto)

Endereço: Setor de Difusão Cultural – Eixo Monumental Oeste
Telefone: (61)9662-2379
Horário: De Terça-Feira à domingo, das 08h00 às 20h00.
Preço: Grátis

A Fonte Luminosa em frente à Torre de TV é mais uma ótima atração do complexo cultural doEixo Monumental. Em horários pré-determinados (infelizmente os modos mais legais não estão funcionando temporariamente devido à reforma do seu entorno), um show de água e à noite também de luzes sincronizados fazem a alegria de muita gente que está passando próximo ao local ou que leva a família e principalmente as crianças para se divertirem assistindo à esse espetáculo. A própria história de Brasília é contada na Fonte Luminosa por meio de dois bicos ejetores de água.

Endereço: Em frente à Torre de Televisão, no Eixo Monumental.
Telefone: (61) 3214-2700
Horários:
Modo ornamental – movimento das águas:
Quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h às 9h; das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h. Às sextas, a fonte funciona por mais uma hora, sendo desligada somente às 23h.
Modo espetáculo, com jogo de luzes e movimento das águas:
Terças, quintas e sábados, às 19h30 – Show de cores e melodia.
Modo Música Livre:
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h, com músicas de uma em uma hora.
Preço: Grátis

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Com ampla e dinâmica programação cultural, o Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília (CCBB) encontra-se instalado no edifício Tancredo Neves próximo da ponte JK. Inaugurado em 1993 inicialmente como Centro de Formação do Banco do Brasil, esse prédio de Oscar Niemeyer possui amplo espaço com áreas para esculturas externas, jardins e amplo gramado e estacionamento.

O CCBB oferece sempre um cardápio de cultura. São exposições famosas com entrada gratuita, espetáculos de arte e sessões de cinema com preços convidativos.

ccbb-brasilia-df-piquenique

Além das exposições como maiores atrativos, no CCBB também há outros eventos que convidam as pessoas a interagirem entre elas como piqueniques e até aulas de yoga. Um lugar agradável para se passar várias horas.

Ah, e como dissemos há um amplo estacionamento mas se você não estiver motorizado, não se preocupe há um ônibus gratuito que passa em diversos pontos da cidade. Veja mais informações dos locais e horários visitando o site do CCBB.
Endereço: SCES, Trecho 02, conjunto 22
Telefone: (61) 3108-7600
Horário: De quarta a segunda, das 9h às 21h
Preço: Grátis para entrada e visitação às exposições. Preços acessíveis para cinemas.

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.
Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

[BÔNUS] 4 Dicas para uma Viagem Inteligente

  1. Faça um Seguro Viagem: Por favor, não faça uma viagem internacional sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos um dia de internação custa uma pequena fortuna. Já me salvou mais de uma vez!! Faça uma cotação online  com nossa parceira Mondial e ganhe descontos reservando pelo nosso link.

  2. Alugue um CARRO: A gente ama uma roadtrip. Para não pagar IOF e ainda poder parcelar, fazemos cotação online através da RentCars que busca os melhores preços entre diversas locadoras no Brasil e no mundo com total segurança.

  3. Reserve a Hospedagem: Somos praticamente sócios do Booking.com . São centenas de reservas já feitas sem nunca ter tido problemas. São milhões de opções de hospedagem no Brasil e ao redor do mundo para todos os gostos e bolsos. O melhor é que a maioria tem cancelamento grátis! Reserve Agora!

  4. Use o Celular no Exterior: Praticamente impossível ficarmos desconectados hoje em dia seja para falar com amigos e familares seja para buscar informações, usar o google maps ou o tradutor em uma viagem internacional. Quer mais comodidade do que já sair do Brasil com o seu Chip Internacional funcionando no seu celular? A Travel Mobile é nossa parceira e já usamos em diversos países.