Aracaju: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Aracaju_Pontos_Turisticos_Roteiro

A capital sergipana Aracaju é um dos lugares mais visitados entre as cidades nordestinas. Seus forrós tradicionais, comidas típicas e diversas praias e lugares para visitar são seus principais motivos para tanta gente escolher o local como destino.

A cidade possui mais de 650 mil habitantes. Porém se você juntar com a população dos municípios que ficam colados com a cidade (e muitas vezes confundidos como própria Aracaju), dá em torno de um milhão de habitantes. Aracaju é cortada por dois rios: Sergipe e Poxim que abastecem uma grande parcela da população.

Conheça um pouco mais dessa cidade maravilhosa.

Neste post você vai descobrir:

  • História de Aracaju
  • Quando ir e como circular pela cidade
  • Pontos turísticos e atrações de Aracaju
  • Onde e o que comer em Aracaju
  • Onde ficar em Aracaju: Hotéis e pousadas
  • Atrações para aproveitar saindo de Aracaju
  • Roteiro completo de 3 dias em Aracaju 14

Aracaju: História, Roteiro e Dicas 

História de Aracaju

Aracaju por ter uma grande área de Mata Atlântica foi habitada por diversas tribos indígenas durante um longo período. Se tornando aos poucos um pequeno vilarejo de pescadores, Aracaju ainda não era capital. Sergipe no período das capitanias chamava-se Capitania de Sergipe d’El Rei e sua capital era São Cristóvão, que hoje fica ao lado de Aracaju.

Após algum tempo, a população foi aumentando devido a construção do porto na cidade e resolveram fazer Aracaju toda planejada, sendo a segunda cidade do país a ter um planejamento urbano. Em 1855, Aracaju se tornou a capital de Sergipe e a mais importante cidade do estado.

De cima, chama a atenção, pois foi toda planejada em formato de um tabuleiro de xadrez. Seu nome vem de origem tupi, e apesar de muitos pensarem que seja apenas caju, significa Cajueiro dos Papagaios.

Quando ir e como circular pela cidade

Aracaju possui temperaturas parecidas e calorosas o ano inteiro. O que diferencia entre um período e outro são as chuvas.

Meio do ano costuma ser o período de chuvas fortes todo dia. Porém, apesar das chuvas, a temperatura continua por volta de 24 graus e não é uma chuva contínua. Sempre indo e voltando podendo assim ser aproveitada praias e piscinas de qualquer forma. Esse período de chuvas costuma começar em abril e se mantém até julho. O resto do ano é tranquilo e com muito sol nas costas.

Para circular por Aracaju existem algumas opções, a primeira e aparentemente mais barata é o ônibus. A passagem (em agosto de 2018) está custando R$4.50. Apesar de parecer em conta, é preciso ter cuidado em andar por certos lugares e horários, muitos ônibus ou pontos estão sendo assaltados de diversas formas.

Se você estiver hospedado na Orla de Atalaia, você tem a possibilidade de usar táxi ou Uber de vez em quando apenas, já que a praia e muitos restaurantes estão a alguns metros de distância. Quem prefere um hotel mais em conta e um pouco mais afastado, Uber é uma boa ideia.

Se você for do tipo de viajante que gosta de conhecer toda a redondeza e não ficar dependendo de táxi, talvez alugar um carro seja ideal. Você consegue alugar um carro de porte médio dependendo de promoção de até 65 reais a diária.

As Festas Juninas sergipanas são extremamente conhecidas. Quadrilhas de dança passam o ano inteiro se preparando para as festanças. Com comidas típicas sergipanas e nordestinas como um todo, todo lugar é lugar para fazer uma fogueira no meio da rua, chamar os vizinhos, uma banda de forró e passar a madrugada toda conversando e dançando.

Na orla de Atalaia são feitas algumas feiras do turismo e um espaço especial para forró e comemoração com direito a fogos de artificio e música até a madrugada. Vale lembrar que o São João é comemorado dia 24 de junho, mas durante todo o mês há festas.

Pontos turísticos e atrações de Aracaju

Orla de Atalaia

O lugar mais conhecido e que estampa a maioria das fotos de Aracaju, nela é encontrada os mais famosos restaurantes, estátuas e outros atrativos diferentes. Além disso andando um pouco menos de um quilometro é possível encontrar o mar bem ali.

A orla da cidade foi considerada a mais bonita do Brasil diversas vezes nas revistas, pesquisas e artigos mais populares do país. Se tiver condição, é uma ótima opção ficar na mesma onde você vai ter tudo perto como mercado, farmácia, restaurantes sem que você precise se locomover através de táxi, ônibus ou carro.

Parque das Sementeiras

Um dos cinco parques que Aracaju possui, esse é o mais famoso e utilizado pela população. Se você quer passar um dia com os amigos em um lugar tranquilo com direito a um quiosque para churrasco ou um piquenique na grama, o Parque das Sementeiras vai te permitir toda essa experiência.

Museu da Gente Sergipana

Se você quer conhecer ainda mais da vasta cultura sergipana, o museu reúne as mais diversas artes e de tudo para que você conheça todo o povo e sua história. O lugar fica em um prédio tombado como patrimônio cultural e possui uma ótima arquitetura, assim como vários outros prédios pela cidade.

Mercado Municipal

O mercado municipal reúne de tudo que você queira comprar. Desde frutas, legumes e alimentos típicos da região, quanto lembranças da cidade. Muitos aracajuanos costumam comprar até mesmo roupas lá, que são vendidas a um preço mais razoável.

Oceanário Projeto Tamar Aracaju

O Oceanário de Aracaju é o maior de todo o Nordeste, e por isso um dos mais famosos. De cima pode-se observar que sua estrutura foi feita no formato de uma tartaruga, o que o deixa ainda mais interessante.

Nele, dependendo dos dias, é possível alimentar tubarões ou até mesmo assistir as tartarugas sendo soltas no mar.

Mirante da 13 de Julho e Praia Formosa

Apesar da praia não ser própria para banho, o mirante da 13 de Julho é muito bonito e permite a vista para o mangue do rio Sergipe e o outro lado da cidade.

Ao lado também há um pequeno monumento e um espaço recreativo para crianças e uma academia da cidade. Além de diversos quiosques para apreciar.

Parque da Cidade

Mais um parque para curtir em um dia mais tranquilo. Nele você encontra diversos lagos e áreas para vários tipos de esportes. Além disso pode visitar o mini zoológico e uma vista esplêndida da cidade pelo teleférico do parque.

Catedral Metropolitana

A Catedral de Aracaju é a principal igreja da cidade e foi construída em 1860 com outro nome. Seu interior é bem ornamentado e coberto de pinturas do século 19. Para os fãs de arquiteturas ou cristãos, uma visita na Catedral vai adicionar muito.

Parque dos Cajueiros

O parque tem uma incrível estrutura, nele é possível encontrar ciclovias e espaços para realização dos mais diversos esportes. Além disso, está cheio de bares, lojas e restaurantes. Para quem está com crianças, há uma área com parque infantil.

Orlinha Pôr-do-sol

A orla é bem simples. Muito utilizada para praticantes de esportes aquáticos como caiaque, stand-up e outros. Seu nome foi dado porque é um dos lugares mais bonitos para visualizar o pôr-do-sol e o mais visitado para esse quesito. 

Onde e o que comer em Aracaju

A cidade possui as mais variadas comidas que você possa imaginar. Desde um hambúrguer gourmet até um caranguejo na beira da praia. A Orla normalmente te dá todas as opções de comida, mas é possível achar muitos restaurantes bons longe também.

Na Orla de Atalaia

  • Ponto da Picanha – carne de sol, picanha e diversos pratos.
  • Pizza Doro
  • Churrascaria Sal e Brasa
  • Pastel da Jane – considerado o melhor pastel da cidade.
  • Cariri – case de forró, melhor lugar para provar comida sergipana e ainda ouvir boa música.
  • Muratto – sushi e comida mediterrânea
  • MeuBão Lanches

Existem outras diversas opções de comida árabe, japonesa e outros. Andando pela Orla é possível escolher com calma.


Em outros pontos da cidade

  • Deppan Oriental
  • Restaurante Caçarola – comidas típicas
  • Tototó – moquecas

Onde ficar em Aracaju: Hotéis e pousadas

Aracaju é cheio principalmente de pousadas pela cidade toda. Normalmente quanto mais perto da Orla, mais caro o valor fica, porém existem diversos fatores que você precisa analisar.

Aqui estão alguns hotéis perto da Orla de Atalaia e outros mais afastados.


Na Orla de Atalaia

  • Hotel Ibis (duas quadras para trás da Orla é possível encontrar o Ibis Budget, que é um mais em conta com menos luxo)
  • Go Inn
  • Celi Hotel
  • Aracaju Praia Hotel
  • Comfort Hotel
  • Aquários Praia Hotel
  • Radisson Hotel

Afastado da Orla

  • Quality Hotel
  • Aruana Eco Praia Hotel
  • AJU Hostel Pousada

Atrações para aproveitar saindo de Aracaju

Para quem quer curtir ainda mais existem alguns passeios que a maioria dos turistas costumam fazer ao ir para Aracaju. Eles ficam fora da cidade e alguns até mesmo fora do estado, porém valem muito a pena.

Xingó

Em Alagoas é possível encontrar uma das paisagens mais bonitas do mundo. O velho rio Chico (São Francisco) passa pelos mais belos Cânions. O passeio dura o dia inteiro, e pode-se nadar nas águas fundas e limpas do rio.

Croa do Goré

Você chega de barco ou lancha em um banco de areia, onde existe um restaurante flutuante e quiosques para você sentar. Enquanto vai comendo e apreciando, a maré vai subindo com o tempo até a hora de você ter que ir embora. Um ótimo passeio, mas não muito bom para quem tem crianças muito pequenas.

Mangue Seco

Mangue Seco é um passeio que é necessário carro ou contratar uma agência. Você vai de carro até um pedaço e depois pega um barco ou lancha para chegar ao outro lado. Seus passeios mais conhecidos são o de bugue pelas dunas e as atrações que já apareceram em novelas como Gabriela Cravo e Canela.

Roteiro completo de 3 dias em Aracaju 

Montamos um roteiro de 3 dias do que fazer em Aracaju e redondezas. 

Primeiro dia do roteiro de Aracaju

  • Ao chegar em Aracaju deixe suas coisas no hotel e vá para a praia que desejar. Se ainda não tiver noção em qual ir, vá na da própria orla.
  • Ao retornar, você pode almoçar em algum restaurante com comida mais típica que você queira conhecer.
  • Se quiser retornar à praia, se não vá conhecer os pontos históricos da cidade como o Museu da Gente Sergipana ou a Catedral Metropolitana.
  • No final da tarde vá para a Orlinha Pôr-do-sol.
  • Após o retorno da Orlinha, vá para a Orla da Atalaia, ande por ela e conheça as feiras e todos os monumentos nela presente.
  • Depois de andar, conhecer e tirar fotos, você pode jantar por lá mesmo antes de retornar ao hotel. 

Segundo dia do roteiro de Aracaju

  • As 5h30 da manhã saia para Xingó pegando a estrada que liga Sergipe e Alagoas.
  • Chegando em Xingó espere pela balsa e aprecie a paisagem do rio enquanto isso.
  • Para praticantes de Stand-up é possível ficar ali na beira realizando o esporte tranquilamente.
  • Pegue a balsa de duração de uma hora. Ela vai passar por cânions até chegar na atração principal.
  • Uma parte do rio é fechada e colocada uma rede embaixo para que voce possa nadar sem se preocupar. Também é possível pegar um barquinho com instrutores e entrar mais nos cânions ficando bem pertinho das paredes.
  • Após o tempo, volte para a balsa e por mais uma hora você voltará ao local de partida.
  • Lá você encontra um restaurante onde pode comer antes de retornar para Aracaju ou ficar e apreciar o pôr-do-sol que é muito bonito.
  • Retorno para Aracaju – volte para o hotel. Pode pedir comida ou ir até a orla para comer algo. 

Terceiro dia do roteiro de Aracaju

  • Na parte da manhã visite o Mercado Municipal.
  • Após sair do Mercado vá até o Mirante da 13 de Julho. Lá você não deve passar mais de 30 minutos.
  • Pode escolher comer ali por perto onde tem diversos restaurantes ou voltar para o hotel e comer no mesmo.
  • De tarde vá para a praia da Cinelândia (a que fica na própria orla).
  • Depois da praia, siga para o Oceanário do projeto Tamar na orla. (A alimentação dos tubarões costuma acontecer quase todo dia às 16h, mas é bom confirmar antes no Oceanário)
  • Ande de pedalinho pelo lago da Orla e aprecie o pôr-do-sol.
  • Caso goste de shopping, aproveite esse momento para conhecer os dois de Aracaju: Riomar e Jardins.
  • Volte para o hotel, e depois saia para jantar ou peca uma comida no hotel caso esteja muito cansado.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui