Como alugar carro em Fortaleza: Dicas para economizar e não cair em roubada

Nesse post você vai descobrir tudo o que você precisa saber sobre alugar carro em Fortaleza para garantir uma viagem mais tranquila.

Dessa forma, você pode aproveitar essas dicas para economizar e não cair em roubada.

Assim, você vai garantir férias mais tranquilas e confortáveis ao alcance das chaves do carro.

Vamos lá?

Dicas para alugar um carro em Fortaleza

alugar 1 Como alugar carro em Fortaleza: Dicas para economizar e não cair em roubada

Alugar um carro em Fortaleza traz a possibilidade de aproveitar mais a cidade e conhecer diversos pontos turísticos que ficam mais distantes da região central.

Por isso, essas dicas vão possibilitar que você saia do aeroporto de Fortaleza de carro e ainda sem gastar uma fortuna.

Antecedência

A palavra que não pode faltar no dicionário de quem quer viajar é a antecedência em se preparar para o seu destino.

Alugar carro em Fortaleza já é uma atividade comum na região, principalmente pelo número de turistas estrangeiros, sendo essencial pesquisar as opções de carros e reservar antes de chegar na cidade.

Existem diversas empresas na cidade que oferecem o sistema de reserva através da internet bem como por e-mail ou telefone de maneira bem fácil e rápida.

Assim, você consegue um preço mais bacana e evita de sair do aeroporto e não ter carro nenhum esperando.

Pesquise os preços

Além de pesquisar e conseguir comprar passagens aéreas mais baratas, o aluguel de carros também depende de uma pesquisa prévia.

O mercado para alugar carro em Fortaleza é bastante extenso, ou seja, você tem diversas opções de modelos e preços e com certeza vai encontrar o carro ideal.

Então, antes de sair reservando um carro no primeiro site que encontrar, pesquise os preços de cada um para entender melhor a tabela de preços daquela região e conhecer pacotes e vantagens que pode conseguir.

Lembrando que você pode conversar por telefone ou e-mail com as locadoras de carros e utilizar os comparadores.

Os comparadores de preços online trazem uma relação de diversas empresas em uma única tela, o que torna mais fácil o processo de conferir as variações de preços.

Entre os comparadores mais famosos da rede está o Comparador de Aluguel de Carros Brasileiro, que não tem taxa de IOF.

Dê a preferência

Uma das dicas de como alugar carro em Fortaleza se refere ao cuidado quando o assunto são transações as financeiras, já que é um estabelecimento que você ainda não conhece.

Frequentemente, para alugar carro em Fortaleza e em outras cidades, requer depósitos em conta ou informações referente a número de cartões.

Além de pesquisar todas as opções, o ideal é sempre dar preferência para as locadoras mais conhecidas da região ou pagar apenas depois de retirar o carro na cidade.

Ainda que isso não seja uma regra, locadoras de maior nome na cidade são mais confiáveis tanto para garantir o transporte do carro como para a transação de dinheiro.

Aquele ditado que o barato pode sair caro se encaixa bem aqui e, se tiver qualquer dúvida, não feche negócio.

Entre as locadoras mais conhecidas da cidade estão:

  • Avis
  • Herts
  • Budget
  • Localiza
  • National
  • Dollar
  • Alamo

Uma vantagem de fechar com locadoras maiores, é que elas estão espalhadas em vários pontos da cidade bem como algumas estão próximas do aeroporto, o que permite que você retire o carro em três locais:

  • Área de desembarque do aeroporto
  • Estacionamento do hotel
  • Diretamente na locadora

Separe os documentos

Muitas pessoas acreditam que é mais barato e fácil ficar andando de ônibus, até que chegam no destino final e percebem que todos os pontos de interesse ficam distantes um do outro.

Assim, alguns turistas podem acabar esquecendo documentos importantes para alocar ou mesmo confirmar uma locação do automóvel.

alugar 3 Como alugar carro em Fortaleza: Dicas para economizar e não cair em roubada

É essencial estar com os documentos em mãos para evitar qualquer surpresa, independente de estar pensando em alugar carro em Fortaleza ou não.

A maior parte das locadoras pedem apenas o número de um cartão de crédito e uma cópia da carta de habilitação, que precisa estar dentro do prazo de validade para que possa ser feita a retirada do veículo.

Vale dizer que o cartão de crédito funciona como uma forma de seguro, para o caso de acontecer algum tipo de acidente com o carro.

Já para quem faz a reserva pela internet com antecedência e garante um transporte mais barato, é solicitado um voucher na hora da retirada do veículo.

Esse voucher é liberado assim que você faz a reserva e, frequentemente, é parecido com um número de protocolo ou um documento tipo nota fiscal.

Por isso, deixe esses documentos separadas e em local de fácil acesso, para que consiga o seu aluguel de carro em Fortaleza de maneira mais rápida e prática.

Seguro de carro

Muitos turistas nem pedem sobre o seguro, apenas assinam o contrato e fazem o pagamento da reserva, o que pode fazer com que você acabe com um veículo sem nenhum tipo de proteção contra acidentes.

Esse é um erro bastante comum e pode acabar pesando no seu bolso mais do que você estava esperando no final da sua viagem.

Pense, por exemplo, que você saiu do aeroporto com o carro e acabou riscando o para-choque ou descobriu um amassado após deixar o carro estacionado em algum lugar, o resultado é que você vai ter que pagar pelo reparo ao devolver o automóvel.

Ao alocar um carro, você acaba se tornando responsável por qualquer coisa que acontece e vai responder por danos, o que pode sair mais caro que pagar um seguro.

Para evitar isso, uma das dicas é sempre optar por contratar o seguro básico para qualquer carro alugado, cobrindo possíveis arranhões, amassados, acidentes bem como casos de roubo de veículos.

Vale lembrar que em algumas empresas o seguro é obrigatório e já está incluso no aluguel, ou seja, você fecha o negócio e nem fica sabendo que o seguro estava no contrato.

Entretanto, vale a pena perguntar e confirmar se está ou não no seguro e o que aquele pacote cobre.

Da mesma forma, fique de olho em seguros extras, que algumas empresas oferecem e que podem encarecer o aluguel, mas o ideal é sempre optar pelo seguro básico.

Escolhendo o carro

Alugar carro em Fortaleza envolve escolher qual o tipo ou modelo que você quer dirigir e uma das melhores dicas para essa questão é fazer uma análise bem como um orçamento de cada um.

De maneira geral, o ideal é sempre optar por carros mais econômicos e evitar as opções de luxo, que podem chamar muito a atenção nas ruas.

Muitos turistas optam por modelos de carro que já dirigiram ou o mesmo modelo que usam no dia-a-dia, principalmente no que se refere a modelos Sedan ou Ratch.

Para quem vai sair do aeroporto de carro, a dica é sempre escolher modelos mais simples e nunca se esquecer de avaliar o número de assentos necessários.

Além disso, se tiver crianças na viagem, você já pode deixar reservado as cadeirinhas junto com o carro de acordo com os modelos previstos na lei, já que é comum que as locadoras tenham diversos tamanhos de cadeirinha para que você não precise procurar esse item na cidade.

alugar 5 Como alugar carro em Fortaleza: Dicas para economizar e não cair em roubada

Variáveis necessárias

Quando você escolhe alugar carro em Fortaleza, existem algumas dicas de variáveis a serem observadas, já que não existe apenas uma forma de alugar um carro e que essas variáveis podem deixar o passeio mais barato bem como mais caro.

Uma das principais variáveis que você precisa escolher é se o aluguel vai ser por km livre ou controlado e essa escolha vai depender muito dos tipos de passeios que você vai fazer desde a saída do aeroporto.

Geralmente, o km livre sai mais barato, já que algumas praias ou passeios turísticos são distantes um do outro, porém, se as suas viagens consistem em pontos bem próximos e nos arredores da região central, o mais barato pode ser escolher por km controlado.

O km livre, basicamente, funciona com o pagamento de uma diária e você tem livre acesso para usar o carro.

Outras variáveis que precisam de uma certa atenção e, geralmente, estão presentes em alguma cláusula do contrato, são:

  • Taxas extras
  • Combustível
  • Possíveis multas
  • Como será feita a cobrança de cada variável

Roteiro

O roteiro está diretamente ligado ao aluguel de carro em Fortaleza, já que a escolha de modelo ou rodagem de KM pode depender dos pontos turísticos que você quer conhecer.

Assim, pense no roteiro como a distância que você vai percorrer em cada dia para escolher entre km livre ou controlado bem como o conforto que o carro precisa ter.

Então, a dica é avaliar quanto tempo será passado dentro de um carro, para você não acabar cheio de dores ou gastando mais do que o previsto.

Muitos roteiros de viagem acabam sofrendo alterações devido ao cansaço, preço de atrações bem como a distância que deverá ser percorrida.

Se você vai conhecer outras cidades e passar um bom tempo dentro do carro, o ideal é escolher opções com mais espaço para carregar as malas e garantir conforto durante todo o tempo de viagem.

Saindo do aeroporto

Muitos turistas saem do aeroporto completamente exaustos da viagem e acabam percebendo que terão que ir atrás de uma locadora de veículos.

Se você for alugar carro em Fortaleza depois que chegar na cidade, a melhor dica é ir descansar antes de fechar qualquer negócio, já que algumas locadoras aproveitam esse momento de cansaço e não oferecem a opção de km livre, taxas menores bem como outros serviços adicionais.

Para que o seu passeio saia mais barato desde que você saia do aeroporto, a sua atenção precisa estar 100% e, por isso, a reserva pela internet pode facilitar bastante a sua vida.

A ideia é que uma reserva permite que você consiga negociar melhor ao chegar na locadora e, em alguns casos, consegue até um upgrade de graça.

Dois motoristas em uma viagem

Como é comum que as viagens aconteçam com famílias inteiras, casais ou amigos, a dica é sempre saber quem serão os possíveis motoristas durante a viagem.

alugar 7 Como alugar carro em Fortaleza: Dicas para economizar e não cair em roubada

Pense por exemplo que você e as outras pessoas que fizeram o aluguel de carro em Fortaleza optaram por km livre, nesse caso, é comum que você não se preocupe muito com a distância que vai andar e aproveite para conhecer lugares escondidos.

Assim, é comum que os motoristas dividam o caminho, para que cada um dirija um pouco e ninguém fique cansado, mas para isso existem duas informações que você precisa ficar de olho:

  • Documentação;
  • Regulamentação do seguro do carro;

A primeira se refere a ideia de que todos os motoristas que forem dirigir o carro precisam estar com a carteira de habilitação em mãos e validada.

Já a segunda dica é conversar com a locadora sobre o funcionamento do seguro de aluguel em km livre ou mesmo controlado.

Acontece que algumas locadoras fecham o contrato com apenas uma CNH, ou seja, apenas um motorista está assegurado e mesmo que o seguro não saia tão barato com a inclusão de outros motoristas, estar preparada é a melhor resposta.

Cliente especiais e descontos

Outra dica importante se refere a possibilidade de conseguir um bom desconto, ainda que reservar o veículo com antecedência já seja uma das melhores formas de pagar mais barato.

Na maior parte das vezes, as locadoras de veículos oferecem descontos ou pacotes especiais para clientes que possuem os seguintes cartões:

  • Golds;
  • Platinum;
  • Black;
  • Infinity;

Se você não tiver nenhum desses cartões e quer fazer o aluguel de carros em Fortaleza, a dica é procurar por cupons ou descontos.

Geralmente, na internet ou até na página da locadora, são oferecidos diversos tipos de cupons bem como ofertas relâmpago.

Algumas empresas deixam o aluguel mais barato se você retirar o carro diretamente na locadora ou no aeroporto, dependendo da proximidade entre o ponto escolhido e a empresa, já outras locadoras dão descontos extras para quem escolhe a opção de km livre.

Existem também locadoras que oferecem o seguro do carro junto com alguns descontos, para que você feche todo o contrato de uma vez só.

Outras duas dicas incluem:

  • Conhecer opções que oferecem um determinado número de km livre gratuito
  • Descontos para pagamentos antecipados.
alugar 9 Como alugar carro em Fortaleza: Dicas para economizar e não cair em roubada

Assim, você pode andar uma determinada distância sem pagar nada ou pagar menos por fazer o pagamento antes de chegar na cidade.

Essas opções funcionam como um tipo de garantia para a locadora e uma vantagem para quem sai do aeroporto com o carro.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui