Search
Close this search box.

O que fazer em Porto Alegre: dicas de passeios

Publicado em:
O que fazer em Porto Alegre: mercado

Índice de Conteúdo

A princípio, a capital gaúcha é mais conhecida pelo frio e pelo chimarrão. Mas, essa visão é tida muito mais por quem nunca viajou até o sul do Brasil. Dessa forma, quem costuma a tirar férias em cidades praianas como as do nordeste, são as pessoas que mais detêm essa visão. Mas, para quem mora em uma região mais quente do país, curtir um friozinho sulista seria ótimo! Assim, experimentar uma bebida diferente como o delicioso o chimarrão é recomendado. Mas, não são somente essas as atrações do porto-alegrense. Vamos lhe indicar várias dicas sobre o que fazer em Porto Alegre, conforme um roteiro de cinco dias.

Leia mais => Hotel 5 estrelas em Porto Alegre: Opções de luxo e requinte

Breve história de Porto Alegre

A cidade teve origem no século XVIII e evoluiu com a construção de pontos de lazer, principalmente as praças. Em seguida, no século XIX, ficou conhecida como a cidade do Imperador Dom Pedro II e foi ampliando o seu status nacionalmente.

Em 1772, foi fundada por portugueses e logo abrigou europeus de outras nacionalidades. Conforme isto, criou-se o estereótipo dos gaúchos de serem brancos, loiros, altos e com olhos claros. Houve a ascendência de italianos, alemães, espanhóis, libaneses e poloneses. Mas, também, teve influência genética de africanos nos traços dos porto-alegrenses.

Assim, essa miscigenação projetou várias personalidades nacionais de todas as cores e religiões, seja na cultura ou nos esportes.

A geografia de Porto Alegre também ajuda. Apesar de não ser no litoral, o que não adiantaria muito para pegar uma praia por causa do frio predominante, está localizada próxima à Serra Gaúcha, um local encantador.

Dicas de passeios

Conforme o roteiro que preparamos para você, as dicas de passeios passam por eventos culturais, gastronômicos, de lazer e esportivos. Assim, o que não vai faltar são opções de escolha.

Dessa forma, os espetáculos teatrais são frequentes na capital gaúcha. Há visitação a livrarias e bibliotecas, exposições de artistas plásticos, exibição de filmes em cinemas, exposições fotográficas, entre outros. Além disso, há acampamentos, visitação a museus e passeios propriamente ditos por pontos turísticos como os que abrigam as belezas naturais da cidade

O Centro Administrativo, na Praça dos Açores, assemelha-se a uma rampa de skate e é muito visitada. Assim, praticamente, todas as praças da cidade são lotadas com grupos de pessoas e atrações artísticas

Se você for em setembro poderá aproveitar melhor a programação da Semana Farroupilha, que acontece sempre no meio do mês. Na verdade, são duas semanas com desfiles tradicionais que lembram do fato histórico, apresentações de danças no acampamento, etc.

Além disso, se você for fã de futebol, lembre-se de ir em períodos do Campeonato Gaúcho ou do Brasileirão para ver um clássico Grenal (Grêmio X Internacional).

O que fazer em Porto Alegre em cinco dias

Agora, preste atenção, pois as dicas são muitas e muita coisa pode ficar de fora da sua agenda para cinco dias em Porto Alegre.

O que fazer em Porto Alegre: visitar a Biblioteca Pública
Biblioteca Pública

O que fazer em Porto Alegre: 1º dia

Às vezes, preferimos começar as nossas dicas com conhecimento da cidade. Assim, você se situa melhor com o que está fazendo e com o lugar que está visitando. Por isso, indicamos para o seu primeiro dia em Porto Alegre que visite um ou mais museus que guardam documentos do passado da cidade e do estado do Rio Grande do Sul

O Arquivo Histórico Moysés Vellinho é um dos maiores do estado e guarda documentos, jornais e revistas. Aqui mostramos um exemplar para você ter uma ideia. Ficou a fim de visitar? Fica na  Av. Bento Gonçalves, 1129, bairro Partenon

Já o Memorial do Mercado Público Central fica na Avenida Julio Castillos e o Museu Joaquim José Felizardo fica na R. João Alfredo, 582, ambos os prédios na Cidade Baixa.

Endereços de prédios do Centro Histórico

À tarde, você pode seguir seu passeio pelo Centro Histórico. Se quiser escolha um entre estes:

  • Memorial do Ministério Público

End.: Praça Marechal Deodoro, 110 (antigo Palácio do Governo)

Fone: (51) 3288.865

  • Memorial do Rio Grande do Sul

End.: Praça da Alfândega, sem número (antigo Prédio dos Correios)

Fone: (51) 3224.7210/3224.7159

  • Museu Antropológico

End.: Rua dos Andradas, 1234 – 10º andar (MARS)

Fone: (51) 3228.7664

  • Museu Banrisul

End.: Rua dos Andradas, 736 – térreo (Casa de Cultura Mário Quintana)

Fone: (51) 3226.1611

  • Museu da Brigada Militar

End.: Rua dos Andradas, 498

Fone: (51) 3288.2940

  • Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa

End.: Rua dos Andradas, 959

Fone: (51) 3224.4252

  • Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul

End.: Rua dos Andradas, 1223 (Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo)

Fone: (51) 3226.7974/3226.5342

  • Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS)

End.: Praça da Alfândega, sem número

Fone: (51) 3227.2311

  • Museu de Mineralogia e Petrologia Luiz Enghert

End.: Avenida Osvaldo Aranha, 99/5º andar

Fone: (51) 3308.4087

  • Museu do Banco Meridional – Acervo da Moeda

End.: Rua Sete de Setembro, 1028 (Santander Cultural)

Fone: (51) 3287.5940

  • Museu do Motor

End.: Rua Sarmento Leite, 254 sala 204

Fone: (51) 3308.4506

  • Museu do Trabalho

End.: Rua dos Andradas, 230

Fone: (51) 3227.5196

  • Museu do Vinho e Enoteca

End.: Avenida Presidente João Goulart, 551 (Centro Cultural Usina do Gasômetro)

Fone: (51) 3212.5979

  • Museu Júlio de Castilhos

End.: Rua Duque de Caxias, 1205 e 1231

Fone: 3321.3959

  • Museu Militar do Sul

End.: Rua dos Andradas, 630

Fone: (51) 3226.5833/3220.6366

O que fazer em Porto Alegre: 2º dia

Posteriormente ao seu passeio pelo Centro Histórico, aproveite os parques urbanos.

O Parque Marinha do Brasil é próprio para praticar esportes de quadra, patinação, skate, atletismo e ciclismo e tem academia ao ar livre. Fica na Avenida Borges de Medeiros, 2.035, bairro Praia de Belas.

O Parque Chico Mendes possui quadra poliesportiva, campos de futebol, praça para crianças, e churrasqueiras, além do memorial Chico Mendes. Além disso, há um anfiteatro para programações culturais e eventos oficiais. Fica na Rua Irmão Idelfonso Luis, 240, bairro Mário Quintana.

O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho expõe vários itens da cultura do povo gaúcho. Fica na Avenida José Loureiro da Silva, 255, bairro Praia de Belas.

No Parque Farroupilha, há parque de diversões com brinquedos, o Mercado do Bom Fim, a Feira Ecológica aos sábados e várias espécies de árvores. Situado na Avenida João Pessoa, s/nº, bairro Bom Fim.

No Parque Gabriel Knijnik, árvores frutíferas, coretos, churrasqueiras e espaços para a prática esportiva são a marca deste local. Fica na Estrada Amapá, 2.300, bairro Vila Nova.

Dentro do Parque Marechal Mascarenhas de Moraes nem todo o espaço é liberado, pois uma área é de preservação permanente. Mas, a área destinada a recreação possui estádio de futebol, pista de patinação, quadras de vôlei e equipamentos esportivos, churrasqueiras e quiosques cobertos. Está situado na Rua Aloísio Filho, 570, bairro Humaitá.

No Parque Moinhos de Vento, há estrutura para a prática esportiva, brinquedos e uma biblioteca. Acesse pela Rua Comendador Caminha, s/nº, bairro Moinhos de Vento.

O Parque Alemanha possui estrutura para praticar esporte e aparelhos para outras atividades físicas. Além disso, uma vasta área verde com muitas espécies de árvores e animais. Além disso, as crianças poderão brincar à vontade com a estrutura de lazer infantil. Fica na Avenida Tulio de Rose, s/nº, bairro Passo d´Areia.

O que fazer em Porto Alegre: Parque Farroupilha.
Parque Farroupilha

O que fazer em Porto Alegre: 3º dia

Nos quatro cantos de Porto Alegre, há centenas de praças. Lógico que você não vai dar conta de ir em todas em cinco dias, muito menos em um só dia. Ou seja, se quiser visitar praças todos os dias, fica a seu critério. Essa é a lista das 667 praças das zonas norte, sul, centro e leste de Porto Alegre

Conhecer mais da natureza pode ficar ainda mais interessante. Que tal um passeio pelas áreas de preservação de Porto Alegre.

A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger tem matas ciliares, banhados, juncais, matas de restinga, maricazais, vassourais e campos arenícolas. A capivara tem presença constante no local. Você deve enviar um e-mail para reservalami@smam.prefpoa.com.br e agendar o passeio. Fica na Avenida  Otaviano José Pinto, bairro Lami.

O Parque Natural Saint´Hilaire tem pelo menos 50 nascentes, 56 espécies vegetais distribuídas em 27 famílias com espécies ameaçadas. Além disso, há 12 espécies diferentes de mamíferos, 47 espécies de répteis, 23 de anfíbios, 14 espécies de peixes e 88 espécies de aves. O parque fica na Avenida Senador Salgado Filho (RS-040), 2785, parada 38, bairro Vera Cruz – Viamão.

O Parque Natural Morro do Osso permite observar o Lago Guaíba, o Delta do Jacuí, os morros Santa Tereza, Teresópolis, Agudo, da Tapera, das Abertas e o da Ponta Grossa. Mas também é rica em mamíferos, aves, etc. Fica na Rua Irmã Jacobina Veronese, bairro Ipanema.

O que fazer em Porto Alegre: 4º dia

Se seu quarto dia pela capital gaúcha for em um domingo, então torça para que esteja em um período ou de Campeonato Gaúcho ou de Brasileirão. O maior clássico do sul do país é, geralmente, jogado no domingo à tarde nestas duas competições. Assim, o Grêmio e o Internacional, que são os dois principais clubes do Rio Grande do Sul, se enfrentam na capital no Estádio Beira-Rio (Inter) ou no Estádio Olímpico Monumental (Grêmio). O Beira-Rio fica na Avenida Padre Cacique, Praia de Belas, enquanto o estádio Olímpico fica na Avenida Dr. Carlos Barbosa, Azenha.

Contudo, não vamos indicar que faça apenas passeio pelos estádios. Afinal de contas, o espetáculo se dá nos gramados. Então, se estiver incluso em seu roteiro recreação esportiva, programe-se para que durante sua estadia esteja um dia de clássico Grenal. Assim, dependendo da época e do ano que você estiver lendo este artigo e que irá viajar para Porto Alegre, dá para consultar em sites esportivos as tabelas tanto do Campeonato Gaúcho quanto do Brasileirão. Dessa forma, você verifica o dia em que os dois times irão se enfrentar.

Ao final do jogo, você poderá descer para a orla de Porto Alegre, pois ainda pode dar tempo de ver o pôr-do-sol. Mas, se você perder esse evento, poderá ainda curtir a orla de Guaíba, caminhar pelo calçadão, parar em algum quiosque, jantar em restaurantes ao longo do caminho. A Avenida Beira-Rio fica fechada para carros, mas skatistas, pedestres e ciclistas tomam conta do local.

O que fazer em Porto Alegre: 5º dia

Por fim, em seu último dia, almoce em uma das churrascarias gaúchas e aproveite o que há de melhor na comida da capital mais europeia do Brasil. Não esqueça do Chimarrão.

Agora, se você quiser um pouco mais de aventura, siga para a Serra Gaúcha, mas tem que ir logo cedo, para não perder a viagem de volta para casa.

Dessa forma, as cidades mais próximas são Bento Gonçalves e Gramado. Lá, você irá desfrutar de um ambiente acolhedor e aconchegante com pousadas que oferecem uma variedade de comidas dos cardápios italiano e alemão, além de bons vinhos.

Últimas dicas para passear em Porto Alegre

Em suma, na maioria dos parques, a visitação orientada só pode ser feita com agendamento, algumas são feitas apenas aos sábados pela manhã. Além disso, em alguns desses logradouros, somente instituições de ensino e pesquisa podem agendar. Em outras, apenas se houver grupos.

No entanto, em caso de dúvidas sobre o transporte rodoviário, envie um e-mail para internet@rodoviaria-poa.com.br ou entre em contato pelo (51) 3228-0699 Ramal 222 para saber sobre as vendas de bilhetes na rodoviária de Porto Alegre. Mas, precisamos lhe alertar que é necessário cadastro online e antecedência mínima de uma hora. Assim, para consultar o horário dos ônibus e as linhas, em caso de você querer voltar para casa ou ir até a Serra Gaúcha, acesse o site.

Por outro lado, há o transporte hidroviário. Nesse sentido, a travessia de catamarã entre Porto Alegre e Guaíba é uma boa pedida. Acesse aqui para ver os horários, pois há necessidade de uma margem de antecedência também. Os preços são os seguintes:

  • Porto Alegre (Centro ou Barra) – Guaíba: R$ 9,10
  • Porto Alegre (Centro) – BarraShoppingSul: R$ 5

Por fim, se você quiser tirar todas as suas dúvidas para viajar a qualquer lugar que seja, acesse o nosso Manual do Viajante e faça uma ótima viagem!

Ainda em dúvida sobre o que fazer em Porto Alegre? Deixe sua pergunta nos comentários!

[BÔNUS] 4 Dicas para uma Viagem Inteligente

  1. Faça um Seguro Viagem: Por favor, não faça uma viagem internacional sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos um dia de internação custa uma pequena fortuna. Já me salvou mais de uma vez!! Faça uma cotação online  com nossa parceira SegurosPromo e viaje tranquilo.

  2. Alugue um CARRO: A gente ama uma roadtrip. Para não pagar IOF e ainda poder parcelar, fazemos cotação online através da RentCars que busca os melhores preços entre diversas locadoras no Brasil e no mundo com total segurança.

  3. Reserve a Hospedagem: Somos praticamente sócios do Booking.com . São centenas de reservas já feitas sem nunca ter tido problemas. São milhões de opções de hospedagem no Brasil e ao redor do mundo para todos os gostos e bolsos. O melhor é que a maioria tem cancelamento grátis! Reserve Agora!

  4. Use o Celular no Exterior: Praticamente impossível ficarmos desconectados hoje em dia seja para falar com amigos e familares seja para buscar informações, usar o google maps ou o tradutor em uma viagem internacional. Quer mais comodidade do que já sair do Brasil com o seu Chip Internacional funcionando no seu celular? A Viaje Conectado é nossa parceira e já usamos em diversos países.

Está em busca de Resorts e Hoteis Fazenda?

Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!

Conteúdo relacionado

- Pousadas em Santo Antonio de Jesus: As 4 opções selecionadas
- TOP 6 Chalés no Interior de SP para uma experiência fantástica
- Hotéis e Pousadas Românticas do Rio Grande do Norte: 6 opções fantásticas

Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva

No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.