9° dia – Bento Gonçalves

Começamos muito bem o dia com um café da manhã cheio de quitutes deliciosos preparados pela Sra. Vilma, proprietária da pousada Ca’ di Valle. Depois de comer, saímos para o famoso passeio de Maria Fumaça (R$ 52,00). Já no início, antes de subir no trem, os turistas são recebidos por um grupo musical que tocam e cantam músicas típicas italianas e um casal de senhores que convidam as pessoas para dançar. Ao mesmo tempo, taças descartáveis são distribuídas para já começar a degustação de vinho.

 

Passeio de Maria Fumaça

Durante o trajeto há três apresentações de música e teatro bem engraçados e todo mundo acaba participando. No caminho, uma parada em Garibaldi com degustação de suco de uva e espumante. Chegando em Carlos Barbosa, novamente fomos recepcionados com música típica, sempre com festa. Ao final, voltamos no ônibus turístico (já incluso no valor) para retornarmos à cidade de Bento Gonçalves.

O ingresso também já conta com a visitação da Epopeia Italiana (ao lado da estação da Maria Fumaça), onde um grupo teatral conta aos visitantes através de vídeos e visitação de cenários, a história dos imigrantes italianos.

Os dois passeios, tanto Maria Fumaça quanto Epopeia Italiana são imperdíveis, muito bons e diferentes.

 

Epopeia Italiana - Bento GonçalvesEpopeia Italiana – Bento Gonçalves

 

Após o passeio fomos almoçar no restaurante Rubbo, à kilo, no centro de Bento Gonçalves, bem ao lado da prefeitura. O custo benefício do lugar é muito bom.

 

Passeio pelo Caminho das Pedras

De lá, seguimos para o passeio no Caminho das Pedras. A estrada, peculiar, enche os olhos pela beleza. Os parreirais (que são encontrados não só ali mas em toda região) estão secos nessa época mas nem por isso deixam de tornar a paisagem linda.

 

Casa de Pedra - Caminho das Pedras - Bento GonçalvesCasa de Pedra – Caminho das Pedras – Bento Gonçalves

 

No caminho existem muitas casas antigas feitas de pedra e podem ser vistas apenas externamente. Mas o passeio também é formado por diversas casas histórias, muitas também de pedra, que comercializam produtos artesanais. Muitas oferecem degustação e explicação sobre os produtos e o roteiro.

A primeira visita foi na Casa do Tomate, com apresentação de todos os produtos derivados do tomate e degustação. Mais adiante a Casa da Ovelha, com produtos derivados da ovelha, degustação, vídeo explicativo e observação do processo de fabricação. Logo após, visitamos a Casa de Artesanato e Massas, com várias guloseimas e ao lado, a Casa de Tecelagem.

Depois, passamos pela vinícola onde foi filmado algumas cenas do filme O Quatrilho. Ali fomos recebidos pela tataraneta do antigo dono da linda casa de pedra, que nos levou para uma visita e degustação de suco e vinho. Não tinha como não levar pra casa o delicioso suco de uva.

Mais adianta paramos na Casa de Erva Mate que é uma vista imperdível. De um lado da estrada visitamos o moinho onde a proprietária nos mostrou todo o processo de fabricação da Erva Mate, bem como as relíquias de maquinários que ela tem no local.

 

Moinho da Casa de Erva Mate - Caminho das Pedras - Bento GonçalvesMoinho da Casa de Erva Mate – Caminho das Pedras – Bento Gonçalves

 

Atravessando a estrada fomos até a rústica lojinha que vende todos os produtos para preparo de um bom chimarrão. Além disso, ela nos explicou passo a passo como preparar o chimarrão e no final, a degustação! Muito bom! Compramos Erva Mate nesse lugar.

Quase ao lado, fomos na Casa do Coelho, novidade da região. Para quem gosta de animais, não tem como não se apaixonar. Além de vender alguns produtos, os proprietários criam diversas raças de coelhos para comercializarem os filhotes. Depois de acariciar um monte de coelhinhos, bateu aquela vontade de ter um em casa.

Voltando para a pousada Ca’ di Valle já umas 18h, passamos antes em um mercado para comprar algumas comidinhas, já que a pousada oferece uma cozinha e estávamos morrendo de preguiça de sair para jantar. Depois de tomar um belo banho, preparamos nosso jantar e passamos o resto da noite embrulhados nos cobertores.

O dia não poderia ter sido melhor!

Dúvidas? Sugestões? Opiniões? Deixe abaixo o seu comentário.

Leia os outros posts sobre nossa viagem ao sul do Brasil:

 

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui