Seguro Viagem Internacional – Guia Tira Dúvidas

seguro viagem internacional

Se você fica em dúvida de como funciona o Seguro Viagem Internacional, vamos dar como exemplo o seguro de automóvel que você provavelmente deve conhecer mais. Você sabe a importância de ter um seguro de automóvel no caso de algum imprevisto e também sabe que a última coisa que alguém quer é ter que usar o seguro, porque nós só vamos usar se tivermos algum problema. Com um Seguro Viagem Internacional é a mesma coisa, só que no lugar de um carro quebrado estamos falando da nossa saúde durante a viagem.

Neste post você irá ver:

  • Principais características de um Seguro Viagem Internacional
  • Como conseguir um desconto no seu próximo Seguro
  • Passo a passo para contratar o seu Seguro Viagem
  • As maiores dúvidas respondidas sobre o Seguro Viagem Internacional

Desde nossa primeira viagem internacional para Buenos Aires compramos seguros viagens e recomendamos que este seja um dos seus primeiros itens em um planejamento de viagem.

Já recebemos diversas dúvidas de amigos e leitores sobre essa questão. A primeira é em relação ao nome: Seguro Viagem, Seguro de Viagem, Seguro de Saúde Internacional, Assistência Médica Internacional, etc. Todos esses termos se referem ao mesmo assunto, mas para facilitar trataremos apenas como Seguro Viagem.

Para tirar essas dúvidas, resolvemos criar esse guia com diversas perguntas básicas para você não ter mais dúvidas quando ao seguro viagem. Se a sua dúvida não estiver no texto, não tem problema é só você deixar a pergunta na caixa de comentários lá do final desta página. A sua pergunta também pode ser a dúvida de muitas outras pessoas.

 

O que é um Seguro Viagem Internacional?

 

O Seguro Viagem Internacional é um seguro vendido para a cobertura de eventuais emergências médicas no exterior. Por exemplo, você está andando em Paris e de repente sofre um escorregão e torce o pé. Precisará de um atendimento de emergência em algum hospital da cidade.

Dependendo do hospital para o qual você for levado, esse atendimento poderá custar no mínimo 500 euros ou mais, dependendo do tipo de tratamento que será necessário.

Um seguro viagem internacional cobrirá essa e outras eventuais despesas.

 

Em quais Países o Seguro Viagem é Obrigatório?

 

Para entrar em alguns países é obrigatório que você tenha um seguro viagem. Mas, mesmo não sendo obrigatório, é altamente recomendável você ter um, tanto pelos motivos que já citamos, como também por todos os outros que falaremos a seguir.

Para começar, todo mundo sabe que com saúde não se brinca, ainda mais se estiver em um outro país longe da sua casa!

Como já citamos, em alguns países é obrigatório o seguro viagem para os turistas. Esse é o caso, por exemplo, dos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen.

Veja abaixo a lista de situações e países que exigem o seguro saúde internacional:

  • Os 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça;
  • Para viajar para Cuba, é obrigatório ter seguro viagem internacional, que pode ser comprado antes de embarcar ou no próprio aeroporto;
  • O governo da Austrália exige que estudantes de intercâmbio tenham o seguro saúde Overseas Students Health Cover (OSHC).

 

Quais as principais coberturas de um Seguro Viagem?

 

Cada empresa e cada seguro viagem internacional tem um tipo de plano de cobertura que pode atender diversas necessidades.

Esses planos de cobertura se diferenciam pelo o que é coberto e o quanto é coberto. Por exemplo, existem planos em que a cobertura com despesas médicas é de 30 mil euros enquanto outros a cobertura é de 1 milhão. Isso seria o “quanto” é coberto pelo seguro viagem. Há seguros que cobrem extravio de bagagem, outros seguros não cobrem esse item. Isso é um exemplo do que pode ser “coberto” pelo seguro saúde.

O melhor é você saber quais são as suas necessidades na hora de escolher o seguro.

Se quisermos economizar e nos ater ao que é essencial, devemos escolher o seguro com as coberturas de:

  • Despesas Médicas e Hospitalar (aqui, quanto maior o valor, melhor);
  • Morte Acidental ou Invalidez por Acidente;
  • Despesas Farmacêuticas;

Há diversas outras coberturas, como por exemplo, seguro bagagem, atraso de voo, atraso de bagagens, perda de documentos e até serviços de concierge. Tirando as coberturas essenciais e que realmente valem a pena, as demais devem ser analisadas por alguma necessidade específica que você tenha. Afinal, quando mais itens o seguro cobrir mais caro vai ficar para você.

 

Como escolher meu Seguro Viagem?

 

Não escolha o seu seguro viagem internacional apenas pelo preço. Apesar de atualmente ser obrigatório para qualquer seguro viagem ter um mínimo de cobertura, os seguros vão se diferenciar muito quanto ao valor de cada cobertura e facilidades como: central de atendimento em português, ligação gratuita, disponibilidade 24h por dia, etc.

Veja alguns itens que podem ser oferecidos em um seguro viagem internacional:

  • Cobertura para viajar pela maioria dos países do mundo: tenha certeza que o seguro irá cobrir todos os países que você visitará em sua viagem;
  • Assistência e serviços 24 horas por dia: não podemos ter certeza a que horas ficaremos doentes, por isso é essencial que o serviço esteja disponível sempre que precisarmos dele;
  • Cobertura para perda, danos e roubos: também não estamos livres desses acontecimentos e por isso é importante que o seu seguro possa restituir o valor e possibilitar a compra de novos pertences;
  • Proteção de cancelamento: principalmente para quem está viajando por muitos países e hotéis diferentes, um cancelamento pode ocorrer e você estar segurado é muito bom;
  • Valor maior das coberturas: por incrível que pareça, as despesas médicas em outros países como os Estados Unidos, por exemplo, são extremamente caras. Não é porque você está segurado que será o suficiente, caso tenha que ficar internado por alguns dias ou mesmo precisar de uma cirurgia. Por isso, na comparação entre planos, aquele com cobertura de uma valor maior será sempre uma boa escolha.
  • Empresa reconhecida no mercado: Tá certo que nunca queremos utilizar o seguro viagem internacional, ou muitas vezes contratamos durante várias viagens sem nunca ter utilizado. Mas o que vai acontecer quando você realmente precisar? Por isso é importante ouvir a opinião de outros usuários que já utilizaram o serviço para saber se a empresa é realmente sólida no mercado e com boa reputação.

 

Como conseguir um desconto no Seguro Viagem?

 

Você está livre para fazer uma boa pesquisa de vários seguros do mercado. Nós utilizamos o seguro do cartão de crédito. Mas como ele é bem simples, muitas vezes adicionamos mais um seguro contratado no mercado.

Após uma longa pesquisa, decidimos que a melhor relação custo x benefício do mercado é da empresa Mondial Seguros.  Ainda não passamos por uma situação em que precisamos utilizá-lo, mas conhecemos vários amigos que precisaram e aprovaram. Também já lemos diversos reviews pela internet e na sua maioria eram positivos.

Por isso mesmo, entramos em contato com a Mondial Seguros e conseguimos fechar uma parceria que pode ajudar nossos leitores do blog. Quem contratar um seguro da Mondial pelo nosso link, além de contribuir para manter o blog ativo e com dicas gratuitas, também vai receber um desconto de 15% sobre o valor total da cotação do seguro viagem, olha que legal? Para receber o desconto, basta acessar o link abaixo, informar o código do cupom de desconto a seguir e aproveitar!

>>> Clique agora e contrate o seguro da Mondial <<<

 

CUPOM DE DESCONTO: 2017AFL

Nós nos esforçamos muito para manter a qualidade das dicas e informações que publicamos para os leitores do site. Por isso, se você quiser de alguma maneira manter o ILoveTrip ativo, contrate os serviços através das caixas de pesquisa e links do blog. Você não pagará nada a mais por isso e ainda pode receber um super desconto adicional como no caso do seguro viagem internacional..

 

Como contratar o Seguro Viagem com a Mondial?

 

Para fazer uma cotação e poder assim contratar o seguro viagem internacional da Mondial, você pode utilizar a caixa de pesquisa disponibilizada na Página Inicial da Mondial Seguros:

  • Selecione o Plano desejado: Aéreo ou Aéreo+Marítimo, caso vá pegar um cruzeiro no destino.
  • Selecione o país de destino da sua viagem. Caso vá viajar por mais de um, clique em Adicionar Destinos.
  • Selecione o Motivo da viagem que podem ser: Lazer/Turismo para a maioria das pessoas em férias, Negócios para quem vai viajar à trabalho, Mochilão para economizar no seguro com valores e coberturas mínimas ou Intercâmbio para viagens mais longas para estudo.
  • Selecione a quantidade de passageiros conforme a idade e as datas de saída e retorno ao Brasil.
  • Depois disso, clique no botão Fazer Cotação.

seguro viagen internacional mondial

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!
  • Serão apresentadas algumas opções de planos com as coberturas e os valores cobertos.
  • Nessa tela, você poderá incluir o nosso cupom de desconto AFILI2016, clicar no botão USAR CUPOM e receber os seus 15% de desconto no valor total do plano escolhido.

cotação seguro viagem mondial

  • No final da tela, clique no botão Selecionar e preencha os seus dados para continuar a contratar o seu seguro viagem.
  • Após a compra você receberá um certificado da emissão do seu seguro viagem internacional e todas as informações necessárias em caso de imprevistos.
  • A partir dai você estará seguro e pronto para fazer uma viagem bem mais tranquila!
>>> Clique agora e contrate o seguro da Mondial <<

 

Quais países são cobertos pelo Seguro em uma viagem para a Europa?

 

Diferente de uma viagem para outros países como os Estados Unidos por exemplo, a contratação de um seguro viagem internacional para a maioria dos países da Europa é obrigatório.

Essa é uma exigência de todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen que solicitam um seguro com no mínimo 30 mil euros de cobertura.

Quando você chega na imigração de um desses países, é provável que o agente de segurança peça o seu certificado comprovando essa contratação. Caso você não tenha, você será impedido de entrar no país e poderá ser obrigado a ter que fazer o caminho de volta.

Os países que fazem parte desse tratado e que obrigam a contratação do seguro viagem internacional são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Por mais que você não esteja viajando para países que não tenham esta obrigatoriedade, já recomendamos a contratação do seguro e já falamos sobre as vantagens de contratar um seguro para qualquer viagem que você pretende fazer.

 

>>> Clique agora e contrate o seguro da Mondial <<

 

Qual a diferença do seguro viagem do cartão de crédito para o seguro viagem da Mondial?

 

Alguns cartões de crédito oferecem como benefício um seguro viagem gratuito caso você compre a passagem de avião por meio do cartão de crédito. Essa é uma ótima maneira de se economizar.

Os principais cartões que oferecem esse tipo de benefício são os da bandeira Visa Platinum/Infinite, Mastercard Platinum/Black e American Express.

Entretanto, você deve ficar atento com as coberturas de cada um deles e quais as regras para utilização.

Uma grande diferença é que nos seguros de cartão de crédito você deve pagar pelas despesas durante a viagem e apenas depois da volta, com toda a documentação exigida em mãos, você poderá solicitar o reembolso. Além claro, de comprovar que a passagem foi comprada usando o referido cartão de crédito.

Usar esse serviço pode ser especialmente ruim para quem não tem um bom limite no cartão de crédito para pagar, durante a viagem, por despesas com saúde. Lembre-se que já comentamos que as despesas médicas podem ficar bem altas.

Nos seguros contratados pela Mondial isso não acontece. Você simplesmente liga para a Central e não precisa mais se preocupar com as despesas até o limite da cobertura.

É claro que em uma emergência você não conseguirá ligar para a Central e pode precisar de uma ambulância, por exemplo. Neste caso, você poderá utilizá-la e após pagar pelo serviço, poderá solicitar o reembolso depois.

O que sugerimos é você utilizar o seguro do cartão de crédito como um complemento de um seguro contratado. Ou seja, caso você possa utilizar desse benefício, a dica é contratar um seguro básico na Mondial e na hora de utilizá-lo, se o limite da cobertura se esgotar, você poderá complementar o limite com o seguro oferecido pelo cartão de crédito.

>>> Faça a sua cotação do seguro da Mondial <<

O que eu preciso levar comigo na viagem?

 

Para viajar com segurança, você deve levar a apolicie do seu seguro recebido no seu e-mail juntamente com o ticket  que deve andar sempre com você caso aconteça alguma coisa. Eles serão seus comprovantes para usufruir de todos os benefícios do seguro saúde internacional. por isso, guarde estes comprovantes junto com seu passaporte e outros documentos de viagem.

certificado do seguro viagem mondial

Caso não receba estes documentos após a compra por qualquer motivo, você pode solicitar a reemissão na página da Mondial.

reemissão seguro viagem internacional

Qual a diferença entre os seguros mochilão e lazer/turismo da Mondial?

 

Os seguros de saúde lazer/turismo e mochilão possuem as mesmas coberturas (despesas médicas, acidentes, etc), a diferença está no valor dessas coberturas.

Como uma das intenções de muitos mochileiros é economizar durante a viagem, esse tipo de seguro foi criado para que o viajante mochileiro consiga viajar tranquilamente segurado, mas pagando menos do que em um seguro tradicional.

Qualquer um, e não apenas mochileiros, pode utilizar desse tipo de seguro desde que se atende aos seus requisitos. Caso esteja viajando com crianças, sugerimos que seja contratado o seguro tradicional ou de preferência algum de categoria superior.

 

A partir de que momento estou segurado?

 

O seu seguro viagem internacional estará valendo a partir do dia do embarque de avião/cruzeiro para o exterior até o seu desembarque na volta da viagem.

Mas cuidado porque o ideal é você preencher corretamente, informando a data de embarque no Brasil na ida (e não a data de chegada no destino) e a data de desembarque no Brasil na volta (e não a data de embarque no exterior).

 

Como usar o seguro saúde durante a minha viagem?

 

Apesar de recomendar que você contrate o seu seguro viagem conosco pelo nosso link da Mondial, torcemos para que você nunca precise utilizá-lo.

Mas como “seguro morreu de velho” é bom que você também saiba o que precisa fazer caso precise dele.

Após contratar o seu Seguro Viagem Internacional, você irá receber um documento contendo as Condições Gerais do seguro. Neste documento existe uma série de números de telefones, com a seguinte instrução: “ligue para o número correspondente ao país que você está. Tecle 1 para atendimento em português ou 2 para inglês. Após isso, tecle 1 novamente para que a ligação seja a cobrar e digite 11 4331-5445, que a ligação será direcionada sem custos para a nossa Central de Atendimento”.

Esses números fazem parte do acesso Brasil Direto, um serviço da Embratel para ligações internacionais e não são os números diretos da Central de Atendimento da Mondial Assistance. Para completar a ligação para a Central de Atendimento Mondial, siga todo o passo a passo:

Número Brasil Direto + 1 para atendimento em português + 1 para ligação a cobrar + 11 4331-5445 (Central de Atendimento).

A ligação pode ser feita de qualquer telefone público, com algumas exceções. Nesses casos, um telefone fixo será necessário para completar a ligação. Aliás, se precisar falar com parentes ou fazer alguma ligação para o Brasil a cobrar, o mesmo passo a passo se aplica. É só incluir o código da sua cidade e o telefone que deseja no final, no lugar do telefone da Central de Atendimento.

 

>>> Clique agora e contrate o seguro da Mondial <<

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.
Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

 

MENU MONTE SUA VIAGEMHospedagem Ingresso Seguro Carros Smartphone Passeios