Viajar Barato: Como economizar na sua próxima viagem

viajar barato como economizar

Independente de crise financeira do país, todo mundo quer saber como Viajar Barato e como fazer para economizar em viagens nacionais e internacionais.

Quem acompanha o nosso blog tem o mesmo perfil que a gente. Então, acho que você também deve se identificar com essa afirmação: preferimos economizar em vários pontos da viagem (como preços de passagens áreas, por exemplo) para aproveitar mais, viajar por mais tempo ou, melhor ainda,  viajar mais vezes.

Mas lembre-se que viajar é sinônimo de alegria e não de sofrimento. Quando você viaja e quer economizar, sempre tem que levar em consideração a relação custo x benefício e não obrigatoriamente escolher só os menores preços.

Se você também compartilha desse pensamento vai adorar esse post e todos os outros dessa séria sobre Viajar Barato!

Você que já acompanhou nossa história, sabe como tivemos que aprender diversas técnicas e ler muito para sempre viajar mais. E é justamente isso e mais um pouco que vamos revelar em toda essa série especial. Acompanhe.

Para não perder nenhuma novidade do Blog, assine agora nossa lista abaixo:

Receba Dicas de Viagem!

Assine nossa lista lista VIP e receba 7 Segredos para Viajar Melhor (e mais barato) e todas as novidades do ILoveTrip! É de graça!

Fique Tranquilo. Odiamos SPAM!

Além desse post introdutório, a Série Viajar Barato está dividida em mais 8 partes. Confira todas elas abaixo:

Temos muitas dicas para contar e ainda não iremos parar por aí. Depois dessa série, focaremos nos destinos mais desejados pelos nossos leitores como Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Bom, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa…

 

Viajar Barato: Como economizar na sua próxima viagem

 

É possível viajar praticamente de graça. Você pode ser um “mochileiro mega hard” e pegar carona para se locomover. Se hospedar em um sofá por meio de Couchsurfing. Trocar suas refeições por trabalho e aproveitar as centenas de passeios grátis ao redor do mundo!

Também é possível acumular milhas e utilizar para a compra de quase tudo em uma viagem, desde passagem aérea até em hotel e aluguel de carro. Nosso colega Allan Costa conta um pouco mais sobre Milhas neste Vídeo.

Para outros tantos viajantes, será preciso de dinheiro para conseguir realizar as viagens dos seus sonhos.

Sabemos que esse dinheiro é suado e você precisa gastá-lo da melhor forma possível, não é mesmo?

Sabemos que para muitos, na hora de viajar, é difícil pensar em gastar dinheiro com a viagem porque parece que está brindo mão de comprar outras coisas. Mas no final, pode ter certeza que a recompensa será enorme porque você não terá um gasto mas sim fará o melhor investimento para a sua vida! Mas claro, como dinheiro não dá em árvore é sempre bom economizar.

E por onde começar?

 

1.Economize para sua Viagem

Se você acompanha o nosso blog ou mesmo se veio direto de uma pesquisa do Google é porque tem um desejo enorme de viajar dentro de você. Por isso, podemos pular essa parte de tentar te convencer como é importante viajar e irmos direto à prática.

Se você realmente quer viajar, mesmo que seja barato, terá que se planejar e economizar seu suado dinheiro.

Mas quanto será que vai custar minha viagem?

Confira na imagem abaixo os principais itens que, na maioria dos casos, compõem o investimento de uma viagem:

 

Viajar Barato - Investimento em Viagem

 

A somatória de todos esses valores será o seu Orçamento de Viagem.

Um bom ponto de partida pra determinar o seu orçamento é através do site QuantoCustaViajar, lá você descobrirá valores médios para viagens em várias partes do mundo e poderá determinar quanto precisa juntar por mês para realizar o seu sonho.

Dica: Viagem primeiro! Depois de descobrir quanto vai precisar para fazer aquela viagem, calcule quanto você precisará economizar mensalmente e separe esse dinheiro antes de tudo. Você verá que é possível encaixar o restante das outras obrigações no seu orçamento.

 

2.Planeje, planeje e planeje a sua Viagem

planeje sua viagem

Se você quiser escolher apenas uma dica de todas que indicaremos nessa série de post Viajar Barato, escolha essa! Definitivamente, planejamento com antecedência é o que pode fazer você economizar centenas ou até milhares de reais.

Isso porque planejando, você terá mais informações sobre o destino, você saberá o que vale a pena e o que não vale. Você também ficará por dentro das roubadas e conhecerá qual é a baixa temporada e a melhor época para visitar o destino. Além disso, você também encontrará os melhores preços de passagens aéreas e ainda aquela hospedagem com o melhor custo x benefício da região.

E ainda tem mais outra coisa muito importante: quanto mais você pesquisar, ler e conhece sobre o lugar, mais empolgado você vai ficar porque já estará viajando antes mesmo de sair de casa.

Há muitas pessoas que não gostam de planejar em detalhes uma viagem. Até concordo para aquelas que terão muito tempo de viagem e tem o privilégio de acordar e decidir a cada dia qual será o seu roteiro. Para fazer isso, você também tem que ter muito dinheiro sobrando.

Mas se você for como a maioria, não vai querer perder algumas (às vezes muitas!) horas das suas preciosas férias procurando, por exemplo, um hotel decente pra ficar, não é mesmo? Hoje em dia com a internet conseguimos planejar muitas coisas que ajudam não só na economia como também ajudam a evitar muitas surpresas desagradáveis e dores de cabeça:

  • Deixou para comprar aquela passagem de última hora? Que pena, tem gente que conseguiu comprar a MESMA PASSAGEM por MENOS QUE A METADE do preço só porque se planejou antes!
  • Aconteceu a mesma coisa com a hospedagem e você deixou para última hora? Xiiii, aquele hotel super recomendado e na melhor localização já está lotado e você vai ter que pagar mais caro por um hotel bem pior e em uma localização mediana.
  • Não pesquisou antes e perdeu o maior evento anual da cidade que aconteceu semana passada (e você só chegou hoje)? Uma pena você não querer pesquisar sobre a cidade antes.
  • Você não vai visitar a principal atração turística da cidade porque ela só abre alguns dias da semana e bem nesses dias você não estará mais lá? Que chato! Eu avisei que você tinha que se planejar.

 

Deu para entender como é importante o planejamento da viagem?

 

3.Troque o Destino Internacional

mude o destino internacional

Eu sei, eu sei, pode ser um sacrilégio te dizer para trocar Paris por Bangkok. Mas calma, isso é por uma boa razão.

O mundo é muito grande e se você já foi contagiado pela paixão por viagem, com certeza irá querer desbravar esse planeta azul todinho.

Paris, assim como Nova York, Berlim e Sidney continuarão lá para uma outra época. A economia é cíclica e tempos melhores virão.

Pense bem no assunto. Quer um exemplo?

Tempos atrás trocamos uma viagem mais cara para conhecer o Chile. Saiu muito mais barato e não nos arrependemos nem um pouco. Ficamos 21 dias e você pode conferir essa jornada no nosso Índice de posts do Chile. Foi uma viagem surpreendente onde conhecemos paisagens fantásticas, uma cultura rica  e voltando ainda com dinheiro no bolso…rsrs.

Há países ainda bem baratos para se conhecer. Cada um com sua beleza única e especial que garantem um show de viagem. Confira abaixo uma lista de alguns deles:

  • América do Sul: Bolívia, Colômbia;
  • Europa: Hungria, República Tcheca, Polônia;
  • Ásia: Índia, Nepal;
  • Sudeste Asiático: Tailândia, Camboja, Vietnã;

 

4.Divirta-se em um Cruzeiro

cruzeiro você viaja barato

É um bom jeito de viajar gastando relativamente menos e ainda com comodidade. Muitos cruzeiros estão trabalhando com câmbio bem abaixo da cotação oficial e, para quem exercer a dica do planejamento, pode encontrar preços bem em conta, com várias promoções do tipo “pague 2 e leve mais 1 passageiro” e ainda com a opção de dividir em várias parcelas sem juros.

Não vou dizer que não há desvantagens. Você normalmente conhece só o superficial dos destinos já que o navio fica atracado apenas algumas horas ou poucos dias na região. Mas , dependendo do lugar não existem tantas coisas para se fazer e você também pode pensar em voltar um dia, caso goste muito da cidade. Além disso, você também sempre terá o bônus de diversão e comodidade a mais da estrutura do navio com as festas, teatros, eventos, bares, piscinas…

 

5.Viaje empacotado, por que não?

Pregamos firmemente aqui no blog a viagem independente, ou seja, aquela em que você mesmo organiza e compra tudo separadamente. Em 90% dos casos sairá muito mais barato além de todos os benefícios que já citamos em um planejamento bem feito.

Mas como para toda regra sempre há exceções isso não poderia ficar de fora. Viajar para Porto Seguro na Bahia, por exemplo, é quase sempre mais barato indo com pacotes de viagem. Nós mesmos já fomos de pacote para lá como contamos aqui. Outros lugares também são bem atraentes, como é o caso de Orlando, Caribe (Punta Cana, Aruba, Cancún) e Buenos Aires.

Pra quem não se organizou e quer viajar em feriados ou na alta temporada, viajar com pacote pode ser a solução. As agências de viagem possuem lugares comprados em aviões e quartos reservados em hotéis, podendo vender com preços atraentes e ainda parcelando em várias vezes.

 

6. Descubra o Brasil!

Viaje Barato pelo Brasil

Até pouco tempo atrás sairia mais vantajoso ir para um resort em Punta Cana do que para o Nordeste Brasileiro.Também poderia sair mais barato fazer compras de eletrônicos em Miami do que na Santa Ifigênia, em São Paulo. Mas infelizmente a história agora é outra e os custos lá fora aumentaram demais.

Antes que você entre em depressão, saiba que optando por viajar pelo Brasil você (re)descobrirá um país muito melhor do que anos atrás e com muuitos lugares a serem descobertos. Por exemplo: Jalapão, Parque Nacional dos Aparados da Serra, Brasília, Chapada dos Veadeiros. São lugares que muita gente não conhece mas não sabe o que está perdendo!

Uma outra vantagem é que nesses lugares você não precisa se preocupar com o câmbio. Estamos no quintal de casa e tudo é pago em reais mesmo.

 

7. Bônus: + 7 Dicas para você!

  1. 1.Descubra os passeios grátis em cada região. Há museus, os freewalking tours, parques e até shows, principalmente no verão.
  2. 2. Leve pouca bagagem e consiga se locomover fácil em transporte público (metrôs e ônibus), além de economizar nas companhias low cost.
  3. 3. Fique mais tempo em um único lugar. Você gastará menos com transporte e ainda poderá se hospedar em um apartamento gastando bem menos.
  4. 4.Nunca, mas nunca utilize roaming internacional. Preços absurdos e pouquíssimo retorno. Corra atrás de wifi em hotéis, restaurantes e cafés utilizando skype ou whatsapp para se comunicar. Em alguns casos, vale a pena ainda comprar um chip local.
  5. 5.Use o Smartphone a seu favor e baixe excelentes aplicativos como o Here Maps, xCurrency e Skyscanner.
  6. 6.Faça câmbio com inteligência. Troque no aeroporto apenas o suficiente para o transporte até o hotel e de lá peça indicação por uma cotação melhor, normalmente no centro de cada cidade.
  7. 7.Cartão de crédito só para emergências. Com a grande flutuação do câmbio, prefira levar dinheiro em espécie e evite pagar IOF de 6,38% além da surpresa da cotação do câmbio do dia de fechamento da fatura.

 

Como viajar barato: Resumo

Vamos relembrar o que dissemos neste post de maneira sucinta. As primeiras estratégias para você Viajar Barato são:

  • Economize para sua Viagem;
  • Planeje com Antecedência;
  • Mude o Destino por um mais Barato;
  • Faça um Cruzeiro;
  • Procure pacotes de viagem que compensam;
  • Viaje pelo Brasil;
Você também pode gostar

 

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.
Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

Receba Dicas de Viagem!

Assine nossa lista lista VIP e receba 7 Segredos para Viajar Melhor (e mais barato) e todas as novidades do ILoveTrip! É de graça!

Fique Tranquilo. Odiamos SPAM!

Hospedagem Ingresso Seguro Carros Smartphone Passeios