Como Viajar Barato: Hospedagem

capa viajar barato - hospedagem

capa viajar barato - hospedagem

É comum demorar dias para escolher a hospedagem (hotel, pousada, apartamento, hostel) em cada destino que você vai ficar. Quando existem muitas cidades em uma única viagem então, a pesquisa é ainda mais longa. Então já vamos começar esse post com uma dica imperdível que você pode consultar. O nosso índice ILoveTrip de Hospesagem é a base quando nós vamos escolher um hotel para ficar em qualquer lugar do mundo.

Utilizamos e damos abaixo várias outras dicas para você Viajar Barato reservando uma hospedagem com o melhor custo x benefício.

Antes, você precisa primeiro ter em mente que tipo de viajante você é. Assim fica mais fácil saber aonde você se encaixa e qual a hospedagem mais apropriada para você. Veja abaixo com que perfil você se identifica:

  • Mochileiro: Um sofá pra dormir ou um quarto compartilhado não é problema;
  • Adoro companhia: Quer fazer amizades  mas não precisa economizar em tudo;
  • Casal Econômico: Uma boa localização e serviços básicos de hotel;
  • Família Feliz: Preciso levar filhos, cachorros e o lugar tem que ser espaçoso;
  • Puro Luxo: O que você está fazendo aqui?

Esses são os principais perfis e pode ser que você não se veja em um desses ou que se veja em mais de um, não tem problema.

Não há certo ou errado e isso vale para todas as dicas dessa série Viajar Barato.

 

Como Viajar Barato: 5 Dicas para sua próxima Hospedagem

 

1. Reserve pelo Booking com cancelamento grátis e decida depois

 

viajar barato hospedagem

Não poderia a primeira dica sobre Hospedagem ser diferente. Nós reservamos pelo Booking uns 90% de todas as hospedagens que fizemos nos últimos 5 anos.

Ele é o maior site de reservas de hotéis do mundo com mais de 800 mil propriedades cadastradas em 212 países e também nosso parceiro aqui no blog. Isso porque confiamos nele não só pela quantidade mas pela segurança e facilidade em utilizar o site.

A grande dica aqui é no começo do seu planejamento de hospedagem já ir reservando alguns hotéis com cancelamento grátis. Você pode decidir com mais calma nos próximos dias ou mesmo semanas (mas não esqueça de cancelá-los antes da viagem para não ter que pagar nada). Essa facilidade é uma mão na roda porque às vezes não reservamos o hotel na hora e nos arrependemos depois de descobrir que, uns dias mais tarde, aquele hotel que você tinha adorado no início da pesquisa não está mais disponível.

PS: Ah, e não se esqueça de reservá-los pela nossa caixa de pesquisa hein? Você não paga nada a mais por isso e dá uma força para o blog 🙂

 

2. Vai ficar alguns dias na mesma cidade? Alugue um apartamento.

 

alugue apartamento

Há alguns anos atrás nós sempre alugávamos apartamento nas praias de São Paulo e era uma dificuldade porque tinha que entrar em contato com o proprietário, pedir fotos, pegar indicações de amigos. Muitas pessoas que estão lendo já devem ter passado por essa dificuldade.

Felizmente hoje em dia existe uma proliferação de apartamentos e até mesmo casas para alugar em diversos sites de reservas.

A partir de 3 dias, alugar um apartamento ficará super em conta tanto na diária quanto na opção de fazer sua própria comida durante sua estadia e economizar muitos reais. Isso é especialmente válido para quem gosta de aprontar sua própria refeição (os lugares costumam ter cozinha) e viajar com crianças (os apartamentos e casas são mais espaçosos do que hotéis).

O próprio Booking tem muitos apartamentos para alugar em várias partes do mundo mas os especializados Airbnb, Windu, Alugue Temporada são especializados e muito bons também.

 

3. Hostels (Albergues) não são só para molecada

 

alugue apartamento

Muitos ainda tem um pouco de preconceito ao se falar em se hospedar em hostels mas a verdade é que não se trata apenas de economizar (e é uma grande vantagem) mas também de ter um espírito livre e fazer muitos amigos pelo caminho.

Utilizamos muitos hostels no Brasil antes mesmo de fazer nossa primeira viagem internacional e eles sempre foram excelentes e hoje existem hostels para todos os gostos, não só com quartos e banheiros compartilhados bem simples, mas também aqueles com quartos e banheiros privativos.

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 16367 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

Normalmente ficam em excelentes localizações o que te ajudará também a economizar em transportes e organizam passeios bem legais e muito mais em conta que os passeios tradicionais.

Os preços serão sempre abaixo de hotéis três estrelas e com a mesma qualidade na maioria das vezes. Para não entrar em ciladas, vale a mesma regra das outras hospedagens: sempre pesquise as fotos do lugar (uma boa fonte para isso é o site Tripadvisor) e leia a opinião de outros hóspedes.

O site mais famoso para reserva em Hostels é o Hostelword.com e Hostelbookers com uma grande variedade de acomodações e preços.

 

4. Atente-se aos impostos e taxas “ocultas”

 

taxas e impostos

Independente de ser o Booking, Hoteis.com, Venere ou qualquer outro mecanismo de busca, verifique atentamente as descrições dos valores cobrados no ato da reserva e o que será pago diretamente para o hotel.

Isso porque existem grandes diferenças nessas informações de hotel para hotel e de cidade/país para outro. Alguns hotéis incluem impostos e taxas municipais já no valor da diária. Outros deixam bem claro que a taxa de serviço não está incluída.

Há ainda alguns, principalmente em cidades balneárias, que cobram taxa de “resort” mesmo tendo apenas uma piscininha e sauna.

Se atentar a essas informações fará com que você compare melhor o valor total apresentado pelos sites de busca e não apenas os valores apresentados. Já pensou achar que um site está mais barato que o outro, fechar a reserva e tomar um susto com ao valor real da hospedagem na fatura no check out?

 

5. Economizando de “olhos fechados”

 

economize na sua viagem

Para os hotéis, deixar um quarto vago é perder dinheiro. Só que também não podem simplesmente mostrar para todos os seus clientes que quem espera um pouquinho mais pode conseguir super descontos de última hora.

Pensando em deixar bom para ambos os lados(hotel e cliente) há alguns sites que criaram um sistema em que o cliente reserva o hotel com bons descontos sem saber qual hotel está por trás daquela reserva.

Pode parecer estranho à primeira vista mas principalmente nos Estados Unidos esse tipo de negócio funciona muito bem.

O principal neste processo é você escolher a classe do hotel (uma estrela, duas estrelas, três estrelas, etc), a cidade e região que quer se hospedar. Por exemplo, um hotel quatro estrelas em Lower East Side em Nova York por apenas $100. Após realizar o pagamento, será mostrado qual o hotel você irá se hospedar.

Essas ofertas ficam disponíveis para reservas próximas, sem muita antecedência e podem ser até 60% mais baratas que a tarifa padrão.

Os dois melhores sites para este tipo de reserva são o Priceline e o Hotwire. Cada um tem um sistema, mas são semelhante entre si. Vale a pena pesquisar.

 

Como viajar barato: Resumo

 

Vamos relembrar o que dissemos neste post de maneira rápida. As primeiras estratégias para você economizar na sua Hospedagem e Viajar Barato são:

  • Reserve pelo Booking;
  • Alugue um Apartamento;
  • Economize muito e faça amigos em um Hostel;
  • Preste atenção nos impostos e taxas;
  • Reserve grandes hotéis de olhos fechados;
Você também pode gostar

 

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.

Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

[BÔNUS] 4 Dicas para uma Viagem Inteligente

  1. Faça um Seguro Viagem: Por favor, não faça uma viagem internacional sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos um dia de internação custa uma pequena fortuna. Já me salvou mais de uma vez!! Faça uma cotação online  com nossa parceira Mondial e ganhe descontos reservando pelo nosso link.

  2. Alugue um CARRO: A gente ama uma roadtrip. Para não pagar IOF e ainda poder parcelar, fazemos cotação online através da RentCars que busca os melhores preços entre diversas locadoras no Brasil e no mundo com total segurança.

  3. Reserve a Hospedagem: Somos praticamente sócios do Booking.com . São centenas de reservas já feitas sem nunca ter tido problemas. São milhões de opções de hospedagem no Brasil e ao redor do mundo para todos os gostos e bolsos. O melhor é que a maioria tem cancelamento grátis! Reserve Agora!

  4. Use o Celular no Exterior: Praticamente impossível ficarmos desconectados hoje em dia seja para falar com amigos e familares seja para buscar informações, usar o google maps ou o tradutor em uma viagem internacional. Quer mais comodidade do que já sair do Brasil com o seu Chip Internacional funcionando no seu celular? A Travel Mobile é nossa parceira e já usamos em diversos países.