101 Programas Imperdíveis para curtir Brasília

o que fazer em Brasília 101 programas

Quando chegamos em Brasília não imaginávamos que iríamos nos apaixonar tanto pela cidade. BSB tem tantos programas legais para oferecer que não entendemos porque algumas pessoas ainda acham que não tem nada de interessante para fazer na capital.

Para ninguém ter mais a desculpa de não saber o que fazer em Brasília, nós do ILoveTrip vamos dar uma ajudinha. Selecionamos 101 programas imperdíveis para você que quer conhecer BSB de verdade. E não é só isso! Ficamos tão empolgados em fazer a lista que já estamos lançando o projeto #365dicasBSB para quem quiser aproveitar a cidade o ano inteiro.

Agora o desafio é pra você: deixe as suas dicas imperdíveis de Brasília em um comentário no final do texto e participe do projeto #365dicasBSB!

 

Compartilhe o post no facebook e whatsapp!
Com certeza seus amigos vão curtir bastante =)

 

******

1. Parar um dia na Praça do Cruzeiro do eixo Monumental para conferir o pôr do sol.

2. Visitar a Catedral Metropolitana de Brasília e brincar de telefone sem fio com o eco da parede.

3. Comprar frutas frescas no Ceasa. E ainda flores, peixes, queijos, tudo com ótimo atendimento. SIA Trecho 10, S/N – Guará.

Veja Também: O que fazer em Pirenópolis – Roteiro Completo de Final de Semana

Cidade de Goiás (Goiás Velho): História, Roteiro e Dicas

4. Assistir a um filme alternativo no Liberty Mall e se sentir descolado.  SCN Quadra 2, Bloco D, s/n – Asa Norte.

5. Alugar um caiaque no Pier da Asa Norte. Quem sabe até se animar e se jogar no Lago Paranoá?

6. Comer um pedaço de pizza de mussarela no balcão da Dom Bosco e pagar bem pouco por isso. Fica na 107 sul.

7. Admirar o formato da Ponte JK e ver que ela lembra a brincadeirinha de quicar a pedra na água. O desafio é você também tentar fazer a brincadeira no lago Paranoá.

8. Tomar a cerveja super gelada do famoso bar Libanus. 206 sul, Bloco C, Loja 36.

9. Comprar um bolo de caçarola no “Bolos do Flávio” e se lembrar da infância com gostinho de bolo de vó. Endereços aqui.

10. Assistir a um jogo de basquete no ginásio Nilson Nelson e reparar em seu projeto arquitetônico que curiosamente dizem ser inspirado em uma tabela de basquete.

11. Descobrir como eram os projetos originais das superquadras de Brasília ao visitar a quadra modelo 308 sul, idealizada por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx.

12. Curtir um fim de semana diferente em Brasília turistando na capital. Olha o roteiro completo aqui.

13. Conferir o espetáculo da troca da Bandeira Nacional e reparar na sincronia das Forças Armadas do Brasil. O evento acontece todo primeiro domingo do mês na Praça dos Três Poderes.

14. Tomar um café da manhã diferente, no estilo picnic, em pleno Jardim Botânico de Brasília (com direito a toalhinha xadrez no chão!). Reserve antes para garantir. Telefone: 3366-5732.

15. Curtir a festa Makossa e dançar muita música black em plena Galeria dos Estados.

16. Ficar cercado de uma montanha de livros na Livraria Cultura do Casa Park.

17. Assistir uma sessão do Planetário de Brasília que fica no Eixo Monumental.

18. Curtir o famoso pôr do sol da Ermida Dom Bosco e ter a certeza de que o céu de Brasília é  realmente um patrimônio natural.

19. Fazer um passeio alternativo e sem preconceito pelos becos do Conic e conferir lojinhas como a clássica Verdurão que vende camisetas com estampas irreverentes.

20. Curtir com os amigos um happy hour no Beirute, um dos bares mais tradicionais de Brasília. Endereços: 107 norte e 109 sul.

21. Passear pela Feira de Artesanato da Torre de TV e comprar uma lembrancinha de Brasília.

22. Comer o churrasquinho bom e barato no Kyosky da Rosa no Cruzeiro. SHCES Quadra 1303, bloco B, s/n.

23. Conferir um show de música instrumental no Clube do Choro. Fica no Eixo Monumental.

24. Ir até a Feira do Guará para comer na Universidade do Pastel ou  tomar café da manhã na Dona Neide.

25. Paquerar, dançar e escutar um repertório clássico de samba no bar Outro Calaf. Aos sábados, no Setor Bancário Sul.

26. Alugar uma bike e passear pela ciclovia do Eixo Monumental. Veja mais informações aqui.

27. Curtir um bar, fazer um ensaio fotográfico ou apenas aproveitar o visual do Pontão do Lago Sul.

28. Manter a dieta com os lanches saudáveis do Marietta. Vários endereços em Brasília, veja aqui.

29. Conferir os lindos vitrais azuis e o gigante lustre de vidro da Igreja Dom Bosco. Fica na 702 sul.

30. Fazer a visita guiada ao Supremo Tribunal Federal e conhecer um pouco mais da história do órgão top da justiça brasileira. O STF fica na Praça dos Três Poderes.

31. Devorar um lanche e as comidinhas dos Food Trucks de Brasília. Muitos ficam reunidos na Praça do Cruzeiro, às sextas-feiras.

32. Embarcar em um passeio pelo Lago Paranoá. Se você não tem o privilégio de um barco particular, pode fazer o passeio pela empresa “Mar de Brasília“. Telefone: 3964-1296.

33. Admirar a arquitetura bem diferente da Igreja Rainha da Paz que lembra o formato de um chapéu de freira. Ela fica quase no fim do Eixo Monumental.

34. Alugar uma prancha de stand up paddle e curtir o Lago Paranoá de um jeito diferente.

35. Assistir a um clássico do futebol no estádio Mané Garrincha.

36. Deliciar-se com os sorvetes da Saborella.  Endereços: CLN 112, Bloco C, Lojas 38/48 e Shopping Casa Park.

37. Assistir a um filme no Cine Drive-in e ao mesmo tempo também se sentir em um cenário de filme antigo.

38. Fazer a visita guiada ao Congresso Nacional e conhecer ao vivo onde acontecem as principais decisões, boas e ruins, da política brasileira.

39. Fazer um passeio clichê no ônibus Turístico de Brasília e se sentir como um turista na cidade.

40. Conferir a igrejinha Nossa Senhora de Fátima, projetada por Oscar Niemeyer e com os famosos azulejos de Athos Bulcão. Fica na 307/308 sul.

+ Curta a página do ILoveTrip no facebook =)

41. Ter a certeza que Brasília tem o formato de avião ao ver a maquete da cidade no Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes.

42. Chegar cedo para não pegar fila no Restaurante Nippon que oferece um dos melhores sushis da cidade. Quadra 403 Sul, bloco A, s/n.

43. Pegar uma fila imensa em dias de sol para aproveitar as piscinas do Parque da Água Mineral. Endereço: rodovia EPIA BR 040, s/n. Diariamente, das 8h às 16h.

44. Dar um giro na roda-gigante do parque de diversões Nicolândia na hora do pôr do sol.

45. Ficar indeciso com o buffet nordestino gigantesco do Mangai e acabar se empanturrando de comida. Para fechar com chave de ouro, experimente a cocada de colher (divina!). Endereço: Trecho SCES Trecho 2, próximo à Ponte JK.

46. Ficar até com vontade de se casar ao conhecer a Capela São Francisco de Assis, no Gama. O lugar fica no alto de um morro, em um cenário incrível. Endereço: 1MA, Chácara 40 – Núcleo Rural Casa Grande.

47. Conferir as peças criativas da loja BSB Memo, com temas divertidos sobre Brasília. CLN, 303, Bloco A, Loja 20/30 – Asa Norte.

48. Aproveitar a extensa área do Eixão que é fechada no domingo para lazer e atividades físicas.

49. Passar um dia inteiro em um dos clubes da capital e se refrescar nas piscinas. Algumas opções são o Clube dos Previdenciários e o Balneário Vale Verde (em Planaltina) que aceitam não sócios.

50. Experimentar uma boa variedade de cortes de carnes de uma tradicional churrascaria, pagando barato e por quilo no excelente restaurante Asa Gaúcha. Endereço: W3, 709 norte.

51. Assistir a troca da guarda no Palácio do Planalto que acontece todos os dias a cada 2h, a partir das 8h da manhã.

52. Conhecer o Memorial JK, aprender um pouco mais sobre a história de Brasília e se surpreender com o Ford Dodge conservadão que fica exposto atrás do Memorial. Eixo Monumental.

53. Ir até o restaurante do anexo do Congresso, no 10º andar, e ter uma visão privilegiada da região.

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

54. Voltar ao passado no Museu Catetinho. Lá você pode conferir até as vestimentas da época de construção de Brasília. BR 040, Km 0, Trevo do Gama , Park Way.

55. Ter um momento gordice com a torta de frutas vermelhas do Ateliê. Tel para encomendas: 3344-1500 ou no Naturetto (403 Sul  Bl C, L22 e 405 Norte, Bl C, Loja 55).

56. Curtir um jantar romântico no restaurante Villa Tevere. CLS 115, Bloco A – Asa Sul.

57. Fazer a visita guiada ao Palácio do Planalto para conhecer a história dos presidentes do Brasil e onde eles trabalham. Aos domingos, na Praça dos Três Poderes.

58. Passar pela Avenida das Jaqueiras e Avenida das Mangueiras, entre o Sudoeste e Cruzeiro, para admirar as árvores carregadas ou até mesmo para pegar uma fruta do pé. Em dezembro e janeiro é a melhor época.

59. Marcar uma pizza em família ou com amigos na Fratello Uno e saborear uma massa crocante e com diferentes tipos de coberturas, como a Manú. Unidades na 103 sul e 109 norte.

60. Dizer adeus à dieta por alguns minutos para provar os quitutes do Biscoitos Mineiros. Filiais na Asa Sul, Asa Norte e Águas Claras.

Você vai curtir = O que fazer em Brasília em um fim de semana

61. Tomar uma caipirinha com picolé no Primeiro Bar. Sudoeste (SIG, quadra 8) e Águas Claras (rua das Paineras, lote 6).

62. Fazer um passeio até a Torre de TV Digital e conferir o mirante do ponto mais alto de Brasília. Chamada de Flor do Cerrado, ela é uma das últimas obras de Oscar Niemeyer. Estrada Parque Contorno, Grande Colorado.

63. Testar sua aptidão física na Chapada Imperial. De quebra, renovar as energias tomando um banho de cachoeira. Mais informações aqui.

64. Não pagar nada para conferir sempre uma exposição legal no Centro Cultural Banco do Brasil. SCES Trecho 2, Lote 22, próximo à ponto JK.

65. Testar todas as combinações de sucos diferentes no Bendito Suco. CLN 413, Bloco E, Loja 19.

66. Passear e conferir os primórdios de Brasília no Museu Vivo da Memória Candanga. EPIA, s/n – Núcleo Bandeirante.

67. Assistir no fim do dia o espetáculo da dança das águas da Fonte Luminosa, em frente a Torre de TV do Eixo Monumental.

68. Ouvir obras clássicas da Orquestra Sinfônica no Teatro Pedro Calmon. E o melhor, de graça. Setor Militar Urbano.

69. Tomar um café no Sebinho enquanto lê ou só admira as estantes cheias de livros disponíveis para os clientes. 406 norte.

70. Se perder na imensidão do Parque da Cidade. Dá pra fazer muitas atividades: patins, bicicleta, futebol, futevôlei e até tênis.

71. Se sentir em Paris em um café da manhã ou chá da tarde no Daniel Briand. SCLN 104 Bloco, Loja 26.

72. Pular de paraquedas sem sair do lugar no iFly Brasília, ao lado do Pier 21.

73. Saborear um expresso no Ernesto Café e ficar horas no ambiente aconchegante. 115 sul, Bloco C Loja 14 – Asa Sul.

74. Visitar a desconhecida e tranquila Praça dos Cristais no Setor Militar que foi projetada por Burle Marx.

75. Saborear um senhor hambúrguer no restaurante Madero do Pátio Brasil.

76. Subir na Torre de TV do Eixo Monumental para conferir o melhor mirante de Brasília.

77. Passar o dia com as crianças no Zoológico. Avenida das Nações, Via L 4 Sul, s/n – Candangolândia.

78. Conferir a programação musical que ocorre frequentemente no Terraço Shopping.

79. Se surpreender com o atendimento da barraca de cachorro quente do Landi que fica na SQS 405 – Asa Sul.

80. Ficar surpreendido ao atravessar o túnel no tronco da Gameleira na 108 Sul. Seu Lorival plantou a árvore em 1963 e possui uma banca no local até hoje.

81. Dar uma passadinha na Rodoviária do Plano Piloto para comer o famoso pastel da Viçosa.

82. Reunir os amigos e jogar os clássicos do tabuleiro como War, Banco Imobiliário e outros no Moebios (CLN 114, bloco C) ou Carcassonne (CLN 402/403, s/n – loja 37).

83. Levar as crianças para brincar no Parque Olhos D’Água. De quebra, dá pra fazer trilha e curtir um climinha bucólico. SQN 413/414 – Asa Norte.

84. Lavar a alma em um banho gelado no Salto do Tororó. Na DF-140 em direção à Unaí.

85. Conhecer o Museu de Valores do Banco Central e se surpreender com a coleção de moedas do Brasil e do mundo. SBS Quadra 3 – Bloco B – 1º Subsolo.

86. Comer o famoso Camarão Internacional do Coco Bambu. Brasília Shopping e Lago Sul SCES Trecho 2, Conj. 36).

87. Entrar (finalmente) na oca do Museu Nacional em plena Esplanada dos Ministérios e descobrir uma exposição diferente.

88. Acelerar fundo no Kart Ferrari, ao lado do Autódromo Nelson Piquet. Mais informações aqui.

89. Assistir a qualquer filme no Cine Brasília, considerado um templo do cinema na capital. EQS 106/107 – Asa Sul

90. Estender uma rede e fazer um picnic ou churrasco com a família e com os amigos no Parque da Cidade.

91. Assistir um espetáculo no clássico Teatro Nacional Cláudio Santoro projetado pelo Oscar Niemeyer. Setor Cultural Norte, Via N2 – próximo à Esplanada dos Ministérios. (fechado para reformas).

92. Percorrer as vielas procurando um produto não pirateado na Feira dos Importados. Sia Trecho 07 N° 100 Conj. A .

93. Fazer uma viagem espiritual no Templo da Boa Vontade. SGAS 915, lotes 75/76 – Asa Sul

94. Admirar os ipês e flamboyants coloridos espalhados pelas quadras de Brasília. A 704 sul é um exemplo.

95. Fazer a visita guiada ao Palácio da Alvorada e poder entrar pela porta da frente na casa do Presidente do Brasil. Via Palácio Presidencial s/n.

96. Saborear o buffet de comida mexicana do El Paso Texas. Terraço Shopping, CLS 404 e CLN 110.

97. Participar de uma das várias corridas de rua que acontecem em Brasília.

98. Comprar o que precisa e o que não precisa nos famosos BSB Mix e Feira da Lua. Muitas vezes acontecem no Gilberto Salomão. SHIS QI 05 – Lago Sul

99. Surpreender-se com a visita interna guiada do Palácio do Itamaraty, principalmente com as obras de arte e jardim de inverno. Ao lado do Congresso Nacional.

100.  Decidir qual prato experimentar nas diversas feirinhas gastronômicas que sempre acontecem em BSB como a Quitute, Picnik e Brasil Sabor.

101. Ajudar a aumentar essa lista deixando as suas sugestões de dicas imperdíveis em Brasília na caixa de comentários logo abaixo e participar do projeto #365dicasBSB!

******

Deu para fazer as contas de quantos lugares você já conhece em Brasília? Bora completar a lista então que a capital tem muita coisa legal para conhecer!

 

Compartilhe esse texto com seus amigos no facebook e whatsapp para ajudar mais pessoas a descobrirem Brasília!

 

Curta a página do ILoveTrip no facebook =)

 

Veja também:
+ Roteiro de Fim de Semana em Brasília
+ Fim de semana em Pirenópolis
+ Cidade de Goiás (Goiás Velho): História, Roteiro e Dicas
+ Viajar Barato: Como economizar na sua próxima viagem
+ Comprar Passagens Aéreas Baratas – O Guia Definitivo

101 Programas IMPERDÍVEIS pra Curtir Brasília
MENU MONTE SUA VIAGEMHospedagem Ingresso Seguro Carros Smartphone Passeios