Santiago a Mendoza: Tudo sobre a Travessia dos Andes

Prepare-se para uma das melhores experiências de viagem da sua vida! O trajeto de Santiago do Chile a Mendoza atravessa a Cordilheira dos Andes, passando pela fronteira entre o Chile e Argentina. O caminho é lindo e cheio de paisagens espetaculares. Confira nossas dicas:

 

Como ir de Santiago do Chile a Mendoza

De avião: não é recomendado porque você perde o trajeto pela estrada que é um dos pontos altos da viagem.

De carro: essa opção dá mais liberdade para poder parar pelo caminho, mas é bem cansativa e mais burocrática. Além de alugar um carro, você precisa pagar taxas e levar documentação extra para cruzar a fronteira entre os países.

De ônibus: a melhor maneira de ir de Santiago a Mendoza. É o melhor custo benefício pois evita o cansaço de dirigir o carro, o preço é muito bom e você pode vir bem acomodado, apreciando as lindas paisagens pela sua janelinha.

Estrada de Santiago a Mendoza - chegando no topo dos Andes
Estrada de Santiago a Mendoza – chegando no topo dos Andes

 

Ônibus de Santiago a Mendoza: a melhor

maneira de atravessar os Andes

 

Os ônibus de Santiago a Mendoza saem do Terminal de Buses Central (também conhecido como Terminal Sur). O terminal fica próximo à estação de metrô Universidad de Santiago na avenida Libertador General Bernardo O’Higgins 3850 (ao lado do Terminal Alameda).

Para reservar a passagem Santiago -> Mendoza, prefira as empresas que oferecem a reserva online (você poderá escolher o horário e os melhores lugares). As duas empresas que vendem passagens pela internet, por meio de cartão de crédito internacional, são:

 

>>Planeje sua viagem << entenda por que o SEGURO VIAGEM é NECESSÁRIO e CONTRATE o SEU com DESCONTO!

A melhor opção é pela empresa Cata, reservando os assentos no segundo andar do ônibus (Primer Piso), em uma das quatro cadeiras (butacas) da frente: 1,2 e 3,4. A janela de vidro é panorâmica e você poderá curtir toda a viagem. Além disso, os ônibus são bem confortáveis. Na nossa viagem reservamos os assentos 3 e 4, na opção Semi Cama S/Serviço.

 

Como comprar a passagem de ônibus e reservar os melhores assentos de Santiago a Mendoza pelo site?

Vamos dar a seguir o passo a passo para compra de passagem via plataforma 10, mas pelo site da Cata o passo a passo também é muito parecido.

Após acessar o site da plataforma 10 (em espanhol, mas o site dá a opção de mudar a versão para português ou inglês) inclua a origem (Santiago de Chile (Santiago de Chile – Región XIII – Metropolitana)), destino (Terminal de Mendoza (Mendoza-Mendoza)) e datas. O site apresentará todas as opções de preços e horários disponíveis.

Clique no que preferir e siga com a compra. Depois de realizar o cadastro, aparecerá a tela abaixo para você marcar os assentos (essa imagem é apenas um exemplo, os preços e horários podem variar).

Reserva de assentos no ônibus Santiago a Mendoza
Reserva de assentos no ônibus – Santiago a Mendoza

No “Primer Piso” (primeiro piso), você consegue ver destacado em amarelo as quatro poltronas da frente (números 1, 2, 3 e 4). Esses são os melhores assentos para fazer a viagem de Santiago a Mendoza onde você terá uma vista privilegiada dos Andes. Agora é só selecionar as poltronas e concluir a compra.

Os preços no site são em pesos Argentinos porque a CATA é uma empresa Argentina.

Ônibus Cata Internacional - Santiago a Mendoza
Ônibus Cata Internacional – Santiago a Mendoza
Ônibus Cata - poltronas térreo
Ônibus Cata – poltronas térreo
Ônibus Cata - o espaço e janelões das poltronas da frente no segundo andar
Ônibus Cata Piso Superior – o espaço e janelões das poltronas da frente no segundo andar
Ônibus Santiago Mendoza - lanche cortesia
Ônibus Santiago Mendoza – lanche cortesia
Ônibus Santiago Mendoza - lanche cortesia
Ônibus Santiago Mendoza – lanche cortesia
Ônibus Santiago Mendoza - bebida cortesia
Ônibus Santiago Mendoza – bebida cortesia
Ônibus Santiago Mendoza - janela frontal e lateral nos melhores assentos do segundo andar
Ônibus Santiago Mendoza – nossa vista da janela frontal e lateral nos melhores assentos do segundo andar

 

Travessia dos Andes: duração da viagem Santiago para Mendoza de Ônibus

 

A distância de Santiago a Mendoza é de aproximadamente 360 km. A viagem de ônibus demora cerca de 7 horas, contando a parada na aduana que pode variar bastante (levando em média 1h).

Já tínhamos reservado hotel em Mendoza com antecedência e contando as 7 horas de estrada iríamos chegar na cidade no início da tarde. Fizemos outro post bem legal com dicas das regiões e seleção dos melhores hotéis por custo benefício para se hospedar em Mendoza. Veja aqui.

Também fizemos um post com dicas das melhores regiões e melhores hotéis para ficar em Santiago do Chile. Acesse aqui que também vai te ajudar.

Está gostando do conteúdo? Assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

Santiago para Mendoza: fronteira do Chile e Argentina

 

No alto da Cordilheira dos Andes fica a aduana e fronteira entre Chile e Argentina. Para passar por lá, nos dois sentidos, os viajantes precisam descer do ônibus ou carro e entregar os documentos para os fiscais.

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!

No caso de brasileiros é necessário apresentar RG ou passaporte (CNH não vale) e recibo de entrada no Chile (um papel que você recebe no aeroporto quando entra no país). Também é emitido um recibo de entrada na Argentina. Guarde o recibo pois será solicitado na volta.

A polícia federal também inspeciona as malas e os veículos e os fiscais chilenos são muito rigorosos. No trajeto de volta de Mendoza a Santiago demos a maior bobeira (ficou marcado com uma das maiores roubadas das nossas viagens!) e esquecemos uma maça dentro do ônibus.

Como não é permitido a entrada no Chile com qualquer produto de origem vegetal ou animal (olha nosso vacilo!) apesar de todas as explicações, tivemos que pagar uma multa no valor de quase 500 reais.

Tudo isso por causa de uma maça! Foi a maça mais cara das nossas vidas!! Um absurdo de caro, mas regras são regras, pagamos pelo erro e hoje ficamos bem mais espertos em relação às normas nas fronteiras entre países. Fica a dica!

Fronteira Chile Argentina - Aduana
Fronteira Chile Argentina – Aduana
Fonteira Argentina Chile - placa e bandeira do Chile
Fonteira Argentina Chile – placa e bandeira do Chile
Fronteira Argentina Chile - placa da Argentina
Fronteira Argentina Chile – placa da Argentina

 

Condições climáticas da travessia dos Andes: fronteira entre o Chile e Argentina

 

Tá certo que a previsão do tempo pode ser uma caixinha de surpresas mas dá pra gente se previnir. Principalmente nos meses de inverno as nevascas podem acontecer, ainda mais no alto dos Andes, e infelizmente elas podem causar o fechamento da estrada por tempo indeterminado (pode ser um dia ou mais).

Para acompanhar as condições da estrada entre Santiago e Mendoza a melhor forma é acessar o site da fronteira .

Lá você consegue ver as notícias atualizadas sobre as condições da estrada e sobre a fronteira entre Chile e Argentina que se chama Los Libertadores.  Sempre que existe fechamento eles informam por lá.

Não Perca << encontre as melhores ofertas para RESERVAR seu HOTEL em Mendoza!

Santiago a Mendoza: o que ver durante a viagem

 

A viagem entre Santiago e Mendoza é cheia de montanhas, neve, rios  e em cada curva você é surpreendido com uma paisagem mais linda do que a outra.

No lado Chileno da estrada que cruza a Cordilheira dos Andes o ponto alto da viagem é o Los Caracoles, trecho íngreme formado por um lindo conjunto de curvas sinuosas que podem ser avistadas de longe.

Santiago Mendoza - caminho para os Andes no lado Chileno
Santiago Mendoza – caminho para os Andes no lado Chileno
Los Caracoles
Los Caracoles

Já do lado Argentino, além da Ponte Inca, a estrela da viagem é a vista do Aconcágua, o pico mais alto das Américas, com 6.982m de altitude.

Santiago Mendoza - pasaigem também com lagos
Santiago Mendoza – paisagem também tem lagos
Santiago Mendoza -a estradad também tem túneis e paisagens desérticas
Santiago Mendoza -a estrada também tem túneis e paisagens desérticas
Santiago Mendoza - a caminho dos picos nevados
Santiago Mendoza – a caminho dos picos nevados

O ponto negativo da viagem é que você confere todos esses pontos turísticos apenas da janelinha (o ônibus só faz uma parada na fronteira e nada mais).

No nosso caso, como estávamos nos melhores assentos, a janelinha (que mais era um janelão panorâmico) foi mais que suficiente para ver tudo de camarote.

Dica: se ainda não estiver satisfeito só com a janelinha, você também pode contratar passeios em Mendoza para visitar o Aconcágua e a Ponte Inca.

 

Santiago a Mendoza: dicas importantes

 

  • Evite fazer a viagem no inverno. Trechos da estrada costumam ficar interditados devido a nevascas. Além disso, há menos opções de horários.
  • Outra dica é fazer o trajeto pela manhã/tarde para poder ver todo o percurso.
  • Pagamos 160 pesos o trajeto, por pessoa. Acesse o site das empresas para ver os preços atualizados.
  • Leve agasalho para viagem. Você terá que descer do ônibus na fronteira entre Chile e Argentina e como ela fica no alto da Cordilheira dos Andes, mesmo no verão, a friaca é constante.
  • Não leve nenhum tipo de produto de origem animal ou vegetal na mala. Caso contrário você pode ser multado na fronteira.
  • Reserve a passagem o quanto antes para conseguir os melhores horários e poltronas.
Estrada Santiago Mendoza - Vinhedos do lado Argentino
Estrada Santiago Mendoza – vinhedos no lado Argentino

 

Veja também:

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.
Gostou do post? Assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

 

MENU MONTE SUA VIAGEMHospedagem Ingresso Seguro Carros Smartphone Passeios