11 atrações imperdíveis (e GRÁTIS) para curtir Santiago do Chile!

Mirante no Parque Metropolitano

Muitas pessoas me perguntam sobre como economizar em Santiago do Chile e já postamos no ILoveTrip várias informações e roteiros para fazer na cidade. Agora, fizemos uma seleção especial com 11 dicas de atrações grátis e imperdíveis em Santiago para te ajudar a economizar mais ainda e aproveitar o que a cidade tem de melhor.

+ Índice de posts de Santiago do Chile

* Esse post também faz parte de uma Blogagem Coletiva que estamos fazendo junto com outros blogs de viagem com o tema #viajandonacrise. Juntos vamos dar dicas para economizar em viagens pelo Brasil e em outros países. Veja mais informações no final do texto. 

Com a crise financeira, muitos brasileiros têm escolhido países da América do Sul como destino de viagem. Um deles é o Chile e a porta de entrada é a capital Santiago. Sábia escolha! O país é lindo e com muitas atrações diferentes (e surpreendentes!) para visitar. E o mais legal é que o custo da viagem é bem mais barato do que em outros destinos e ainda temos o gostinho de fazer uma viagem internacional.

Confira a seleção a seguir e se você tiver mais alguma dica legal, deixe lá embaixo nos nossos comentários:

 

1 – Free Walking Tour de Santiago

 

O Free Walking Tour é um passeio realizado em países do mundo inteiro, onde guias credenciados oferecem passeios a pé percorrendo os principais pontos turísticos das cidades. Tudo é grátis, mas no final, se você gostar das informações, pode deixar uma gorjeta, sem valor tabulado. Esses passeios são ótimos, com conteúdo riquíssimo de informações e super recomendados.

Em Santiago do Chile existem duas empresas que fazem Free Walking Tour, a Spicy Chile e a Free Tour Santiago. As duas têm opções de tours em inglês, espanhol e também em português, passando pelos principais pontos turísticos de Santiago do Chile.

A Free Tour Santiago oferece apenas um roteiro para conhecer o centro histórico de Santiago. As saídas em português acontecem diariamente às 10h e 15h, em frente à Catedral Metropolitana, na Plaza de Armas. Confira horários e mais informações atualizadas no site oficial da Free Tour Santiago.

Também com opção em português, a Spicy Chile oferece três tipos de tour: o tour tradicional do centro histórico chamado “Bom dia Santiago” (saídas de segunda à sábado, no metrô Plaza de Armas), o tour “Santiago Popular ” que passa por mercados e degustação de comidinhas (saídas próximo ao metrô Bellas Artes de terça à sábado)  e o tour “Rota Patrimonial” que passa por bairros tradicionais, contando um pouco sobre a história e cultura relacionada à época da ditadura Pinochet (saídas de segunda à sábado, no metrô República). Confira horários e informações atualizadas no site oficial da Spicy Chile

 

2 – Cerro Santa Lucia e Cerro San Cristóbal

 

Grande parte de Santiago do Chile é plana mas existem alguns morros na cidade chamados de cerros. Existem dois cerros imperdíveis que foram transformados em parques fantásticos e com acesso bem fácil.

O Cerro Santa Lucia fica bem próximo ao centro de Santiago, no metro Santa Lucia, colado no bairro Lastarria. Ele é um parque urbano, com vários jardins, escadarias e mirantes incríveis, onde é possível conferir a beleza da cidade de Santiago e dos Andes. Veja nosso post com dicas sobre o Cerro Santa Lucia:

+ Cerro Santa Lucia e roteiro de passeio pelo centro de Santiago

Cerro Santa Lucia
Cerro Santa Lucia

O Cerro San Cristóbal é o ponto mais alto na cidade de Santiago e fica em uma área gigante conhecida como Parque Metropolitano. O parque tem várias atrações e do cerro você tem uma vista de tirar o fôlego da Cordilheira dos Andes. Um passeio imperdível (e grátis!) em Santiago. A entrada principal do parque fica na Rua Pío Nono, 450. Confira nosso post com dicas e informações sobre o Cerro San Cristóbal:

+ Passeio pelo Parque Metropolitano – Cerro San Cristóbal

Mirante no Parque Metropolitano
Mirante no Parque Metropolitano

 

3 – Museus em Santiago do Chile

 

A cidade oferece excelentes museus com entrada gratuita ou por um preço bem barato. Eles são uma ótima opção do que fazer em Santiago do Chile sem gastar nada. Alguns dos principais são:

  • Museu Nacional de Bellas Artes: localizado em um prédio clássico, abriga coleções de pinturas, esculturas, fotografias de artistas nacionais e internacionais. Aos domingos, a entrada é gratuita. Endereço: Parque Florestal s/nº, metrô Bellas Artes. Confira horários de visitação e informações atualizadas no site oficial do museu.
  • Museu Histórico Nacional: situado na Plaza de Armas, conta com uma grande coleção histórica de móveis, trajes, pinturas, moedas, fotografias e objetos que retratam a história do Chile. Às quartas-feiras a entrada é grátis. Veja informações e horários de visita atualizados no site do museu.
  • Museu Nacional de História Natural: destaque para a coleções de fósseis, insetos, um enorme esqueleto de baleia e estátuas da Ilha de Páscoa. A entrada é gratuita. O museu está localizado dentro de um parque (que também é muito bonito), no metrô Quinta Normal. Mais informações no site do museu.

 

4 – Parques em Santiago

 

Santiago do Chile é uma cidade cheia de parques públicos e bem cuidados, ideias para um passeio. Um deles é o Parque Florestal, em plena região central da cidade. Ele é um parque linear, que segue margeando o rio Mapocho, com bancos, jardins, esculturas, árvores e gramado para sentar. Durante a semana e aos finais de semana, o parque é sempre procurado por praticantes de atividades físicas e para lazer das famílias chilenas.

+ Roteiro turístico pelo parque linear e região 

Outro lugar muito bonito em Santiago é o Parque Araucano, no bairro Las Condes. Com uma grande área verde, o principal destaque do parque é o Rosedal, um jardim repleto de rosas.

+Roteiro ILoveTrip pelo Parque Araucano e região do bairro Las Condes

Outros ótimos parques para visitar na cidade são o Parque Bicentenário, no bairro Vitacura, e o parque La Quinta Normal, no bairro Yungay, onde ficam alguns dos principais museus de Santiago do Chile.

Parque Araucano rosedal Chile
Parque Araucano – Rosedal

 

5 – Tour gratuito pelo bairro de Providência

 

Tour gratuito promovido pela escritório de turismo de Providência, um dos bairros mais conhecidos e bonitos de Santiago do Chile. O percurso feito com um guia credenciado passa pelos principais edifícios, monumentos e pontos de interesse do bairro, para você conhecer um pouco sobre a história e curiosidades dessa região.

O tour gratuito acontece aos domingos e é necessário agendar por telefone (22374 2744 – 22374 2745) ou por email (informacionturistica@providencia.cl). Mais informações aqui.

 

6 – Palácio La Moneda e Centro Cultural La Moneda

 

O Palácio de La Moneda, sede do Governo Chileno, é um dos mais visitados pontos turísticos de Santiago. Porém a maioria das pessoas só admira o Palácio por fora. Mas existe a opção de tour interno e o mais legal e que é de graça! É necessário agendar a visita aqui.

Embaixo do Palácio também está um Centro Cultural que abriga exposições bem interessantes, muitas delas grátis. O Palácio La Moneda fica na estação de metrô linha 1 vermelha – estação La Moneda. Confira a programação aqui

RECEBA DICAS DE VIAGEM
Faça como 3127 Viajantes Inteligentes e assine nossa lista VIP.É de graça!
santiago-chile-palacio-la-moneda
Palácio La Moneda – Santiago do Chile

 

7 – troca da guarda no palácio de la moneda

 

A troca de guarda no Palácio la Moneda é um evento super tradicional que acontece a cada dois dias. São inúmeros guardas vestidos com fardas tradicionais, segurando a bandeira do país e marchando ao som da banda. Um espetáculo que atrai muitos turistas e que vale a pena conferir. Durante a semana ele é realizado pontualmente às 10h e aos finais de semana e feriados às 11h. O evento dura 30 minutos. Veja o vídeo abaixo:

 

8 – Feira Los Dominicos

 

A visita a esta feira chamada de Centro Artesanal Pueblito Los Dominicos é um passeio super agradável para fazer em Santiago do Chile. Além de uma igrejinha histórica na frente, o lugar é uma reprodução de um povoado antigo, que lembra uma vila com casas de barro, todas bem coloridas. As casas são lojas que vendem os mais variados artesanatos do Chile. A feira Los Dominicos fica bem em frente a última estação da linha vermelha do metrô, também chamada Los Dominicos.

+ Confira nosso roteiro na Feira Los Dominicos e nas atrações da região

 

Pueblito Los Dominicos Chile Artesanato
Pueblito Los Dominicos – artesanato e comprinhas

 

9 – Bairro Lastarria

 

Um ótimo passeio econômico e uma opção do que fazer em Santiago do Chile é  visitar o tradicional bairro Lastarria para admirar a arquitetura original nas fachadas antigas e, em especial, andar pela rua Lastarria onde aos sábados acontece uma feirinha de livros e antiguidades. Você pode chegar lá de metrô – linha vermelha, estação Santa Lucia. Confira o post especial sobre nossa visita ao bairro e o roteiro que fizemos nesta região.

+ Roteiro ILoveTrip no bairro Lastarria e região

 

Feira de livros e antiguidades - Lastarria
Feira de livros e antiguidades – Lastarria

 

10 – Mercado Central

 

Confesso que não é o melhor mercadão que já visitei, mas não deixa de ser um passeio sensorial muito bom para experimentar cheiros, sabores e cores  de alimentos comuns no Chile. Os frutos do mar têm destaque no Mercado Central de Santiago do Chile. Inclusive, o prato mais famosos dos restaurantes por lá é um caranguejo gigante chamado de Centolla, encontrado nas águas profundas e frias no sul do  país.

Como tem localização central, o acesso ao mercado é bem simples, podendo ser combinado com outras atrações. Veja o site oficial.

santiago-chile-mercado-central-fachada
Mercado Central em Santiago do Chile

 

11 – Feira Persa Biobio

 

Lembrando um mercado de pulgas a Feira Persa Biobio é enorme e ocupa alguns galpões espalhados por várias quadras. Lá você encontra de tudo um pouco: móveis e antiguidades, objetos de decoração, discos, livros e mais milhares de quinquilharias, novas e usadas. Um passeio curioso e divertido aos finais de semana, principalmente para quem gosta de objetos antigos. A feira fica próxima ao metrô Franklin, na região da rua Biobio.

+ Roteiro na Feira persa Biobio e mais atrações combinadas em Santiago do Chile

E ai gostou das dicas? Veja mais dicas espertas de tudo que já publicamos sobre Santiago e sobre o Chile:

+ Índice ILoveTrip de posts de Santiago 

+ Índice ILoveTrip de posts do Chile

 

Blogagem Coletiva #viajandonacrise

 

    Nós do ILoveTrip, junto com outros blogs de viagem, estamos promovendo uma série de posts com dicas de como economizar na sua viagem. O ILoveTrip falou sobre

dicas econômicas em Santiago do Chile

    . Confira abaixo as dicas dos outros blogs participantes do projeto #viajandonacrise:

 

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.
Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.
MENU MONTE SUA VIAGEMHospedagem Ingresso Seguro Carros Smartphone Passeios
Carla Camila
Carla Camila é formada em Tecnologia da Informação e Marketing e uma das suas maiores paixões é viajar. " Viajar é voltar sempre com uma nova experiência na bagagem e ter a sensação de que a vida vale muito a pena. "